Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21053Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Lima, Christiane Alves de | - |
| dc.date.accessioned | 2021-09-21T14:25:37Z | - |
| dc.date.available | 2021-08-06 | - |
| dc.date.available | 2021-09-21T14:25:37Z | - |
| dc.date.issued | 2020-12-12 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21053 | - |
| dc.description.abstract | When we turn the view from tensegrity to singing, we realize that the singer's body must be in a state integrated tension, making the singing to be fluid and connected as a whole. Therefore, I discuss how important this integration is for the body. This work consists of a bibliographic research and is justified by the need to investigate the singer's body with a look at tension, thus, it is necessary to understand and perceive the entire structure as a whole. Its general objective is to understand the functioning of the body in regard to tension during singing. And as specific objectives: describe how the body works while in tension; explain the anatomy and physiology of singing; identify tension in the song; describe how Taijiquan works as a practice to help the singer understand the connections of his body. The text is organized in four chapters, the first chapter being a brief bibliographic review carried out from the magazines of the Brazilian Association of Musical Education and the Magazine of the National Association of Graduate Studies in Music. The second chapter is about the theoretical foundation where I try to base the body on tensegrity, I use Thomas Myers as the main reference author. In chapter three I talk about singing in tension. In chapter four, I discuss Taijiquan, a Chinese martial art, as a corporal practice that can assist in the perception of the body during tension. Thus, the research points to the search to develop a song with more body awareness and integration of the body as a whole from the viewpoint of tensegrity. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2021-09-21T14:25:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CAL06082021.pdf: 1708887 bytes, checksum: 491ccab8cad73488d2fc01d8f53b77f0 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-09-21T14:25:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CAL06082021.pdf: 1708887 bytes, checksum: 491ccab8cad73488d2fc01d8f53b77f0 (MD5) Previous issue date: 2020-12-12 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Música - Canto. | pt_BR |
| dc.subject | Performance vocal. | pt_BR |
| dc.subject | Corpo. | pt_BR |
| dc.subject | Tensegridade. | pt_BR |
| dc.subject | Taijiquan. | pt_BR |
| dc.title | O corpo em tensegridade e sua relação com a performance vocal. | pt_BR |
| dc.title.alternative | The body in tensegrity and its relationship with vocal performance. | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Souza, Maria Eleonora Montenegro de | - |
| dc.description.resumo | Ao voltarmos o olhar da tensegridade para o canto percebemos que o corpo do cantor deve estar em uma tensão integrada, fazendo com que o canto seja fluido e conectado como um todo. Portanto, discorro sobre o quão importante é esta integração para o nosso corpo. Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica e se justifica pela necessidade de investigar o corpo do cantor com o olhar da tensegridade, assim, se faz necessário o entendimento e percepção de toda a estrutura como um todo. Tem como objetivo geral compreender o funcionamento do corpo em tensegridade no canto. E como objetivos específicos: descrever como funciona o corpo em tensegridade; explanar sobre anatomia e fisiologia do canto; identificar a tensegridade no canto; descrever como funciona o Taijiquan como uma prática para auxiliar o cantor a perceber as conexões do seu corpo. O texto está organizado em quatro capítulos, sendo o primeiro capítulo uma breve revisão bibliográfica realizada a partir das revistas da Associação Brasileira de Educação Musical e da Revista da Associação Nacional de Pós-graduação em Música. O segundo capítulo trata da fundamentação teórica onde busco embasar o corpo em tensegridade, nele utilizo como o principal autor o Thomas Myers. No capítulo três discorro sobre o canto em tensegridade. Já no capítulo quatro discuto sobre o taijiquan, uma arte marcial chinesa, como uma prática corporal que pode auxiliar na percepção do corpo em tensegridade. Assim, a pesquisa aponta para a busca de desenvolver um canto com mais consciência corporal e integração do corpo como um todo através do olhar da tensegridade. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação Musical | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.relation.references | ARAÚJO, Hugo Filgueiras de. Relação corpo e alma, no de anima, de Aristóteles. Portal de Periódicos Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras. Cajazeiras-PB, v. 1, n.1, p. 91-98, dez. 2010. BEHLAU, Mara; PONTES, Paulo; MORETI, Felipe. Higiene vocal: cuidando da voz. 5. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2017. BERTHERAT, Thérèse; BERNSTEIN, Carol. O corpo tem suas razões: antiginástica e consciência de si. São Paulo: Martins Fontes, 2010. BRAGA, Adriana; PEDERIVA, Patrícia. Voz e corporeidade segundo a percepção de coristas. Música Hodie. 7, 2, p. 43-51, 2007. BRAGA, Adriana; PEDERIVA, Patrícia. A consciência corporal no âmbito da relação “corpovoz”. In: Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação (ANPPOM), 18, 2008, Salvador. Anais... Salvador: UFBA, 2008. p. 210-212. BRITO, Jader Duarte. Uma parte e o todo. Word Chen Xiaowang Association Brasil. v. 8, p. 18-23, 2018. BUCHHOLZ, Imke. Breathing, voice, and movement therapy: Aplications to breathing disorders. Biofeedback and Self-Regulation. Jun. 1994. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/BF01776487. Acesso em: 12 out 2020. CARVALHAIS, Viviane Otoni do Carmo et al. Myofascial force transmission between the latissimus dorsi and gluteus maximus muscles: an in vivo experiment. Journal Biomechanics. v. 46, n. 5, p. 1003-1007, 15 Mar. 2013. COSTA, Rogério Luiz Moraes. A ideia de corpo e a configuração do ambiente da improvisação musical. Opus, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 87-99, dez. 2008. CRUDER, Cinzia M. A. et al. Profiling the Location and Extent of Musicians’ Pain Using Digital Pain Drawings. PAIN Practice. Lugano, v. 18, n. 1, p. 53-66, maio 2018. CRUZ, Mariana Zuanazzi; PEREIRA JUNIOR, Alfredo. Corpo, mente e emoções: Referenciais Teóricos da Psicossomática. Revista Simbio-Logias. v. 4, n. 6, dez. 2011. FERREIRA, Eneide. Interfaces entre a fonoaudiologia e o canto lírico: o que é preciso saber para melhor atuar?. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia), Bacharelado em Fonoaudiologia, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2018. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GOES, Amanda A. Corpo percussivo e som em movimento: a prática da música corporal. In: Opus, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 89-100, jun. 2015. GUSMÃO, C. de S.; CAMPOS, P. H.; MAIA, M. E. O. O formante do cantor e os ajustes laríngeos. Revista Acadêmica de Música. Belo Horizonte, n.21, 2010, p.43-50, 2010. GUYTON, Arthur C.; HALL, Jonh E. Tratado de fisiologia humana. Tradução por Barbara de Alencar Martins. 11. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de Física: gravitação, ondas e termodinâmica. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006. HONGXING, Xiang. Important theories of singing and vocalization. Topics In Education, Culture and Social Development. v. 1, n. 1, p. 68-70, Jan. 2018. INGBER, Donald E. Cellular tensegrity: defining new rules of biological design that govern the cytoskeleton. Journal of Cell Science. Boston, v. 104, n. 1, p. 613-627, 1993. INGBER, D.E. Cellular mechanotransduction: putting all the pieces together again. Federation of American Societies for Experimental Biology Journal. v. 20, n. 7, p. 811-827, Maio 2006. JOHNSON, Doug; SEVER, Melanie. Biotensegrity and body mapping. [S.I.], Jun. 2019. p.1-23. Disponível em: www.redlands.edu/globalassets/depts/music/body-mappingconference-2019/johnson--sever---biotensegrity-and-body-mapping.pdf . Acesso em: 24ago. 2020. LIAO, Waysun. Clássicos do T’ai chi. 2. ed. São Paulo: Pensamento, 2006. LIMA, Sarah Thamires Alves. A relação corpo e movimento no aprendizado do canto: uma experiência com circlesongs. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Música). Instituto de Artes, Departamento de Música, Universidade de Brasília, Brasília, 2016. LOZANO, Francisco Javier Rodriguez et al. Bruxism Related to Violin Playing. Medical Problems of Performing Artists. Mar. 2008. p. 12-15. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21987070/ . Acesso em: 12 nov. 2020. MAAS, Huub; SANDERCOCK, Thomas G. Force Transmission between Synergistic Skeletal Muscles through Connective Tissue Linkages. Journal of Biomedicine and Biotechnology. Amsterdam e Chicago, p. 1-9, abr. 2010. MACCHIONE, Marcelo Ceneviva. Avaliação da musculatura inspiratória e expiratória na doença pulmonar obstrutiva crônica leve e grave comparada aos indivíduos saudáveis. 2016 [130 f.]. Trabalho de [Tese] (Curso em Medicina) [(Doutorado)]. Tese (doutorado) Faculdade de Medicina, Programa de Pneumologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. MADEIRA, Bruno; SCARDUELLI, Fabio. O gesto corporal na performance musical. Opus, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 11-38, dez. 2014. MARTINS, Weider; SANTOS JUNIOR, Celso Luiz Gonçalves dos. Canto coral: o uso do gesto como auxílio na afinação e na sonoridade. Opus, v. 22, n. 2, p. 283-302, dez. 2016. MELLO, Enio Lopes, SILVA, Marta A. A. O corpo do cantor: alongar, relaxar ou aquecer? Revista CEFAC. São Paulo, 10, 4, p. 548-556, out. /dez. 2008. MEURER, Rafael Prim; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. Ideias de corpo na prática coral: considerações a partir do conceito holístico de pessoalidade. Opus, v. 24, n. 3, p. 202-215, set. dez. 2018. MILLER, Richard. A estrutura do canto: sistema e arte na técnica vocal. Tradução de Luciano Simões Silva. São Paulo: É realizações, 2019. MOLON, Eduardo. Glossário. [S.I.]. [s.d.]. Disponível em: https://taijiquan.pro.br/teoriataichichuan/glossario/. Acesso em: 26 ago. 2020. MOREIRA, Ana Lúcia Iara Gamborim. Método Dalcroze: educação musical para o corpo e a mente. 2003. [23f.] [Monografia] (Curso em Tópicos em Educação Musical) [(Disciplina do mestrado)]. 2003. Música e Educação: tradição e contemporaneidade, Programa de Pósgraduação em Música da UNESP, UNESP, 2003. MYERS, Thomas W. Trilhos anatômicos. 3. ed. Barueri: Manole, 2016. PACHECO, Claudia; BAÊ, Tutti. Canto: equilíbrio entre corpo e som, princípios da fisiologia vocal. São Paulo: Irmãos Vitale, 2006. PAULSEN, Friedrich; WASCHKE, Jens. Sobotta: atlas of human anatomy, internal organs. 15. ed. Winnipeg, Canadá: ELSEVIER Urban e Fischer. Traduzido por T. Klonisch and S. Hombach-Klonisch, 2011. PEIXOTO, Maria Silvia Nicolato. Jogos e dinâmicas na formação do cantor: o trabalho de corpo como processo aliado ao repertório vocal. In: Simpósio Brasileiro de Pós-graduandos em Música, 3. 2014, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UNIRIO, 2014. p. 1125- 1133. SAMPSON, Matthew G.; TROYER, A. Role of intercostal muscles in the rib cage distortions produced by inspiratory loads. Journal of applied physiology: respiratory, environmental and exercise physiology. v. 52, n. 3, p. 517-523, 1982. SCHLEIP, Robert; KLINGLER, Werner; JÄGER, Heike. Fascia: the tensional network of the human body. Londres: Elsevier Ltd, 2012. SILBERSTORFF, Jan. Chen: living taijiquan in the classical style. Traduzido por Michael Vorwerk. Londres e Filadélfia: Singing Dragon, 2009. SILBERSTORFF, Jan. Chen: vivendo o taijiquan no estilo clássico. Traduzido por Soraya Lacerda. Lohne: Lotus Press, 2018. SOUSA, Simone Santos. Educação somática e ensino do canto. In: Simpósio Brasileiro de pósgraduandos em Música, 5, 2018, São Paulo. Anais... São Paulo: UNESP, 2018. p. 296-307. STANISLAVISKI, Constantin. A preparação do ator. Traduzido de Pontes de Paula Lima. 29. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012. STEPHEN, Levin. The Mechanics of Martial Arts. Byotensegrity: a new way of modeling biological forms, 2010c Disponível em: http://www.biotensegrity.com/. Acesso em: 04 ago. [s.d.]. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. O corpo em ação: a experiência incorporada na prática musical. Revista da ABEM. Londrina, v. 19, n. 25, p. 131-140, jan./jun. 2011. STUBBING, D. G. et al. Psychophysics of inspiratory muscle force. Journal Applied Physiology. v. 54, n. 5, p. 1216-1221, Maio 1983. SUNDBERG, Johan. The Science of the singing voice. Estados Unidos: Northern Illinois University Press,1936. VIEIRA, Maurílio N, et al. Analysis of the effects of electroglottographic baseline fluctuation on the F0 estimation in pathological voices. Journal of the Acoustical Society of America 99, p. 3171-3178. 1996. WATSON, Alan Hugh. Breathing in Singing. The Oxford Handbook of Singing. p. 1-26. oct. 2014. WILHELM, Richard. Tao-te king: texto e comentário de Richard Wilhelm. Tradução de Margit Martincic. 13. ed. São Paulo: Pensamento, 2006. XIN, C. Illustrated Explanation of Chen Family Taijiquan. Guanghua Pushing House Ltd. Pequim, China. 2008. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CAL06082021.pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
