Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21253Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Correia, Wandreus Wilson da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2021-10-27T16:46:15Z | - |
| dc.date.available | 2021-04-16 | - |
| dc.date.available | 2021-10-27T16:46:15Z | - |
| dc.date.issued | 2021-04-01 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21253 | - |
| dc.description.abstract | This dissertation aims to discuss shamanism while thought, way of life and immanent "virtuality"; in this way, to verify the indigenous sociability with its own environment, and what kind of production happens with the encounter of multiplicity of bodies in a cosmos of fluid transversality. The idea is also to occasionally oppose the western “neurotized” environment, its “agencies”, and the anthropocentric culture. The path to explore different categories, concepts, lexicons, and elements of a two-way anthropology, will be covered mainly through the work of the anthropologist Eduardo Viveiros de Castro (1986; 2006; 2007; 2009; 2014) in dialogue with the “philosophy of difference” by Deleuze & Guattari (2011; 2012), punctuated with the theoretical framework of Sciences of Religions. The outcome seeks to develop a post-structuralist articulation, which allows a thought construction analysis through "afecção", "affections", relationships, making possible the perception of a possible mind therapy in the "spirituality and health" line. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Sara Lima (sara.oliveira2@academico.ufpb.br) on 2021-10-13T17:11:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WandreusWilsonDaSilvaCorreia_Dissert.pdf: 42371459 bytes, checksum: 2f5f612e4503f97d9277052ab7d60b1b (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-10-27T16:46:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WandreusWilsonDaSilvaCorreia_Dissert.pdf: 42371459 bytes, checksum: 2f5f612e4503f97d9277052ab7d60b1b (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-10-27T16:46:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WandreusWilsonDaSilvaCorreia_Dissert.pdf: 42371459 bytes, checksum: 2f5f612e4503f97d9277052ab7d60b1b (MD5) Previous issue date: 2021-04-01 | en |
| dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Xamanismo transversal | pt_BR |
| dc.subject | Cosmologia ameríndia | pt_BR |
| dc.subject | Espiritualidade indígena | pt_BR |
| dc.subject | Perspectivismo | pt_BR |
| dc.subject | Transversal shamanism | pt_BR |
| dc.subject | Amerindians cosmology | pt_BR |
| dc.subject | Indigenous spirituality | pt_BR |
| dc.subject | Perspectivism | pt_BR |
| dc.title | O pensamento indígena: o xamanismo ameríndio como terapia da mente | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Possebon, Fabrício | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2781959905615456 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1 | Cavalcanti, Ana Paula Rodrigues | - |
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9382556525070775 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3852618081539409 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Essa dissertação tem o objetivo de discorrer a respeito do xamanismo como pensamento, modo de vida e “virtualidade” imanente; dessa forma, verificar a sociabilidade indígena com seu ambiente próprio, e que tipo de produção acontece com o encontro da multiplicidade de corpos em um cosmo de transversalidade fluída. A ideia também é contrapor em alguns momentos com o ambiente “neurotizado” ocidental, suas “agencias”, e cultura antropocêntrica. O percurso para desbravar diversas categorias, conceitos, léxicos, e elementos próprios de uma antropologia de mão dupla, será percorrido principalmente através da obra do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro (1986; 2006; 2007; 2009; 2014) em dialogo com a “filosofia da diferença” de Deleuze & Guattari (2011; 2012), pontuado com o arcabouço teórico de Ciências das Religiões. O desfecho é buscar desenvolver uma articulação pós-estruturalista, que permita uma análise de construção de pensamento através de “afecções”, “afetos”, relações, que possibilitem perceber uma terapia da mente possível na linha “espiritualidade e saúde”. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciência das Religiões | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| WandreusWilsonDaSilvaCorreia_Dissert.pdf | 41,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
