Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21015
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHermenegildo Júnior, Gabriela-
dc.date.accessioned2021-09-15T13:58:55Z-
dc.date.available2021-05-06-
dc.date.available2021-09-15T13:58:55Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21015-
dc.description.abstractThis dissertation consists of a research on two Brazilian printmakers during the 1940s and 1950s, who published their prints in the communist press linked to the Brazilian Communist Party: Renina Katz and Virgínia Artigas. Through an historical, social and gender lense, the engravings of the artists published in the Brazilian communist periodicals Voz Operária, Imprensa Popular, Momento Feminino and Revista Fundamentos will be analyzed. The central objective is to discuss the places of these women artists in the Brazilian communist press that illustrated themes considered social and revolutionary. The research analyzes the visual productions published by the periodicals, understanding the role of these female artists at the time they were published in the press and also in contemporary art history. The main authors used for this research were Dênis de Moraes (1994), Aracy Amaral (1987), Walter Benjamin (2012), Griselda Pollock (1988), Linda Nochlin (1988), Madalena Zaccara (2017) and Rosa Artigas (2019).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karla Oliveira (karla.oliveira@academico.ufpb.br) on 2021-09-10T19:21:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GabrielaHermenegildoJúnior_Dissert.pdf: 47988916 bytes, checksum: 4ddfbf25b5a4a467787e4d2478c9cde7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-09-15T13:58:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GabrielaHermenegildoJúnior_Dissert.pdf: 47988916 bytes, checksum: 4ddfbf25b5a4a467787e4d2478c9cde7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-15T13:58:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GabrielaHermenegildoJúnior_Dissert.pdf: 47988916 bytes, checksum: 4ddfbf25b5a4a467787e4d2478c9cde7 (MD5) Previous issue date: 2021-02-25en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtes Visuaispt_BR
dc.subjectRenina Katzpt_BR
dc.subjectVirgínia Artigaspt_BR
dc.subjectGravuras Políticaspt_BR
dc.subjectImprensa Comunista Brasileirapt_BR
dc.subjectVisual Artspt_BR
dc.subjectPolitical Printpt_BR
dc.subjectBrazilian Communist Presspt_BR
dc.titleRenina Katz e Virgínia Artigas: gravuras políticas na imprensa comunistapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Sabrina Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1495222244414936pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3051468291126321pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação consiste em uma pesquisa sobre duas gravuristas brasileiras durante as décadas de 1940 e 1950 que publicaram suas gravuras na imprensa comunista ligada ao Partido Comunista Brasileiro: Renina Katz e Virgínia Artigas. Através de um recorte histórico, social e de gênero, serão analisadas as gravuras das artistas publicadas nos periódicos comunistas brasileiros Voz Operária, Imprensa Popular, Momento Feminino e Revista Fundamentos. O objetivo central é discutir os lugares destas artistas mulheres na imprensa comunista brasileira que ilustravam temas considerados sociais e revolucionários. A pesquisa realiza análises das produções visuais divulgadas pelos periódicos compreendendo o papel destas artistas mulheres na época em que foram publicadas pela imprensa e também no contemporâneo. Os principais teóricos utilizados para esta pesquisa foram Dênis de Moraes (1994), Aracy Amaral (1987), Walter Benjamin (2012), Griselda Pollock (1988), Linda Nochlin (1988), Madalena Zaccara (2017) e R osa A rtigas (2019).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Visuaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GabrielaHermenegildoJúnior_Dissert.pdf46,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons