Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20826
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Andria Vanessa Lina-
dc.date.accessioned2021-08-20T16:43:29Z-
dc.date.available2020-12-18-
dc.date.available2021-08-20T16:43:29Z-
dc.date.issued2020-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20826-
dc.description.abstractThe present study aimed to identify the conditions of access and permanence of the Youth and Adult Education subjects in the public school’s High School in the county of Igaracy - PB, based on the assumption that the realization of the human and social right to quality education takes place through these processes in schooling. In order to achieve this general objective, a discussion was started on Youth and Adult Education as a human and social right, reflecting on the conditions of access and permanence of the students of Youth and Adult Education in High School at the public school in the county of Igaracy - PB in the schooling process. Then, Human Rights Education was presented as an instrument for social transformation in the education of Youth and Adults. The research has a qualitative approach, supported by the life history method and the bibliographic, documentary and field research. The tools for the data generation were the semi-structured interview and the questionnaire with the (05) students who are between (25) and (55) years old, graduates of the Youth and Adult Education at Joselita Brasileiro Integral Citizen School located in the county of Igaracy - PB. The data was analyzed in the light of the set of techniques called content analysis. The results show that the conditions of access to education are mostly linked to economic and subsistence issues, that the main reasons for dropping out of school are related to work and pregnancy, and that among the difficulties reported by the interviewees about staying, are: time to study, shift, schedule, distance, fear on the way back home, as well as tiredness due to work.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Anna Regina Ribeiro (anna@biblioteca.ufpb.br) on 2021-08-10T16:55:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AndriaVanessaLinaMartins_Dissert.pdf: 869747 bytes, checksum: e82d7a5563bc3abca55aff0d6f97e9ac (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-08-20T16:43:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AndriaVanessaLinaMartins_Dissert.pdf: 869747 bytes, checksum: e82d7a5563bc3abca55aff0d6f97e9ac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-20T16:43:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AndriaVanessaLinaMartins_Dissert.pdf: 869747 bytes, checksum: e82d7a5563bc3abca55aff0d6f97e9ac (MD5) Previous issue date: 2020-09-30en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectHuman rightspt_BR
dc.subjectRight to educationpt_BR
dc.titleOs direitos humanos na educação dos jovens e adultos como fundamento da cidadaniapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Calaça, Suelídia Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9270682218307104pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8296862972354939pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetivou identificar quais as condições de acesso e permanência dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio da escola pública do município de Igaracy – PB, partindo do pressuposto de que a efetivação do direito humano e social a uma educação de qualidade decorre através destes processos na escolarização. Para alcançar este objetivo geral, partiu-se de uma discussão sobre a Educação de Jovens e Adultos como um direito humano e social, refletindo sobre as condições de acesso e permanência dos discentes da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio da escola pública do município de Igaracy-PB no processo de escolarização. Em seguida, apresentou-se a Educação em Direitos Humanos como instrumento para a transformação social na educação de Jovens e Adultos. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, amparada no método história de vida, na pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os instrumentos para a geração dos dados foram a entrevista semiestruturada e o questionário com o (05) alunos que possuam idade entre (25) e (55) anos, egressos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos na Escola Cidadã Integral Joselita Brasileiro localizada no munícipio de Igaracy-PB. Os dados foram analisados a luz do conjunto de técnicas denominadas de análise de conteúdo. Os resultados apontam que as condições de acesso à educação estão majoritariamente ligadas as questões econômicas e de subsistência, que os principais motivos da evasão na escola estão relacionados ao trabalho e a gravidez, e que entre as dificuldades relatadas pelos entrevistados sobre a permanência, estão: tempo para estudar, turno, horário, distância, medo no percurso de retorno para casa, como também o cansaço em função do trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCidadania e Direitos Humanospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AndriaVanessaLinaMartins_Dissert.pdf849,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons