Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20810
Tipo: | TCC |
Título: | DISCURSO DE AFRODITE EM HIPÓLITO, DE EURÍPIDES, E A PRÁTICA DA IMPIEDADE COMO A RAIZ DE TODOS OS MALES |
Autor(es): | MEDEIROS, HAMILTON SÉRGIO NERY DE |
Primeiro Orientador: | Albertim, Alcione Lucena de |
Resumo: | O presente trabalho propõe uma análise do discurso de Afrodite presente na obra Hipólito, de Eurípides, bem como da prática da impiedade cometida pelo jovem Hipólito. Sob uma forte influência da filosofia Sofística, Eurípides, tragediógrafo grego do séc. V a. C., inseriu na fala de suas personagens questionamentos acerca da religião, dos direitos dos cidadãos e do próprio elo que ainda prevalecia entre os setores público e privado. Utilizando-se dos mitos, Eurípides deu-lhes uma nova roupagem para poder expressar seus reais desejos, sua própria forma de enxergar as coisas sagradas e, em Hipólito, não podia ser diferente. O autor inicia a obra com um grande discurso, carregado de um forte teor religioso e político estritamente ligados à piedade, através de ninguém menos que a grande deusa do amor, Afrodite, colocada como uma das personagens principais da peça. O discurso da deusa é direcionado para a prática da impiedade praticada pelo jovem Hipólito, e é sobre esta prática colocada por Eurípides como peça chave em sua obra que iremos nos debruçar. |
Abstract: | This work proposes an analysis of the discourse of Aphrodite present in Hippolytus, greek tragedy by Euripides, as well as the practice of impiety by the young Hippolytus. Under a strong influence of Sophistic philosophy, Euripides, Greek tragediographer of the century V a. C., he put in his characters 'questions questions about religion, citizens' rights and the link that still prevailed between the public and private sectors. Using myths, Euripides gave them a new guise to express their real desires for political changes, their own way of seeing sacred things and, in Hippolytus, it couldn't be different. The author begins the play with a great discourse, charged with a strong religious and political content strictly linked to piety, through of none other than the great goddess of love, Aphrodite, who emerges as one of the main characters of the play. The discourse of the goddess is directed towards the practice of impiety practiced by the young Hippolytus, and it is about this practice that Euripides placed as a key element in his play that particular attention will be given. |
Palavras-chave: | Hipólito. Eurípides. Discurso. Afrodite. Impiedade. |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS CLASSICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20810 |
Data do documento: | 27-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras Clássicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Hamilton Sérgio Nery de Medeiros - Versão final.pdf | 872,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons