Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20953
Tipo: TCC
Título: Abordagem da temática "plantas medicinais" durante o curso de Ciências Biológicas e sua influência na formação do professor pesquisador
Autor(es): Lucena, Caio Cézar Oliveira de
Primeiro Orientador: Pereira, Marsilvio Gonçalves
Resumo: Há muitos séculos o homem possui um relacionamento com o meio que está inserido, principalmente o meio natural, utilizando-o como fonte de matéria-prima para diversos fins, entre eles a saúde e o bem-estar. As plantas medicinais frequentemente aparecem no contexto social como uma das mais recomentadas alternativas na terapia e prevenção contra diversos tipos de doenças. Frente a isso, torna-se necessário investigar a importância da discussão sobre essa temática no ambiente de formação profissional, como o curso de graduação de Ciências Biológicas e a inclusão deste tema no currículo do ensino superior. Para isso, um grupo de estudantes do referido curso da Universidade Federal da Paraíba foi investigado por meio da aplicação de um questionário a fim de levantar conhecimento sobre a experiencia pessoal dos indivíduos, o quanto que as plantas medicinais estão envolvidos no seu contexto social e acadêmico, direcionando o debate para a influência desse conteúdo na formação do profissional da área de ciências, uma vez que essa área e a principal responsável por formar pessoas capazes de influenciar social e politicamente o meio que se encontra. Ao analisar as respostas obtidas, foi observado que a maioria dos entrevistados já tiveram contato e/ou fizeram uso para alguma finalidade, como o tratamento ou a prevenção de doenças, muitas vezes por influência do conhecimento tradicional transmitido por algum familiar ou pessoa próxima. Grande parte dos entrevistados consideraram que estre conhecimento popular tem importante influência na formação profissional. Assim, foi também investigado como o curso de Ciências Biológicas lida com o conhecimento tradicional e o científico na construção dos saberes sobre as plantas medicinais. Aproximadamente 77% dos participantes da pesquisa afirmara que não cursaram nenhuma disciplina que abordasse o conteúdo apresentado, deixando falho a formação do biólogo para dialogar sobre as plantas medicinais. Isso foi confirmado por 63% dos entrevistados se considerarem despreparados para lidar com como o tema. Desta forma, identificou-se a deficiência do projeto político-pedagógico e curricular do curso de Ciências Biológicas da UFPB, abrindo espaço para novos debates para a reformulação e inclusão de novos temas a serem discutidos durante o curso, uma vez que a amplitude da área de atuação do biólogo exige diferentes adequações para um exercício profissional de qualidade.
Abstract: For many centuries, man has had a relationship with the environment, especially the natural environment, using it as a source of raw material for various purposes, including health and well-being. Medicinal plants often appear in the social context as one of the most recommended alternatives in therapy and prevention against various types of diseases. In view of this, it becomes necessary to investigate the importance of discussing this topic in the professional training environment, such as the undergraduate course in Biological Sciences and the inclusion of this topic in the higher education curriculum. To this end, a group of students from that course at the Federal University of Paraíba was investigated by applying a questionnaire in order to raise knowledge about the personal experience of individuals, how much medicinal plants are involved in their social and academic context , directing the debate to the influence of this content in the training of professionals in the science area, since this area is the main responsible for training people capable of influencing socially and politically the environment. When analyzing the responses obtained, it was observed that most of the interviewees have already had contact and / or used it for some purpose, such as the treatment or prevention of diseases, often due to the influence of traditional knowledge transmitted by a family member or close person. Most respondents considered that this popular knowledge has an important influence on professional training. Thus, it was also investigated how the Biological Sciences course deals with traditional and scientific knowledge in the construction of knowledge about medicinal plants. Approximately 77% of the survey participants stated that they had not taken any discipline that addressed the content presented, leaving the biologist's training to talk about medicinal plants flawed. This was confirmed by 63% of respondents if they consider themselves unprepared to deal with the issue. In this way, the deficiency of the political-pedagogical and curricular project of the Biological Sciences course at UFPB was identified, opening space for new debates for the reformulation and inclusion of new themes to be discussed during the course, since the breadth of the area performance of the biologist requires different adaptations for a quality professional exercise.
Palavras-chave: Plantas medicinais
Ciências biológicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20953
Data do documento: 17-Abr-2020
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CCOL06092021.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.