Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21090
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Ivandiely Pessoa Pinto de Menezes-
dc.date.accessioned2021-09-23T23:56:47Z-
dc.date.available2021-04-10-
dc.date.available2021-09-23T23:56:47Z-
dc.date.issued2020-04-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21090-
dc.description.abstractHow does the teaching activity organize the conceptions about gender and sexuality put by children in their narratives and observations about the adults’ world? This central question guides this dissertation, which aims to study the conceptions about gender and childhood present in the initial schooling process of a public school in the municipality of Mamanguape, located on the North Coast of the state of Paraíba, Brazil. The research consisted of an analysis of the Pedagogical Political Project (PPP), formal interviews, informal conversations and field observations of everyday school life, in order to examine the notions of “care” and “needy”, “gender” and “generification”, and the sexual division of labor among teachers, as well as their professional training. It results, therefore, in the understanding of teaching activity as a didactic space, producer of reflexivity, discourses and subjectivities about children's bodies and the social context where they live, established from daily debates about boys and girls, games, violence and care, without ignoring, for this, the active presence of children themselves.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariadne Cristina Moura (ariadne.moura@academico.ufpb.br) on 2021-09-23T13:06:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IvandielyPessoaPintoDeMenezesCosta_Dissert.pdf: 473539 bytes, checksum: 9f019944f1804213cfb4ee82d5616703 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-09-23T23:56:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IvandielyPessoaPintoDeMenezesCosta_Dissert.pdf: 473539 bytes, checksum: 9f019944f1804213cfb4ee82d5616703 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-23T23:56:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IvandielyPessoaPintoDeMenezesCosta_Dissert.pdf: 473539 bytes, checksum: 9f019944f1804213cfb4ee82d5616703 (MD5) Previous issue date: 2020-04-14en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectCuidadopt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectGenrept_BR
dc.subjectTeaching workpt_BR
dc.subjectCarept_BR
dc.titleGênero, Infância e Escola: perspectivas etnográficas sobre o trabalho docente com criançaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pires, Flávia Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6989436256176648pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Nascimento, Pedro Francisco Guedes do-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0419711056417011pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 22/09/2021pt_BR
dc.description.resumoComo a atividade docente organiza as concepções sobre gênero e sexualidade colocadas por crianças em suas narrativas e observações sobre o mundo dos adultos? Esta questão central norteia a presente dissertação, que é voltada ao estudo das concepções sobre gênero e infância presentes no processo inicial de escolarização de uma escola pública do município de Mamanguape, localizada no Litoral Norte do estado da Paraíba, Brasil. A pesquisa consistiu em análise do Projeto Político Pedagógico (PPP), entrevistas formais, conversas informais e observações de campo do cotidiano escolar, de maneira a examinar as noções de “cuidado” e “carência”, “gênero” e “generificação”, e a divisão sexual do trabalho entre os docentes, bem como sua formação profissional. Resulta, portanto, na compreensão da atividade docente como um espaço didático, produtor de reflexividade, discursos e subjetividades sobre o corpo da criança e o contexto social onde ela se encontra, estabelecido a partir de debates cotidianos sobre meninos e meninas, brincadeiras, violência e cuidado, sem ignorar, para isso, a presença ativa das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAntropologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IvandielyPessoaPintoDeMenezesCosta_Dissert.pdf462,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons