Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21182
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Daniela Mendes de Almeida-
dc.date.accessioned2021-10-08T20:30:09Z-
dc.date.available2021-07-02-
dc.date.available2021-10-08T20:30:09Z-
dc.date.issued2021-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21182-
dc.description.abstractThis research has as general objective to discuss, at BNCC, how the approach of linguistic variation in the Young and Older Adults Education modality in Secondary ou Postelementary level akes place, verifying if and how that document promotes teaching of linguistic variation at this level of education. We adopted as a theoretical foundation the variationist theory of Labov (2008) and the discussions about language and power in society, in addition to reflections of Bagno (2003, 2009) and Bortoni-Ricardo (2003, 2005) on teaching of mother tongue. Our research is of an indirect, qualitative and applied documentary nature and, to carry it out, we observed the number of occurrences, in the BNCC, of the terms "variation", "variety", "record", "style", "dialect" and " change”, which classify the types of linguistic variation, according to Bagno (2020, p. 46). We found that, of the 68 times these terms appears in the document, only 16 are related to variationist theory, according to the classifications and theoretical studies that support our work. Despite being registered in the section dedicated to the area of Languages and their Technologies, of these 16, only nine occurences are in the section dedicated to the Portuguese Language. The results point to the need to broaden the spectrum of approach to linguistic variation in BNCC, otherwise we are denying students essential knowledge that will help them understand and accept their and other modes of linguistic manifestations, understanding the language in all its diversity and dynamics.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2021-10-08T20:30:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DMAS02072021.pdf: 849208 bytes, checksum: aec583fa44549a193b9763e32e2098f6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-08T20:30:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DMAS02072021.pdf: 849208 bytes, checksum: aec583fa44549a193b9763e32e2098f6 (MD5) Previous issue date: 2021-06-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.titleO trabalho com variação linguística, na EJA do ensino médio, à luz da BNCCpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Fernando Alves de-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo geral discutir, na BNCC, como se dá a abordagem da variação linguística na EJA do Ensino Médio, verificando se e como aquele documento fomenta o ensino da variação linguística nesse nível de ensino. Adotamos como fundamentação a teoria variacionista de Labov (2008), as discussões sobre língua e poder na sociedade, além das reflexões sobre ensino em língua materna, de Bagno (2003; 2009) e Bortoni-Ricardo (2003; 2005). Nossa pesquisa é de caráter documental e viés indireto, qualitativa e aplicada e, para realizá-la, observamos a quantidade de ocorrências, na BNCC, dos termos “variação”, “variedade”, “registro”, “estilo”, “dialeto” e “mudança”, que classificam os tipos de variação linguística, segundo Bagno (2020, p. 46). Constatamos que, das 68 vezes em que esses termos aparecem no documento, apenas 16 estão relacionados à teoria variacionista, conforme as classificações e estudos teóricos que embasam nosso trabalho. Apesar de estarem registrados na seção voltada à área de Linguagens e suas Tecnologias, desses 16, apenas nove registros estão na parte voltada à língua portuguesa. Os resultados apontam para a necessidade de ampliar o espectro de abordagem da variação linguística na BNCC, sob pena de estarmos negando aos estudantes conhecimentos essenciais que os ajudarão a entender e a aceitar os seus e os demais modos de manifestações linguísticas, compreendendo a língua em toda a sua diversidade e dinamicidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DMAS02072021.pdf829,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons