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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20895
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Rosângela Targino-
dc.date.accessioned2021-08-24T23:27:46Z-
dc.date.available2021-08-24-
dc.date.available2021-08-24T23:27:46Z-
dc.date.issued2019-10-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20895-
dc.description.abstractThis study presents the relevance of Environmental Education (EE) in the school context seeking improvements in this sense for the context in which we live, whether local or in the world. At school, learning about this topic establishes connections and information from the experiences of students and teachers, offering alternatives that encourage students to build responsibilities, recognizing themselves as an integral part of the environment. The study aims to understand the process of insertion of environmental education in schools, which methodologies used for its approach and diagnosis of the perceptions of teachers and students to understand how this knowledge is built in school spaces. The research was developed in the schools EEEM Antônia Rangel de Farias and EEEM Centro Profissionalizante Deputado Antônio Cabral, located in João Pessoa - PB, with students from the 1st, 2st and 3st series of secondary education, as well as teachers who make up the staff of these schools. The content analyses were developed in a qualitative way, with data collected through questionnaires and it was obtained as results evident similarities in the description of the concepts elaborated both in the students' sentences of both schools, and in the teachers' sentences that were analyzed and compared and categorized, according to the authors who support this study. It is concluded that the AE has been worked on in school spaces, but the discussion does not have a principle of reflective training, it is a theme approached superficially and often discussed and remembered on commemorative dates causing there is no significant learning about the theme.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2021-08-24T23:27:46Z No. of bitstreams: 1 RTP24082021.pdf: 1472014 bytes, checksum: ce1994093eba935a1eccb7344d945452 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-24T23:27:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RTP24082021.pdf: 1472014 bytes, checksum: ce1994093eba935a1eccb7344d945452 (MD5) Previous issue date: 2019-10-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação ambiental no contexto escolarpt_BR
dc.subjectConservação e proteção ambientalpt_BR
dc.subjectMeio ambiente e sociedadept_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem em meio ambientept_BR
dc.titleEducação ambientaL: percepção dos professores e estudantes em duas escolas estaduais de João Pessoa-Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Camarotti , Maria de Fátima-
dc.description.resumoO presente trabalho busca apresentar a relevância da Educação Ambiental (EA) no contexto escolar buscando melhorias nesse sentido para o contexto em que se vive, seja local ou no mundo. Na escola o aprendizado acerca dessa temática estabelece conexões e informações a partir das vivências de alunos e professores, oferecendo alternativas que estimulem os alunos a construírem responsabilidades, reconhecendo-se como parte integrante do meio ambiente. O estudo tem por objetivo compreender o processo de inserção da educação ambiental nas escolas, quais as metodologias utilizadas para sua abordagem e diagnose das percepções de professores e estudantes para entender como este conhecimento é construído nos espaços escolares. A pesquisa foi desenvolvida nas escolas EEEM Antônia Rangel de Farias (n= 15 professores e n= 48 estudantes) e EEEM Centro Profissionalizante Deputado Antônio Cabral (n= 15 professores e n= 52 estudantes), localizadas em João Pessoa - PB, com estudantes das 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio, assim como professores que compõem o quadro de funcionários dessas escolas. A pesquisa ocorreu de maio à setembro de 2019 e teve uma abordagem qualitativa e os dados coletados através de questionários. As respostas dos questionários foram interpretadas pela análise de conteúdo, obtendo-se como resultados semelhanças evidentes na descrição dos conceitos elaborados tanto nas frases dos estudantes de ambas as escolas, quanto nas frases dos professores, segundo os autores que embasam este estudo. As percepções dos estudantes sobre o que entendiam de Educação Ambiental (EA) foram agrupadas nas correntes Conservacionista/ Recursista tendo como frase descrita pelos estudantes “ Conscientizar as pessoas a não poluir o mundo. Educar a preservar a natureza”. Em relação a corrente naturalista uma estudante respondeu “ Educar as pessoas sobre o ambiente onde elas vivem (natureza) ”. Os professores percebem a EA como “ Processo de estudo acerca do meio ambiente e a função dos indivíduos para com ele”. Para outro professor a EA “ Está relacionada sobre a importância de proteger a vida, fauna e flora e tudo que compõe a natureza”. Conclui-se que a EA tem sido trabalhada nos espaços escolares, porém a discussão não tem um princípio de formação reflexiva, é uma temática abordada de forma superficial e muitas vezes discutida e lembrada em datas comemorativas fazendo com que não haja uma aprendizagem significativa acerca da temática. Palavras-chave: Aprendizagem. Escola. Compreept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL:EDUCAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

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