Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21181
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Damiana Andrade-
dc.date.accessioned2021-10-08T18:42:00Z-
dc.date.available2021-07-02-
dc.date.available2021-10-08T18:42:00Z-
dc.date.issued2021-06-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21181-
dc.description.abstractNo Abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2021-10-08T18:42:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DAA02072021.pdf: 508136 bytes, checksum: 136b163881068d15890cd30bad357838 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-08T18:42:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DAA02072021.pdf: 508136 bytes, checksum: 136b163881068d15890cd30bad357838 (MD5) Previous issue date: 2021-06-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleUma reflexão sobre o ensino e aprendizagem da leitura no ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Raquel Basílio da Cunha Dias de-
dc.description.resumoOs dados da prova Brasil indicaram que os(as) alunos(as) chegam aos anos finais do Ensino Fundamental sem adquirir as competências e habilidades leitoras mais apuradas de uma leitura crítica e reflexiva. Brasil (2007). Logo, a presente pesquisa apresentou um estudo sobre ensino-aprendizagem da leitura no Ensino Fundamental II, a partir do conceito de ludicidade compreendido como estratégia de ensino que facilita a compreensão do texto e auxilia no desenvolvimento da capacidade de fazer inferências e análise crítica. Antunes (2003). Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi verificar as maneiras como a ludicidade pode ser utilizada pelos(as) docentes como metodologia de ensino de leitura no Ensino fundamental II, conforme Rau(2012), Viegas(1997) e Demo(1996). Buscou mostrar que as atividades lúdicas são muito importantes no desenvolvimento da competência leitora dos(as) alunos(as) uma vez que facilitam os processos que envolvem a interpretação e compreensão do texto. Ramos(2003). A metodologia deste trabalho foi da pesquisa de natureza bibliográfica e documental. Realizou-se uma revisão de literatura sobre o contexto teórico do tratamento da ludicidade em sala de aula e confrontamos com os dados coletados nos sistemas de busca online, Microsoft Academic e Google Acadêmico em que foram selecionados seis artigos que apresentaram as formas como a ludicidade vem sendo utilizada pelos(as) docentes como estratégia ativa no ensino de leitura no Fundamental II. A partir dos dados analisados verificou-se a ludicidade como boa estratégia de ensino de leitura neste nível de ensino, pois além de permitir uma aprendizagem mais prazerosa e significativa também promove o desenvolvimento das habilidades e competências leitoras de forma mais ativa e criativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAA02072021.pdf496,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons