Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20817
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLinhares, Monara de Medeiros-
dc.date.accessioned2021-08-18T20:44:17Z-
dc.date.available2021-07-21-
dc.date.available2021-08-18T20:44:17Z-
dc.date.issued2021-07-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20817-
dc.description.abstractThis monography studies the relation between the market value, tax aggressiveness and the organizational life cycle stages, aiming to contribute with the debates about the scope at tax accounting, starting from the argument that the market value of the company is affected by the level of tax aggressiveness when analyzed through the optic of the organizational life cycle stages. It is an explanatory research, with a quantitative nature. The sample was composed by 189 Brazilian firms listed on the official stock exchange of Brazil (B3) during the period from 2011 to 2020, with collected data from the Economatica database. The chosen econometric strategy was the quantile regression, in which were estimated the regression models with panel data. The main results suggest an influence from the tax aggressiveness on the market value, when intermediated by the organizational life cycle stages in the open capital Brazilian companies. With this, contributes to the debates about the behavior of ETR in the empirical literature of the field of studies.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lorena Souza (lorena.dias@estudantes.ufpb.br) on 2021-08-18T20:44:17Z No. of bitstreams: 1 MML18082021.pdf: 1142620 bytes, checksum: e1e95f7b0b75ddb79359f0b2ecc77b3e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-18T20:44:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MML18082021.pdf: 1142620 bytes, checksum: e1e95f7b0b75ddb79359f0b2ecc77b3e (MD5) Previous issue date: 2021-07-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectValor de mercadopt_BR
dc.subjectAgressividade tributáriapt_BR
dc.subjectCiclo de vida organizacionalpt_BR
dc.titleValor de mercado, agressividade tributária e ciclo de vida: uma análise das empresas de capital aberto inseridas na B3pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1França, Robério Dantas de-
dc.description.resumoEsta monografia traz um estudo sobre a relação entre valor de mercado, agressividade tributária e os estágios do ciclo de vida organizacional, visando contribuir para os debates no âmbito da contabilidade tributária, partindo da argumentação de que o valor de mercado da empresa é afetado pelo nível da agressividade tributária quando analisado sob a ótica dos estágios do ciclo de vida organizacional. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa, cuja amostra foi composta de 189 firmas brasileiras listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3), no período de 2011 a 2020, com dados coletados a partir da base de dados do Economática. A estratégia econométrica escolhida foi a regressão quantílica, na qual foram estimados modelos de regressão com dados em painel. Os principais resultados indicaram que a agressividade tributária, quando intermediada pelos estágios do ciclo de vida organizacional, influencia o valor de mercado das empresas brasileiras de capital aberto. Isso contribui para o debate acerca do comportamento da ETR na literatura empírica da área de estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Finanças e Contabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MML18082021.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.