Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20806
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Luciano Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-17T20:03:36Z | - |
dc.date.available | 2021-01-28 | - |
dc.date.available | 2021-08-17T20:03:36Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20806 | - |
dc.description.abstract | This work has the proposal to introduce graph theory in basic education, a subject of higher education mathematics that we can apply in elementary education in a playful way and, thus, take a contribution to the challenge teachers' diary, which is to motivate students to learn. We take a walk historical in the region where the beginning of graph theory studies is considered, as well as its advances and contributions of scholars over the years. We present the de nition and basic elements necessary for the understanding of the theory of graphs. We show Euler's solution to the most famous problem in the history of graph theory, the problem of the Seven Bridges of Königsberg. We solve others equally interesting problems. And nally, we propose activities that can be applied in basic education. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by ANA KARLA PEREIRA RODRIGUES (anakarla@biblioteca.ufpb.br) on 2021-08-09T01:46:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LucianoPereiraDaSilva_Dissert.pdf: 7022295 bytes, checksum: d4ce552a384b38206873a7ad65102386 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-08-17T20:03:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LucianoPereiraDaSilva_Dissert.pdf: 7022295 bytes, checksum: d4ce552a384b38206873a7ad65102386 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-08-17T20:03:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LucianoPereiraDaSilva_Dissert.pdf: 7022295 bytes, checksum: d4ce552a384b38206873a7ad65102386 (MD5) Previous issue date: 2020-12-17 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pontes | pt_BR |
dc.subject | Problemas | pt_BR |
dc.subject | Grafos | pt_BR |
dc.subject | Bridges | pt_BR |
dc.subject | Problems | pt_BR |
dc.subject | Graphs | pt_BR |
dc.title | Grafos na educação básica: do formal ao lúdico | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bocker Neto, Carlos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8829898424320537 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9871848937607694 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem a proposta de introduzir a teoria dos grafos na educação básica, um assunto da matemática do ensino superior que podemos aplicar no ensino fundamental de uma forma lúdica e, desta forma, levar uma contribuição para o desafio diário dos professores, que é motivar os alunos ao aprendizado. Fazemos um passeio histórico na região onde se considera o início dos estudos da teoria dos grafos, bem como seus avanços e contribuições de estudiosos ao longo dos anos. Apresentamos a definição e os elementos básicos necessários para o entendimento da teoria dos grafos. Mostramos a solução de Euler para o problema mais famosos da história da teoria dos grafos, o problema das Sete Pontes de Königsberg. Resolvemos outros problemas igualmente interessantes. E finalmente propomos atividades que possam ser aplicadas na educação básica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Mestrado Profissional em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LucianoPereiraDaSilva_Dissert.pdf | 6,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons