Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21065
Tipo: Dissertação
Título: Análise da matriz curricular dos cursos de arquivologia nos componentes do ciclo de vida de dados: um estudo comparado
Autor(es): Madeiro, André Luiz de França
Primeiro Orientador: Dias, Guilherme Ataíde
Resumo: A partir dos contínuos avanços tecnológicos ocorridos entre o final do século XX e o início do século atual tem emergido em países desenvolvidos no âmbito dos pesquisadores a preocupação pela produção, armazenamento e acesso a dados gerados a partir do uso dos mais diversos aparatos de tecnologia da informação. Estas atividades têm exigido profissionais da informação capacitados para atuar em instituições acadêmicas e de pesquisa para gerenciarem dados com a finalidade de garantir a validação da pesquisa e sua disponibilização para outros pesquisadores assim como a obtenção de apoio de agências financiadoras para os fomentos de suas atividades. Um dos profissionais requisitados é o arquivista de dados com a finalidade de preservar dados a longo prazo. A pesquisa propõe analisar as disciplinas ministradas nos cursos brasileiros de graduação em Arquivologia no Ciclo de Vida de Dados Para a Ciência da Informação. Configura-se como uma pesquisa bibliográfica, exploratória, documental, correlacional, de caráter quantitativo e qualitativo. Constatou-se que nenhum dos cursos brasileiros de graduação em Arquivologia analisados possuem componentes curriculares que discutem acerca do paradigma e-Science e a Fase de Descarte do Ciclo de Vida dos Dados Para a Ciência da Informação. Contudo houve predomínio de disciplinas que podem ser aplicadas no Ciclo de Vida dos Dados Para a Ciência da Informação com maior aderência nas Fases de Coleta, Armazenamento e de Recuperação. Deste modo, sugere-se a inclusão de componentes curriculares nos cursos brasileiros de graduação em Arquivologia que abordem o quarto paradigma científico e a Fase de Descarte do Ciclo de Vida dos Dados Para a Ciência da Informação como forma de capacitar os estudantes para trabalhar como arquivista de dados.
Abstract: From the continuous technological advances that occurred between the end of the twentieth century and the beginning of the current century, the concern for the production, storage and access to data generated from the use of the most apparatus diverse of information technology has emerged in researchers within developed countries. These activities have required information professionals trained to work in academic and research institutions in order to ensure the validation of research and its availability to other researchers, as well as obtaining support from funding agencies to promote their activities. One of required professionals is the data archivist in order to preserve long-term data. The research proposes to analyze the classes taught in the Brazilian undergraduate programmes in Archival Studies at the Data Life Cycle for Information Science. It configures as an bibliographic, exploratory, documentary and correlational research of qualitative and quantitative nature. It was found that none of the analyzed Brazilian undergraduate programmes in Archival Studies has subjects that discuss the e-Science paradigm and the Dispose Phase of Data Life Cycle for Information Science. Although, it has been found classes can be applied at Data Life Cycle for Information Science with greater adherence at Collect, Storage and Recovery Phases of the Data Life Cycle for Information Science. Thus, it is suggests the inclusion of subjects in Brazilian undergraduate programmes in Archival Studies that address the fourth scientific paradigm and the Dispose Phase of Data Life Cycle for Information Science as way to skill the students for work as data archivist.
Palavras-chave: e-Science
Ciclo de vida dos dados para a ciência da informação
Arquivista de dados
Projeto pedagógico de curso
Data life cycle for information science
Data archivist
Pedagogical project course
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21065
Data do documento: 26-Mar-2021
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AndréLuizDeFrançaMadeiro_Dissert_ConsultarErrata.pdf7,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AndréLuizDeFrançaMadeiro_Dissert_Errata.pdfErrata727,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons