Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20923
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBispo, Isabelly Araújo Martins-
dc.date.accessioned2021-08-30T18:08:13Z-
dc.date.available2021-03-25-
dc.date.available2021-08-30T18:08:13Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20923-
dc.description.abstractNo abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lorena Souza (lorena.dias@estudantes.ufpb.br) on 2021-08-30T18:08:13Z No. of bitstreams: 1 IAMB30082021.pdf: 690753 bytes, checksum: 6fe7d9a677d961867f392ad57c7931d6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-30T18:08:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IAMB30082021.pdf: 690753 bytes, checksum: 6fe7d9a677d961867f392ad57c7931d6 (MD5) Previous issue date: 2021-03-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPequena empresapt_BR
dc.subjectGestão da qualidadept_BR
dc.subjectFerramentas da qualidadept_BR
dc.title"Temos problemas, mas como começar a resolvê-los?": a aplicação das ferramentas da qualidade em uma padaria e conveniênciapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Firmino, Thaís Teles-
dc.description.resumoEste caso para ensino visa contextualizar a gestão da qualidade em um negócio de pequeno porte. Nele, apresenta-se a história de Ricardo, um sujeito que teve uma breve experiência na área de gestão e que, após muitos anos trabalhando em uma empresa privada, conseguiu, juntamente com sua esposa, Leia, viabilizar o seu próprio negócio: Pão Delícia Padaria e Conveniência. A história apresentada demonstra que boa vontade e espírito empreendedor não são suficientes para se manter uma empresa: é preciso planejar. A ausência de formação técnica na área de gestão os levou a utilizar processos de trabalho improdutivos e ferramentas de controle limitadas. Com a expansão da empresa, Ricardo se sente perdido para gerir o seu empreendimento. Como agravante, a pandemia do novo coronavírus criou a necessidade de se adaptar às medidas de distanciamento e às novas demandas dos clientes. Ricardo, com o intuito de agradar a todos, acabou tomando decisões equivocadas. Para retomar a rédeas do negócio, eles vão contar com a ajuda de André, um jovem estudante do curso de administração que se propôs a buscar soluções a partir dos aprendizados da graduação. Cientes de que precisam mudar, Ricardo e Leia estão dispostos a aprender e abertos às sugestões de André. Nesse contexto, compreende-se que o caso está apto a ser aplicado nos cursos de graduação em Administração, com ênfase na Gestão da Qualidade e Organização e Métodos. Também pode ser útil a discentes de disciplinas associadas ao desenvolvimento gerencial e laboratório de práticas. As questões apresentadas visam estimular a capacidade de diagnosticar problemas, possibilitar a aplicação prática das ferramentas da qualidade, estimular o caráter criativo e inovador para a resolução de problemas e proporcionar reflexões e discussões acerca dos dilemas e dificuldades associadas à gestão, bem como as implicações das tomadas de decisões.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IAMB30082021.pdf674,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.