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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21089
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Leonardo da Costa-
dc.date.accessioned2021-09-23T23:55:50Z-
dc.date.available2021-06-01-
dc.date.available2021-09-23T23:55:50Z-
dc.date.issued2021-05-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21089-
dc.description.abstractThe objective of the work is to present a study on the polygons immersed in Z2, since both the polygons and the grid are present in several contexts in Basic Education. The opening chapter provides basic concepts that support the results obtained throughout the work. Then, it is shown that, in addition to the squares, no regular n-agon can be immersed in Z2. We also deal with the area of polygons immersed in Z2, which can be easily calculated when we know the number of points of Z2 located on their sides and inside, through Pick’s Theorem. Finally, we bring the solution to a problem that deals with the immersion of squares in Z2 and some applications of Pick’s Theorem in questions extracted from exams of different academic levels.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Lima (sara.oliveira2@academico.ufpb.br) on 2021-09-22T18:01:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LeonardoDaCostaSilva_Dissert.pdf: 34055962 bytes, checksum: cd2102ba551ff46410978cfe6c9ddcd4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-09-23T23:55:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LeonardoDaCostaSilva_Dissert.pdf: 34055962 bytes, checksum: cd2102ba551ff46410978cfe6c9ddcd4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-23T23:55:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LeonardoDaCostaSilva_Dissert.pdf: 34055962 bytes, checksum: cd2102ba551ff46410978cfe6c9ddcd4 (MD5) Previous issue date: 2021-05-24en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolígonos em Z2pt_BR
dc.subjectÁrea de polígonospt_BR
dc.subjectMalha quadriculadapt_BR
dc.subjectTeorema de pickpt_BR
dc.subjectPolygons in Z2pt_BR
dc.subjectPolygon areapt_BR
dc.subjectGridpt_BR
dc.subjectPick’s theorempt_BR
dc.titleUm estudo sobre polígonos em Z2pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Moraes, Elisandra de Fátima Gloss de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8233870360942041pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1524573221420701pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho é apresentar um estudo sobre os polígonos imersos em Z2 , uma vez que tanto os polígonos quanto a malha quadriculada estão presentes em diversos contextos na Educação Básica. O capítulo inicial traz conceitos básicos que servem de suporte para os resultados obtidos ao longo do trabalho. Em seguida mostra-se que, além dos quadrados, nenhum n-ágono regular pode ser imerso em Z2. Tratamos também da área de polígonos imersos em Z2, que pode ser facilmente calculada quando sabemos o número de pontos de Z2 localizados em seus lados e no seu interior, por meio do Teorema de Pick. Finalmente, trazemos a solução de um problema que trata da imersão de quadrados em Z2 e algumas aplicações do Teorema de Pick em questões extraídas de exames de diversos níveis acadêmicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Mestrado Profissional em Matemática

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