Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20786
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Jessiana Maria de-
dc.date.accessioned2021-08-17T17:33:08Z-
dc.date.available2021-07-21-
dc.date.available2021-08-17T17:33:08Z-
dc.date.issued2021-07-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20786-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the syllabus content of the Accounting Sufficiency Examination applied by the CFC in the various editions from 2016.1 to 2020.2, as a requirement for graduates of the accounting course to be able to perform their duties. As for the methodological approach, this study is characterized as descriptive, using bibliographic research, and the approach to the problem mainly covers the qualitative method. In addition to the reading carried out in the researched bibliography, the study data collection technique was extracted, exclusively, from the Sufficiency Exam statistical reports, available on the CFC portal. The results show that between the Sufficiency Exams applied from 2016 to 2020 exam, the contents that showed the best performance in relation to greater assertiveness were: Accounting Legislation and Ethics, Notions of Law and Applied Legislation and Accounting Expertise. Those with less assertiveness, demonstrating a possible difficulty of Bachelors in Accounting Sciences, were Financial Mathematics and Statistics, General Accounting and Accounting Applied to the Public Sector.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lorena Souza (lorena.dias@estudantes.ufpb.br) on 2021-08-17T17:33:08Z No. of bitstreams: 1 JMA17082021.pdf: 1326405 bytes, checksum: a041a69f1f86ec981b17270fdc8f4328 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-17T17:33:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JMA17082021.pdf: 1326405 bytes, checksum: a041a69f1f86ec981b17270fdc8f4328 (MD5) Previous issue date: 2021-07-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectExame de suficiênciapt_BR
dc.subjectConteúdos programáticospt_BR
dc.titleAnálise histórica dos conteúdos programáticos exigidos no exame de suficiência do CFC: um estudo dos editais das provas entre os anos 2016 a 2020pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Valdineide dos Santos-
dc.description.resumoEsse estudo tem por objetivo analisar os conteúdo programáticos do Exame do Suficiência Contábil aplicado pelo CFC nas diversas edições do 2016.1 a 2020.2, como requisito para que os egressos do curso de Ciências Contábeis sejam capazes de executar suas funções. Quanto à abordagem metodológica esse estudo caracteriza-se como descritivo, utilizando a pesquisa bibliográfica, sendo que a abordagem do problema abrange principalmente o método qualitativo. Além da leitura realizada na bibliografia pesquisada, a técnica de coleta de dados do estudo foram extraídos, exclusivamente, dos relatórios estatísticos do Exame de Suficiência, disponíveis no portal do CFC. Os resultados mostram que, entre os Exames de Suficiência aplicados de 2016 ao exame de 2020, os conteúdos que apresentaram o melhor desempenho com relação a maior assertividade foram: Legislação e Ética Contábil, Noções de Direito e Legislação Aplicada e Perícia Contábil. Os de menor assertividade, demonstrando uma possível dificuldade dos Bacharéis em Ciências Contábeis foram: Matemática Financeira e Estatística, Contabilidade Geral e Contabilidade Aplicada ao Setor Público.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Finanças e Contabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JMA17082021.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.