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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21177
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Izabela Barbosa-
dc.date.accessioned2021-10-06T16:21:55Z-
dc.date.available2021-10-05-
dc.date.available2021-10-06T16:21:55Z-
dc.date.issued2021-07-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21177-
dc.description.abstractThe present work, driven by concerns and discomforts shared during graduation with fellow students, aims to analyze the understanding of teaching assumed by professionals responsible for training graduates in mathematics at UFPB. We use as theoretical basis Medeiros (2008), Medeiros (2009), Silva; Lima (2013), Fiorentini (1995), Neto; Matos; Júnior (2012 ) among others, as well as official documents such as the PPP of the Mathematics Course of this institution and the LDB. The research took place through an interview on Google Forms, with 7 professors from the mathematics department at UFPB, campus I. The aforementioned form was composed of closed and open questions and the methodology was characterized as qualitative. The result of the survey showed a high level of teacher training, as well as, for the most part, extensive experience as a teacher. It was also possible to identify several conceptions about teaching, where some teachers consider it as a profession requiring training, others consider it as an art, there are those who identify it as an activity of transmission of knowledge and those who consider it as an association between teach and learn.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2021-10-06T16:21:55Z No. of bitstreams: 1 IBF05102021.pdf: 1252826 bytes, checksum: ab32e1e4b6d22e780f85f46345601ce7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-06T16:21:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IBF05102021.pdf: 1252826 bytes, checksum: ab32e1e4b6d22e780f85f46345601ce7 (MD5) Previous issue date: 2021-07-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLicenciatura em matemáticapt_BR
dc.titleAs concepções sobre docência de profissionais responsáveis pela formação inicial no Curso de Licenciatura noturna em matemática da Universidade Federal da Paraíba Campus Ipt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Ana Cláudia da Silva-
dc.description.resumoO presente trabalho, movido por inquietações e desconfortos compartilhados durante a graduação com colegas licenciandos, tem como objetivo analisar a compreensão de docência assumida por profissionais responsáveis pela formação de licenciados em matemática da UFPB. Usamos como base teórica Medeiros (2008), Medeiros (2009), Silva; Lima (2013), Fiorentini (1995), Neto; Matos; Júnior (2012) entre outros, assim como documentos oficiais como o PPP do Curso de Matemática desta instituição e a LDB. A pesquisa aconteceu através de uma entrevista pelo Google Forms, com 7 professores do departamento de matemática da UFPB, campus I. O referido formulário foi composto por questões fechadas e abertas e a metodologia foi caracterizada como qualitativa. O resultado da pesquisa demonstrou um alto nível de formação dos docentes, assim como, em sua maioria, uma larga experiência como professor. Foi possível identificar também diversas concepções sobre docência, onde alguns professores a consideram como uma profissão sendo necessária uma formação, outros a consideram como uma arte, há os que a identificam como uma atividade de transmissão de conhecimento e os que a consideram como uma associação entre ensinar e aprender.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
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