Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21236
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTHALITA CARDOSO REZENDE, MARIA-
dc.date.accessioned2021-10-20T19:17:43Z-
dc.date.available2021-10-20T19:17:43Z-
dc.date.issued2021-10-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21236-
dc.description.abstractWith the advent of the 21st century, social networks are being used more and more. Thus, this course conclusion work aimed to investigate the impacts of social networks on the academic performance of university students and the mediating role of sleep quality. Therefore, two studies were carried out. In Study 1, a systematic review of a total of 88 articles was carried out, 23 studies were selected. The results showed that there is no consensus on the impact of using social networks on academic performance, but a strong association between poor sleep patterns and poor academic performance was found in the literature. In Study 2, a correlational study was carried out with 410 participants (M=23.65; SD=6.45). Data analyzes were performed using SPSS and AMOS software. Significant correlations were found between hours and addiction to networks, compulsive feelings (r = 0.36; p < 0.01) social consequences (r = 0.25; p < 0.01) and direct effects of addiction to social networks on sleep quality (γ = 0.26; 90% CI = 0.18; 0.34, p < 0.001) so the more students were addictive to the hammocks, the worse their sleep quality was.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Falcão (renatactrad@cchla.ufpb.br) on 2021-10-20T19:17:43Z No. of bitstreams: 1 TCC Maria Thalita Cardoso Rezende.pdf: 305614 bytes, checksum: 217074e26824381b615331e98fb09f32 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-20T19:17:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Maria Thalita Cardoso Rezende.pdf: 305614 bytes, checksum: 217074e26824381b615331e98fb09f32 (MD5) Previous issue date: 2021-10-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectRedes sociais; Desempenho acadêmico; Qualidade de sonopt_BR
dc.subjectSocial networks; Academic performance; Sleep qualitypt_BR
dc.titleO USO DE REDES SOCIAIS SE RELACIONA COM UM BAIXO RENDIMENTO ACADÊMICO? REVISÃO SISTEMÁTICA E ESTUDO EMPÍRICOpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Eduardo Pimentel , Carlos-
dc.description.resumoCom o advento do século XXI, as redes sociais estão sendo cada vez mais utilizadas. Com isso, esse trabalho de conclusão de curso teve como objetivo investigar os impactos das redes sociais no desempenho acadêmico de estudantes universitários e o papel mediador da qualidade de sono. Para tanto, foram realizados dois estudos. No Estudo 1 realizou-se uma revisão sistemática, de um total de 88 artigos, 23 estudos foram selecionados. Os resultados mostraram que não existe consenso sobre o impacto do uso de redes sociais no desempenho acadêmico, mas foi constatado na literatura uma forte associação entre padrões de sono ruim e desempenho académico baixo. No Estudo 2, foi realizado um estudo correlacional com 410 participantes (M= 23,65; DP= 6,45). As análises dos dados foram realizadas com os softwares SPSS e o AMOS. Foram encontradas correlações significativas entre horas e adição às redes, sentimentos compulsivos (r = 0,36; p < 0,01) consequências sociais (r = 0,25; p < 0,01) e efeitos diretos da adição às redes sociais na qualidade de sono (γ = 0,26; IC 90% = 0,18; 0,34, p < 0,001) assim quanto mais os alunos eram aditivos as redes, pior era sua qualidade de sono.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Thalita Cardoso Rezende.pdf298,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.