Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Jailma Gomes de.-
dc.date.accessioned2012-08-14T16:41:03Z-
dc.date.available2012-08-14T16:41:03Z-
dc.date.issued2012-08-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20-
dc.description.abstractThis research presents a qualitative study developed in two public schools Normal School Teacher Francelino Neves de Alencar and the School of Elementary and Secondary Education Adalgisa Teódulo da Fonseca, the city of Itaporanga in Paraiba. The objective of this study was to analyze how students of final year high school solve mathematical situations involving the concepts of the four basic operations. To enrich this search and learn more about the subject, we analyzed the PCN, OCEM, LDB and national assessment programs, IDEB, Eném, INAF, as well as some theoretical ideas. We apply a semi-structured questionnaire as a tool for collecting and analyzing data. Detected with it the difficulties presented by the students and the level of learning is that each one, checking the existence of functional illiteracy in mathematics. We recognize that it takes more thought about what is being transmitted to students in mathematics classes, what they are able to understand and use practices in their school and their daily lives, that the basic contents are of significant importance for the construction of new knowledge. Therefore, they should be investigated and dealt with the proposed activities in the classroom so that students can use to build their learning consciously, realizing its importance, in order to outline their goals for the future, because they can interfere with reality to transform it.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosilene Machado (dspace-adm@dci.ccsa.ufpb.br) on 2012-08-14T16:41:03Z No. of bitstreams: 1 JGS14082012.pdf: 1184449 bytes, checksum: 7a6745b8f9f9a388760a377cbe8a3d74 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2012-08-14T16:41:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JGS14082012.pdf: 1184449 bytes, checksum: 7a6745b8f9f9a388760a377cbe8a3d74 (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesItaporanga, PB, 2011.-
dc.subjectEnsino e aprendizagem da matemáticapt_BR
dc.subjectAnalfabetismo Funcional em Matemáticapt_BR
dc.subjectResolução de problemas matemáticos-
dc.subjectFunctional literacy in mathematics-
dc.subjectTeaching and learning mathematics-
dc.subjectMathematical problem solving-
dc.titleAnalfabetismo funcional em matemática no ensino médio: o caso do município de Itaporangapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Severina Andréa Dantas de.-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida na Escola Normal Estadual Professor Francelino de Alencar Neves e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Adalgisa Teódulo da Fonseca, no município de Itaporanga, PB. O objetivo deste trabalho foi analisar como os alunos dos anos finais do Ensino Médio resolvem situações matemáticas envolvendo os conceitos das quatro operações básicas. Para enriquecer esta pesquisa e conhecer mais sobre o tema, analisamos os PCN, OCEM, LDB e os programas nacionais de avaliação, IDEB, ENEM, INAF, como também as ideias de alguns teóricos. Aplicamos um questionário semiestruturado, como instrumento para coleta e análise dos dados. Detectamos com ele as dificuldades apresentadas pelos alunos e o nível de aprendizagem em que cada um se encontra, verificando a existência do analfabetismo funcional em Matemática. Reconhecemos que é preciso uma reflexão maior sobre o que está sendo transmitido aos alunos nas aulas de matemática, o que eles estão conseguindo compreender e utilizar nas suas práticas escolares e no seu cotidiano; que os conteúdos básicos têm uma importância significativa para a construção de novos saberes. Por isso, devem ser investigados e trabalhados atividades propostas em sala de aula, para que os alunos consigam construir seu aprendizado de maneira consciente, percebendo sua importância, para poderem traçar suas metas para o futuro, pois são capazes de interferir na realidade para transformá-la.-
dc.publisher.departmentMatemática-
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JGS14082012.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.