Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21002
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Natália Helena Nery e-
dc.date.accessioned2021-09-14T20:16:07Z-
dc.date.available2021-04-21-
dc.date.available2021-09-14T20:16:07Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21002-
dc.description.abstractIn the last few years, we have seen an increase in the number of bilingual schools in Brazil, mainly elite bilingual schools, and currently also public schools have been offering Bilingual Education. In this context, we visited a public elementary school with bilingual education in the early years to understand the concept of bilingualism practiced at school by its teachers and agents involved in bilingual education. For that, we went through the main theories on Language Acquisition (SKINNER, 1957, NOAM CHOMSKY, 1957, 1965; VYGOTSKY, 1998, 2002), we reflected on Second Language Acquisition (KRASHEN, 1981) (ASL), Bilingualism (BLOOMFIELD, 1935 apud HAMERS AND BLANC, 2000, GROSJEAN, 1997, MACNAMARA, 1967 APUD HAMERS AND BLANC, 2000, BAKER AND PRYS JONES, 1998), and Bilingual Education (MEGALE, 2009, GARCIA, 2009, HAMERS AND BLANC, 2002). With this theoretical basis, we move on to the presentation of the school that is the location of the research, a school in a non-privileged context of the state school system in the city of João Pessoa, capital of Paraíba, Northeast Brazil. To verify the functioning of bilingual education in the early years of elementary education in this school, we analyzed its political-pedagogical project and applied a structured questionnaire divided into two sections, with the teachers and representatives of the management and pedagogical team, 6 respondents in total We realize that, the school seeks to apply the concept of Bilingual Education studied and with the due adjustments, it will be possible to provide this type of bilingual education, what may become a way to reduce the social inequality experienced in our country.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2021-09-09T13:57:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NatáliaHelenaNeryeSilva_Dissert.pdf: 2417064 bytes, checksum: 795b37528e0d086cda3421cae5af1c2e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-09-14T20:16:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NatáliaHelenaNeryeSilva_Dissert.pdf: 2417064 bytes, checksum: 795b37528e0d086cda3421cae5af1c2e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-14T20:16:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NatáliaHelenaNeryeSilva_Dissert.pdf: 2417064 bytes, checksum: 795b37528e0d086cda3421cae5af1c2e (MD5) Previous issue date: 2021-02-25en
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguística e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino bilínguept_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectAquisição de inglês como L2pt_BR
dc.subjectLinguistics and teachingpt_BR
dc.subjectBilingual teachingpt_BR
dc.subjectBilingualismpt_BR
dc.subjectAcquisition of english as L2pt_BR
dc.titleEnsino bilíngue em uma escola pública em João Pessoapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8916191109480157pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4533042357478461pt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos temos visto um crescimento do número de escolas intituladas bilíngues no Brasil, principalmente escolas bilíngues de elite, e atualmente também escolas públicas tem ofertado o Ensino Bilíngue. Nesse contexto, visitamos uma escola pública de ensino fundamental com ensino bilíngue nos anos iniciais para entender a concepção de Bilinguismo praticada na escola por seus professores e agentes envolvidos na educação bilíngue. Para tanto, percorremos as principais teorias sobre Aquisição da Linguagem (SKINNER, 1957, NOAM CHOMSKY, 1957, 1965; VYGOTSKY, 1998, 2002), refletimos sobre Aquisição de Segunda Língua (KRASHEN, 1981) (ASL), Bilinguismo (BLOOMFIELD, 1935 apud HAMERS E BLANC, 2000, GROSJEAN, 1997, MACNAMARA, 1967 APUD HAMERS E BLANC, 2000, BAKER E PRYS JONES, 1998), e Educação Bilíngue (MEGALE, 2009, GARCIA, 2009, HAMERS E BLANC, 2002). Com esta base teórica, passamos para apresentação da escola lócus da pesquisa, uma escola em contexto não-privilegiado da rede estadual de ensino na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, Nordeste do Brasil. Para verificar o funcionamento do ensino bilíngue nos anos iniciais da educação fundamental nesta escola, analisamos seu projeto político-pedagógico e aplicamos questionário estruturado dividido em duas seções, com os professores e representantes da equipe gestora e pedagógica, somando 6 respondentes ao todo. Percebemos que, a escola procura aplicar a concepção de Educação Bilíngue estudada e com as devidas adequações, será possível o fornecimento deste tipo de ensino bilíngue, o que poderá ser uma forma de diminuir a desigualdade social vivenciada em nosso país.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NatáliaHelenaNeryeSilva_Dissert.pdf2,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons