Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21181Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Araújo, Damiana Andrade | - |
| dc.date.accessioned | 2021-10-08T18:42:00Z | - |
| dc.date.available | 2021-07-02 | - |
| dc.date.available | 2021-10-08T18:42:00Z | - |
| dc.date.issued | 2021-06-17 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21181 | - |
| dc.description.abstract | No Abstract. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2021-10-08T18:42:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DAA02072021.pdf: 508136 bytes, checksum: 136b163881068d15890cd30bad357838 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-10-08T18:42:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DAA02072021.pdf: 508136 bytes, checksum: 136b163881068d15890cd30bad357838 (MD5) Previous issue date: 2021-06-17 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Leitura | pt_BR |
| dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
| dc.title | Uma reflexão sobre o ensino e aprendizagem da leitura no ensino fundamental II | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Melo, Raquel Basílio da Cunha Dias de | - |
| dc.description.resumo | Os dados da prova Brasil indicaram que os(as) alunos(as) chegam aos anos finais do Ensino Fundamental sem adquirir as competências e habilidades leitoras mais apuradas de uma leitura crítica e reflexiva. Brasil (2007). Logo, a presente pesquisa apresentou um estudo sobre ensino-aprendizagem da leitura no Ensino Fundamental II, a partir do conceito de ludicidade compreendido como estratégia de ensino que facilita a compreensão do texto e auxilia no desenvolvimento da capacidade de fazer inferências e análise crítica. Antunes (2003). Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi verificar as maneiras como a ludicidade pode ser utilizada pelos(as) docentes como metodologia de ensino de leitura no Ensino fundamental II, conforme Rau(2012), Viegas(1997) e Demo(1996). Buscou mostrar que as atividades lúdicas são muito importantes no desenvolvimento da competência leitora dos(as) alunos(as) uma vez que facilitam os processos que envolvem a interpretação e compreensão do texto. Ramos(2003). A metodologia deste trabalho foi da pesquisa de natureza bibliográfica e documental. Realizou-se uma revisão de literatura sobre o contexto teórico do tratamento da ludicidade em sala de aula e confrontamos com os dados coletados nos sistemas de busca online, Microsoft Academic e Google Acadêmico em que foram selecionados seis artigos que apresentaram as formas como a ludicidade vem sendo utilizada pelos(as) docentes como estratégia ativa no ensino de leitura no Fundamental II. A partir dos dados analisados verificou-se a ludicidade como boa estratégia de ensino de leitura neste nível de ensino, pois além de permitir uma aprendizagem mais prazerosa e significativa também promove o desenvolvimento das habilidades e competências leitoras de forma mais ativa e criativa. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DAA02072021.pdf | 496,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
