Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20806
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Luciano Pereira da-
dc.date.accessioned2021-08-17T20:03:36Z-
dc.date.available2021-01-28-
dc.date.available2021-08-17T20:03:36Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20806-
dc.description.abstractThis work has the proposal to introduce graph theory in basic education, a subject of higher education mathematics that we can apply in elementary education in a playful way and, thus, take a contribution to the challenge teachers' diary, which is to motivate students to learn. We take a walk historical in the region where the beginning of graph theory studies is considered, as well as its advances and contributions of scholars over the years. We present the de nition and basic elements necessary for the understanding of the theory of graphs. We show Euler's solution to the most famous problem in the history of graph theory, the problem of the Seven Bridges of Königsberg. We solve others equally interesting problems. And nally, we propose activities that can be applied in basic education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by ANA KARLA PEREIRA RODRIGUES (anakarla@biblioteca.ufpb.br) on 2021-08-09T01:46:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LucianoPereiraDaSilva_Dissert.pdf: 7022295 bytes, checksum: d4ce552a384b38206873a7ad65102386 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-08-17T20:03:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LucianoPereiraDaSilva_Dissert.pdf: 7022295 bytes, checksum: d4ce552a384b38206873a7ad65102386 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-17T20:03:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LucianoPereiraDaSilva_Dissert.pdf: 7022295 bytes, checksum: d4ce552a384b38206873a7ad65102386 (MD5) Previous issue date: 2020-12-17en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPontespt_BR
dc.subjectProblemaspt_BR
dc.subjectGrafospt_BR
dc.subjectBridgespt_BR
dc.subjectProblemspt_BR
dc.subjectGraphspt_BR
dc.titleGrafos na educação básica: do formal ao lúdicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bocker Neto, Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8829898424320537pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9871848937607694pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem a proposta de introduzir a teoria dos grafos na educação básica, um assunto da matemática do ensino superior que podemos aplicar no ensino fundamental de uma forma lúdica e, desta forma, levar uma contribuição para o desafio diário dos professores, que é motivar os alunos ao aprendizado. Fazemos um passeio histórico na região onde se considera o início dos estudos da teoria dos grafos, bem como seus avanços e contribuições de estudiosos ao longo dos anos. Apresentamos a definição e os elementos básicos necessários para o entendimento da teoria dos grafos. Mostramos a solução de Euler para o problema mais famosos da história da teoria dos grafos, o problema das Sete Pontes de Königsberg. Resolvemos outros problemas igualmente interessantes. E finalmente propomos atividades que possam ser aplicadas na educação básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LucianoPereiraDaSilva_Dissert.pdf6,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons