Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21008
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGerônimo, Valéria Vicente-
dc.date.accessioned2021-09-15T13:33:44Z-
dc.date.available2020-11-24-
dc.date.available2021-09-15T13:33:44Z-
dc.date.issued2020-08-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21008-
dc.description.abstractThis paper analyzes the tale Ana Davenga, by Conceição Evaristo, which is based on the theoretical postulates of Discursive Semiotics. It tells the storyof a black woman: when she dispairs, she uses her memories to understand the disappearance of her man, Davenga. The objective is to verify how the image of the characters is built from the relationship they establish with each other, and to observe Davenga's representation in the slum; it is also show the vision and the passionate relationship of this character with all the characters present in the story and to understand the role of the enunciator in the construction of the plot and the images of the characters manipulated by him. For achieving the objectives, the plot it’s going to be analyzed first, and then the characters at the narrative and discursive levels will be explained, based on the theoretical and methodological contributions of Discursive Semiotics and Sociosemiotics. When one analyze the plot and characters in the story, it is understandable that the strategies of the enunciator, which are revealed in this research, are responsible for the effects of meaning. These effects are identified in the actancial, passional, interactional and thematic-figurative paths and they allow the variety of reading plans. Indeed, it is concluded that the Discursive Semiotics method contributes to studying the works of Afro-Brazilian literature, and since Evaristo is a writer who seeks the emancipation of black people through her writing, Ana Davenga is a story that resists so many injustices with its denunciation-voice.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Lima (sara.oliveira2@academico.ufpb.br) on 2021-09-10T17:18:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ValériaVicenteGerônimo_Dissert.pdf: 94887878 bytes, checksum: eadd0516ca63927bc030a9c6c2cb4053 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-09-15T13:33:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ValériaVicenteGerônimo_Dissert.pdf: 94887878 bytes, checksum: eadd0516ca63927bc030a9c6c2cb4053 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-15T13:33:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ValériaVicenteGerônimo_Dissert.pdf: 94887878 bytes, checksum: eadd0516ca63927bc030a9c6c2cb4053 (MD5) Previous issue date: 2020-08-21en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSemiótica discursivapt_BR
dc.subjectConto Ana Davengapt_BR
dc.subjectEnredopt_BR
dc.subjectNarradorpt_BR
dc.subjectPersonagempt_BR
dc.subjectDiscursive semioticspt_BR
dc.subjectTalept_BR
dc.subjectAna Davengapt_BR
dc.subjectPlotpt_BR
dc.subjectEnunciatorpt_BR
dc.subjectCharacterpt_BR
dc.titleA construção da imagem das personagens por meio de suas interações: uma leitura do conto Ana Davenga numa perspectiva semióticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fulaneti, Oriana de Nadai-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8254486029233226pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8000123202933498pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa o conto Ana Davenga, de Conceição Evaristo, tendo como base os postulados teóricos da Semiótica Discursiva. Esse conto relata a história de uma mulher negra que, ao entrar em desespero, recorre às lembranças para compreender o sumiço de seu homem, Davenga. Objetiva-se verificar como se constrói a imagem das personagens a partir da relação que elas estabelecem entre si; observar a representação de Davenga na favela; mostrar a visão e a relação passional dessa personagem com todas as personagens presentes no conto; e compreender o papel do enunciador na construção do enredo e das imagens das personagens manipuladas por ele. Para alcançar os objetivos, analisa-se primeiramente o enredo, e em seguida as personagens nos níveis narrativo e discursivo baseados nos aportes teórico-metodológicos da Semiótica Discursiva e da Sociossemiótica. Ao analisar o enredo e as personagens do conto, compreende-se que as estratégias do enunciador reveladas nesta pesquisa são responsáveis pelos efeitos de sentido identificados nos percursos actanciais, passionais, interacionais e temático-figurativos e permitem a variedade de planos de leitura. Com efeito, concluí-se que o método da Semiótica Discursiva contribui ao estudo das obras da literatura afro-brasileira, e sendo Evaristo, uma escritora que busca a emancipação do negro através de sua escrevivência, Ana Davenga é um conto que resiste a tantas injustiças com sua voz-denúncia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLinguísticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ValériaVicenteGerônimo_Dissert.pdf92,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons