Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20913
Tipo: Dissertação
Título: Barcos possíveis: a travessia das imagens
Autor(es): Andrade, Luana Maria Pereira Gonçalves de
Primeiro Orientador: Nunes, Luciana Borre
Resumo: Certo dia, caminhando pelo centro da cidade do Recife, recebi uma propaganda de empréstimo consignado de um pequeno banco. Sem qualquer intenção que não fosse jogar fora aquele papel, comecei a dobrá-lo fazendo um barco. Um barquinho de papel, única dobradura que aprendi na infância. Dias depois encontrei o barco na bolsa e percebi que ele tinha um nome em seu casco, “consignado”. Deste acaso surge, em 2018, a série Barcos Possíveis, uma extensa frota de barquinhos de papel feitos com panfletos recolhidos especificamente na Av. Conde da Boa Vista, famosa via comercial e empresarial da cidade. Inaugura-se um percurso investigativo, uma poética dos Barcos, que propõe – aquilo que é propósito de todo barco – travessias. Partindo das imagens – representativas, imperativas e pedagogizantes – que compõem a visualidade urbana a partir de um regime de impregnação, os Barcos atuam como artefatos de deslocamento do olhar para a superfície da cidade, constituindo uma espécie de arquivo e possibilitando assim momentos passíveis de aprendizagem. Mas as travessias, na poética dos Barcos, buscam acessar, para além das margens da possibilidade e da impossibilidade, uma Terceira Margem – como propõe Guimarães Rosa – ou uma heterotopia – como nomeado por Foucault. A dobra do papel é, dessa forma, metáfora para a dobra da própria realidade e tudo o que nela nos é dado como possível. As reverberações dos Barcos e das dobras levaram a desdobramentos que são acolhidos no processo de criação, entendidos como uma chance de fazer emergir questões que aguardavam as condições climáticas ideais. É o caso da performance Oficina Rápida e Gratuita de Como Fazer? Barcos de Papel, desenvolvida em 2019, buscando sentidos expandidos para a educação através de uma Pedagogia da Deriva, expondo assim questões inerentes aos projetos pedagógicos da arte participativa. Este texto funciona como um relato e construção de travessias que resultam de uma investigação a/r/tográfica, fazendo ressoar na escrita aspectos constitutivos da obra.
Abstract: One day, walking by the center of the city Recife, I received a payroll loan advertisement from a small bank. Without any intention that wasn't to throw away that paper, I started to fold it into a boat. A little paper boat, the only folding I learned in my childhood. Days later, I found the boat in my bag and realized it had a name in its hull, "consigned". From this chance, in 2018, the series Barcos Possíveis 1 starts, an extensive fleet of little paper boats with pamphlets collected specifically at Conde da Boa Vista Avenue, famous commercial and business route in the city. An investigative path is inaugurated, the Boats poetics, that proposes - the purpose of every boat - crossings. Starting from the images - representative, imperative and pedagogical - that compose the urban visuality from a permeation regime, the Boats act like gaze displacement artifacts towards the surface of the city, constituting some kind of archive and thus enabling passive moments of learning. But the crossings, in the Boats poetics, seek to access, beyond the margins of possibility and impossibility, a Third Margin – as Guimarães Rosa proposes – or a heterotopia - as appointed by Foucault. The paper folding is, in this way, a metaphor for the folding of reality itself and everything in it that is given to us as possible. The reverberations of the Boats and the foldings led to developments that are welcomed in the creation process, understood as a chance to raise issues that awaited the ideal climate conditions. That is the case with the performance Oficina Rápida e Gratuita de Como Fazer? Barcos de Papel 2 , developed in 2019, seeking expanded meanings for education through a Pedagogy of Drift, thus exposing issues inherent to the pedagogical projects of participatory art. This text works as a narrative and construction of crossings that result from an a/r/tograpic investigation, making constitutive aspects of the work resound in the writing.
Palavras-chave: Processos de criação
Arte contemporânea
Terceira margem
Pedagogias da deriva
Creation processes
Contemporary art
Third margin
Pedagogy of drift
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Visuais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20913
Data do documento: 26-Fev-2021
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuanaMariaPereiraGonçalvesDeAndrade_Dissert.pdf175,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons