Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21125| Tipo: | Dissertação |
| Título: | A organização dos espaços em instituições de educação infantil: concepções e práticas de educadores e psicólogos |
| Autor(es): | Santos, Natália de Lourdes Ferreira dos |
| Primeiro Orientador: | Aquino, Fabíola de Sousa Braz |
| Resumo: | O presente estudo é derivado de pesquisas realizadas em contexto local, sobre a organização dos espaços nas instituições públicas de educação infantil. Atualmente, as crianças são inseridas no contexto da educação infantil desde os primeiros meses de vida e em tempo integral e com isso a sociedade vem requerendo uma maior qualidade dos espaços de educação infantil em seus aspectos estruturais e pedagógicos. No presente estudo será discutido o papel dos arranjos espaciais e seu impacto no processo de aprendizagem e desenvolvimento e nas interações estabelecidas entre educadores e crianças de contextos públicos de educação infantil. Essa questão será abordada por base nos pressupostos da teoria Histórico-Cultural de Vygotsky (1996/2004), marcadamente sua concepção acerca do desenvolvimento humano e o papel do adulto como mediador de processos de aprendizado e desenvolvimento infantil e discutida levando em consideração a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, de Urie Bronfenbrenner. São apresentadas pesquisas que denotam o papel da organização dos espaços no desenvolvimento da criança e suas relações com propostas pedagógicas que potencializem o aprendizado em espaços de educação infantil. Pontua-se que uma educação infantil de qualidade está fortemente atrelada às concepções e práticas dos profissionais de educação, a exemplo de professores e psicólogos escolares, estes últimos pelo seu papel de mediar as relações intersubjetivas nos contextos educacionais e os processos de desenvolvimento, por meio de ações implementadas juto aos diversos seguimentos da instituição. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é analisar as concepções e práticas de educadores e psicólogos sobre a organização dos espaços em instituições de educação infantil, discutindo seus impactos nas interações educadores-crianças e nas práticas pedagógicas em curso. Especificamente descrever a organização e estrutura física das instituições de educação infantil pesquisadas; mapear os tipos de arranjos espaciais de turmas pré-escolares da cidade de João Pessoa (PB); e listar elementos para elaboração de um protocolo de atuação do psicólogo escolar no contexto da educação infantil, com base na literatura da área e nos resultados obtidos nesse estudo. A pesquisa é do tipo qualitativa e descritiva e foi realizada em seis instituições públicas de Educação Infantil do Município de João Pessoa que atendem crianças de 4 a 5 anos e 11 meses de idade, selecionadas aleatoriamente. Participaram da pesquisa seis professoras e cinco monitoras, todas do sexo feminino, com idade média de 33,9 anos. Para captar com fidedignidade os espaços das instituições, fez-se uso de desenho da estrutura física do local e, quando permitida, de uma câmera fotográfica a fim de registrar os espaços e a disposição dos mobiliários presentes na sala de aula e nos locais de uso coletivos, tais como pátio e brinquedoteca. Como parte do estudo foram analisados os documentos oficiais que regem cada instituição de ensino, tais como o Projeto Político Pedagógico (PPP) e o regimento interno da instituição, buscando apreender informações que remetam à organização espacial e o modo como vem sendo abordados em tais documentos. As informações foram obtidas por meio de visitas às instituições, localizadas em diferentes aéreas da cidade. A participação das profissionais foi condicionada a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. As entrevistas, registradas por meio de um gravador de voz, ocorreram em local reservado, na presença apenas da pesquisadora e da profissional que participou da pesquisa e foram transcritas literalmente sendo organizadas em eixos de análise e categorizadas de acordo com sua similaridade semântica, discutidas com base em pesquisas relativas ao tema proposto, afim de identificar as convergências e contradições nas falas dos participantes. Evidencia-se a relevância do tema proposto, pois, o espaço de educação infantil deverá estar organizado para promover o psiquismo infantil. Busca-se com os resultados desse estudo apresentar indicadores para a proposição de intervenções de psicólogos relacionadas a modalidades de arranjos espaciais que potencializem as interações entre crianças e educadores, e que permitam uma maior reflexão sobre as contribuições da psicologia escolar no campo da educação infantil. |
| Abstract: | The present study is derived from research carried out in a local context, on the organization of spaces in public institutions of early childhood education. Currently, children are inserted in the context of early childhood education from the first months of life and full-time and with this society has been demanding a higher quality of spaces for early childhood education in its structural and pedagogical aspects. In the present study, the role of spatial arrangements and their impact on the learning and development process and on the interactions established between educators and children in public early childhood contexts will be discussed. This issue will be approached based on the assumptions of Vygotsky's Historical-Cultural theory (1996/2004), markedly his conception about human development and the role of the adult as a mediator of child learning and development processes and discussed taking into account the Bioecological Theory Human Development, by Urie Bronfenbrenner. Researches are presented that denote the role of the organization of spaces in the development of children and their relationship with pedagogical proposals that enhance learning in spaces for early childhood education. It is pointed out that a quality early childhood education is strongly linked to the conceptions and practices of education professionals, such as teachers and school psychologists, the latter for their role in mediating intersubjective relationships in educational contexts and development processes, through of implemented actions in line with the different segments of the institution. In this sense, the objective of this research is to analyze the conceptions and practices of educators and psychologists on the organization of spaces in early childhood education institutions, discussing their impacts on the interactions between educators and children and on pedagogical practices in progress. Specifically describe the organization and physical structure of the researched early childhood education institutions; map the types of spatial arrangements for preschool classes in the city of João Pessoa (PB); and list elements for the elaboration of a protocol for the performance of the school psychologist in the context of early childhood education, based on the literature in the area and the results obtained in this study. The research is qualitative and descriptive and was carried out in six public institutions of Early Childhood Education in the city of João Pessoa that serve children from 4 to 5 years and 11 months of age, selected at random. Six female teachers and five female monitors participated in the research, with an average age of 33.9 years. In order to accurately capture the spaces of the institutions, a drawing of the physical structure of the place was used, and, when permitted, a photographic camera in order to record the spaces and the arrangement of the furniture present in the classroom and in the places of use. collective, such as patio and playroom. As part of the study, the official documents that govern each educational institution were analyzed, such as the Pedagogical Political Project (PPP) and the institution's internal regulations, seeking to apprehend information that refers to the spatial organization and the way it has been addressed in such documents. . The information was obtained through visits to the institutions, located in different areas of the city. The participation of the professionals was conditioned to the signing of the Free and Informed Consent Form. The interviews, recorded using a voice recorder, took place in a reserved place, in the presence of only the researcher and the professional who participated in the research, and were literally transcribed, being organized into axes of analysis and categorized according to their semantic similarity, discussed with based on research related to the proposed theme, in order to identify the convergences and contradictions in the speeches of the participants. The relevance of the proposed theme is evident, as the space for early childhood education must be organized to promote child psychism. The results of this study seek to present indicators for the proposal of interventions by psychologists related to modalities of spatial arrangements that enhance the interactions between children and educators, and that allow a greater reflection on the contributions of school psychology in the field of early childhood education. |
| Palavras-chave: | Organização espacial Educação infantil psicologia escolar Spatial arrangements Early childhood education School psychologist |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Psicologia Social |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21125 |
| Data do documento: | 26-Mar-2020 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| NatáliaDeLourdesFerreiraDosSantos_Dissert.pdf | 2,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
