Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21179Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Baracho, Aline Regina da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2021-10-07T19:14:15Z | - |
| dc.date.available | 2021-06-29 | - |
| dc.date.available | 2021-10-07T19:14:15Z | - |
| dc.date.issued | 2021-06-21 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21179 | - |
| dc.description.abstract | This article presents a research that aims to discuss the possibility of teaching black literature in remote mode, in view of the law 10.639/03, which makes the teaching of Brazilian black literature mandatory. This thematic approach is necessary since, 18 years after the law was enacted, the actions for its implementation in the Brazilian public school are still fragile. Black literature values the memories and experiences of a social group that lives on the margins and confronts the discourse of imaginary racial democracy, which many Brazilian intellectuals preach. Thus, the research took place from the articulation between the reflection about my pedagogical experience as a student and teacher at the Álvaro Machado school, member of the state network of Areia-PB, and listening to literature professors who are currently active in this institution. Considering that the challenges of teaching black literature are added to the complex scenario of remote education, imposed by the COVID-19 pandemic, the work assumed the character of an action research (THIOLLENT, 1996), considering that it is based on a reflective practice of social character and in the proposition of a didactic sequence that aims to support/inspire the teachers of the referred school in face of the discussed problem. As theoretical support for the development of the article we used: Cuti (2010), Evaristo (2007), (2017) and (2020), Gomes (2005) (2011) and (2012), Garcia (2011), hooks (2013), Mendes (2020), Munanga (1999), Oliveira (2010), Pinheiro (2006), Thiollent (1986) and Cosson (2016). | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2021-10-07T19:14:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ARSB01072021.pdf: 453872 bytes, checksum: afcada3a2980b1c230a83a0cd016409f (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-10-07T19:14:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ARSB01072021.pdf: 453872 bytes, checksum: afcada3a2980b1c230a83a0cd016409f (MD5) Previous issue date: 2021-06-21 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Ensino de literatura negra | pt_BR |
| dc.subject | Lei 10.639/03 | pt_BR |
| dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
| dc.subject | Antirracismo | pt_BR |
| dc.title | O ensino da literatura de autoria negra em tempos de crise: práticas pedagógicas na modalidade remota | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Fabiana Carneiro da | - |
| dc.description.resumo | O presente artigo apresenta uma pesquisa que tem como objetivo discutir a possibilidade de ensino da literatura de autoria negra na modalidade remota, tendo em vista a lei a 10.639/03, que torna o ensino da literatura negro-brasileira obrigatório. Esse recorte temático se faz necessário visto que, passados 18 anos da promulgação da lei, ainda são frágeis as ações para sua efetivação na escola pública brasileira. A literatura de autoria negra valoriza as memórias e experiências de um grupo social que vive marginalizado e confronta o discurso da democracia racial imaginária, que muitos dos intelectuais brasileiros pregam. Sendo assim, a pesquisa se deu a partir da articulação entre a reflexão acerca da minha vivência pedagógica como estudante e docente na escola Álvaro Machado, integrante da rede estadual de Areia-PB e a escuta de professores de literatura atuantes hoje nessa instituição. Considerando que os desafios do ensino de literatura negra se somam ao complexo cenário de educação na modalidade remota, imposto pela pandemia da COVID-19, o trabalho assumiu caráter de pesquisa-ação (THIOLLENT, 1996), tendo em vista, que é pautado numa prática reflexiva de caráter social e na proposição de uma sequência didática que vise apoiar/inspirar os docentes da referida escola em face à problemática discutida. Como subsídio teórico para o desenvolvimento do artigo usamos: Cuti (2010), Evaristo (2007), (2017) e (2020), Gomes (2005) (2011) e (2012), Garcia (2011), hooks (2013), Mendes (2020), Munanga (1999), Oliveira (2010), Pinheiro (2006), Thiollent (1986) e Cosson (2016). | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ARSB01072021.pdf | 443,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
