Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21241
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Galiza, Pedro Henrique Lopes. | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-21T14:40:09Z | - |
dc.date.available | 2021-10-14 | - |
dc.date.available | 2021-10-21T14:40:09Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21241 | - |
dc.description.abstract | This research seeks to understand the role of the script assistant in brazilian writer’s rooms. First, we sought to make a theoretical foundation in order to understand the universe of research at the national level, presenting concepts about script and screenwriters, as well as a brief historical recapitulation of the last two decades in brazilian audiovisual. Then, based on the author’s experience as an assistant in a writer’s room and also from the interview with 10 Brazilian screenwriters, the research presents the work of an assistant in a writer’s room, from his arrival in a room, passing through the functions performed in each stage of development of a tv show, until the final delivery of the scripts to the channels. The objective of this research is to find a definition for the role of screenwriting assistant, exploring the characteristics necessary to perform the work, the tasks and attributions within a writer’s room and the perspectives for those who want to perform the role. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2021-10-21T14:40:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PHLG14102021.pdf: 1238836 bytes, checksum: 7e62f68fba34567ed7b100d95e0d94a2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-10-21T14:40:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PHLG14102021.pdf: 1238836 bytes, checksum: 7e62f68fba34567ed7b100d95e0d94a2 (MD5) Previous issue date: 2021-07-15 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Radialismo. | pt_BR |
dc.subject | Roteirista - Brasil. | pt_BR |
dc.subject | Roteiro - Assistente. | pt_BR |
dc.subject | Roteiro audiovisual. | pt_BR |
dc.subject | Audiovisual - Brasil. | pt_BR |
dc.title | Assistência de roteiro em salas de roteiristas no Brasil. | pt_BR |
dc.title.alternative | Script assistance in screenwriters rooms in Brazil. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Marcel Vieira Barreto | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa busca compreender o lugar do assistente de roteiro em salas de roteiristas no Brasil. Primeiro, buscou-se fazer uma fundamentação teórica afim de entender o universo da pesquisa a nível nacional, apresentando conceitos sobre roteiro e roteiristas, além de uma breve recapitulação histórica das duas últimas décadas no audiovisual nacional. Em seguida, a partir da própria experiência do autor deste trabalho como assistente em uma sala de roteiristas e, também, de entrevistas com 10 roteiristas brasileiros, a pesquisa apresenta o trabalho de um assistente em sala de roteiristas, desde sua chegada numa sala, passando pelas funções exercidas em cada etapa de desenvolvimento de uma série, até a entrega final dos roteiros para os canais. O objetivo desta pesquisa é achar uma definição para a função de assistente de roteiro, explorando as características necessárias para exercer o trabalho, as tarefas e atribuições dentro de uma sala de roteiristas e as perspectivas para quem deseja realizar a função. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | AGÊNCIA NACIONAL DE CINEMA - ANCINE. Disponível em: https://www.ancine.gov.br. Acesso em: 02 jun. 2021. ARRUDA, L.; TORRES, M.C.; et al. Autores: Histórias da Teledramaturgia. Rio de Janeiro: Central Globo de Comunicações, TV Globo, Editora Globo, 2008, v.1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AUTORES ROTEIRISTAS – ABRA. Disponível em: http://www.abra.art.br . Acesso em: 11 jun. 2021. BANCO REGIONAL DO DESENVOLVIMENTO DO EXTREMO SUL. Disponível em: https://www.brde.com.br/oque-e-fsa/. Acesso em: 02 jun. 2021. BRETAS, Erick. “Globo Play é lançado, conheça nova plataforma digital de vídeos da Globo”. G1. Disponível em: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2015/10/globoplay- nova-plataforma-digital-devideos-da-globo-e-lancado.html . Acesso em: 15 jun. 2021. CAMPOS, Bartira Bejarano. Sala de roteiristas: a Writers’ room brasileira e seu processo de escrita colaborativa de séries televisivas. 2019. Dissertação de Mestrado - Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro. Rio de Janeiro: Artemídia: ROCCO, 2000. GERBASE, Carlos. Cinema Primeiro Filme. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2012. KALLAS, Christina. Na sala de roteiristas. Rio de Janeiro: Zahar, 2014. NAVEGA, Curso “Roteirio Cinematográfico com Anna Muylaert”. Disponível em: https://www.navega.art.br/products/roteiro-anna-muylaert. Acesso em: 02 jun. 2021. O BARCO ON, Curso “Roteiro do começo ao fim, passando pelo meio, com Jorge Furtado”. Disponível em: https://conteudo.barco.art.br/curso-jorge-furtado. Acesso em: 02 jun. 2021. OBSERVATÓRIO BRASILEIRO DO CINEMA E DO AUDIOVISUAL. Disponível em: http://oca.ancine.gov.br/. Acesso em: 10 jun. 2021. PARAIZO, Lucas. Palavra de roteirista. São Paulo: Editora Senac, 2015. PETERS, Greg. “Netflix quer produzir 30 programas originais brasileiros até 2021”. Época Negócios. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2019/10/netflix-quer-produzir-30- programas-originais-brasileiros-ate-2021.html. Acesso em: 15 jun. 2021. PUCCINI, Sérgio. Roteiro de documentário. Da pré-produção à pós-produção. Campinas: Papirus Editora, 2009. RIBEIRO, Andrea Barata. “O mercado de roteiristas no Brasil. E seus desafios”. Nexo Jornal. Disponível em: https:// www.nexojornal.com.br/expresso/2019/08/09/O-mercadode-roteiristas-no-Brasil.-E-seus-desafios. Acesso em: 02 jun. 2021. ROTEIRO. In: Dicionário criativo. Disponível em: https://dicionariocriativo.com.br/. Acesso em: 02 jun. 2021. ROTEIRO. In: Dicionário Michaelis Online. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/. Acesso em: 02 jun. 2021. WISKI, Cipriano. “O que é um roteiro”. Tertulia Narrativa. Disponível em: https://www.tertulianarrativa.com/o-que—roteiro. Acesso em: 02 jun. 2021. YANKELEVICH, Tomás. “HBO Max chega ao Brasil no dia 29 de junho por a partir de R$ 20 por mês”. Tilt UOL. Disponível em: HBO Max chega ao Brasil no dia 29 de junho por a partir de R$ 20 por mês... – Disponível em: https:// www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2021/05/26/hbo-max-chega-ao-brasil-no-dia-29- de-junho.htm?cmpid=copiaecola . Acesso em: 10 jun. de 2021. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Radialismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PHLG14102021.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons