Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21210
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPacheco, Joaquim Monteiro Reis-
dc.date.accessioned2021-10-13T14:23:35Z-
dc.date.available2020-12-14-
dc.date.available2021-10-13T14:23:35Z-
dc.date.issued2020-08-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21210-
dc.description.abstractWith the advent of the internet, the development and spread of information technology, word of mouth communication has played a significant role in the online environment. Different factors lead individuals to share their experiences or seek information for some consumption purpose or related personal need. In parallel, another significant phenomenon has been accentuated in recent decades, characterized by the quantification of aspects of everyday behavior. According to the Elaboration Likelihood Model theory, when individuals are faced with some persuasive stimulus, they process the information through two main routes, a central and a peripheral one. The present work, with an experimental approach, aimed to investigate the impact of online consumer reviews stimuli on the perception of utility, attitude and behavior, through three configurations of emphasis on the central and/or peripheral lanes, in the context of health and hospitality services. Three stimuli were developed for both types of companies, configuring a 3x2 factorial experiment. The data collection instrument was developed on the Google Forms platform. Based on the results, it was identified that the central element of the evaluation had the greatest positive effect on the adopted constructs and indicators. The peripheral elements exerted effects that varied from moderate to high, however the set of central and peripheral elements in the stimuli did not result in the greatest effects for several constructs and indicators. Statistically significant differences were also identified between the results for each type of company. Theoretical contributions are offered, and practical implications are proposed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariadne Cristina Moura (ariadne.moura@academico.ufpb.br) on 2021-10-08T14:31:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoaquimMonteiroReisPacheco_Dissert (1).pdf: 1855669 bytes, checksum: f8f5880e7a040a77efcf868d9fff9ecc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-10-13T14:23:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoaquimMonteiroReisPacheco_Dissert (1).pdf: 1855669 bytes, checksum: f8f5880e7a040a77efcf868d9fff9ecc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-13T14:23:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoaquimMonteiroReisPacheco_Dissert (1).pdf: 1855669 bytes, checksum: f8f5880e7a040a77efcf868d9fff9ecc (MD5) Previous issue date: 2020-08-27en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMarketing digitalpt_BR
dc.subjectBoca a boca onlinept_BR
dc.subjectAvaliações online de consumidorespt_BR
dc.subjectElaboration likelihood modelpt_BR
dc.subjectDigital marketingpt_BR
dc.subjectElectronic word-of-mouthpt_BR
dc.subjectOnline consumer reviewspt_BR
dc.titleEfeitos de elementos centrais e periféricos de avaliações online sobre utilidade percebida e atitudes de consumidorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Francisco José da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8038204590897494pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8646890140610663pt_BR
dc.description.resumoCom o advento da internet, do desenvolvimento e da propagação da tecnologia de informação, a comunicação boca a boca passou a exercer papel significativo no meio online. Fatores diversos levam indivíduos a compartilhar as suas experiências ou buscar informações para algum propósito de consumo ou necessidade pessoal relacionada. Paralelamente, outro fenômeno significativo foi acentuado nas últimas décadas, caracterizado pela quantificação de aspectos de comportamentos cotidianos. Conforme a teoria do Modelo de Probabilidade de Elaboração, quando indivíduos se deparam com algum estímulo de caráter persuasivo, processam as informações por meio de duas rotas principais, uma central e uma periférica. O presente trabalho, com abordagem experimental, teve como propósito investigar o impacto de estímulos de avaliações online de consumidores na percepção de utilidade, na atitude e no comportamento, por meio de três configurações de ênfase nas pistas centrais e/ou periféricas, no contexto de serviços de saúde e hospitalidade. Foram elaborados três estímulos para os dois tipos de empresa, configurando um experimento fatorial 3x2. O instrumento de coleta de dados foi elaborado na plataforma Google Forms. Com base nos resultados, foi identificado que o elemento central da avaliação exerceu o maior efeito positivo nos construtos e indicadores adotados. Os elementos periféricos exerceram efeitos que variaram de moderados a altos, porém o conjunto de elementos centrais e periféricos nos estímulos não resultou nos maiores efeitos para diversos construtos e indicadores. Também foram identificadas diferenças estatisticamente significativas entre os resultados para cada tipo de empresa. Contribuições teóricas são oferecidas e implicações práticas são propostas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoaquimMonteiroReisPacheco_Dissert.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons