Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21253
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorreia, Wandreus Wilson da Silva-
dc.date.accessioned2021-10-27T16:46:15Z-
dc.date.available2021-04-16-
dc.date.available2021-10-27T16:46:15Z-
dc.date.issued2021-04-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21253-
dc.description.abstractThis dissertation aims to discuss shamanism while thought, way of life and immanent "virtuality"; in this way, to verify the indigenous sociability with its own environment, and what kind of production happens with the encounter of multiplicity of bodies in a cosmos of fluid transversality. The idea is also to occasionally oppose the western “neurotized” environment, its “agencies”, and the anthropocentric culture. The path to explore different categories, concepts, lexicons, and elements of a two-way anthropology, will be covered mainly through the work of the anthropologist Eduardo Viveiros de Castro (1986; 2006; 2007; 2009; 2014) in dialogue with the “philosophy of difference” by Deleuze & Guattari (2011; 2012), punctuated with the theoretical framework of Sciences of Religions. The outcome seeks to develop a post-structuralist articulation, which allows a thought construction analysis through "afecção", "affections", relationships, making possible the perception of a possible mind therapy in the "spirituality and health" line.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Lima (sara.oliveira2@academico.ufpb.br) on 2021-10-13T17:11:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WandreusWilsonDaSilvaCorreia_Dissert.pdf: 42371459 bytes, checksum: 2f5f612e4503f97d9277052ab7d60b1b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-10-27T16:46:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WandreusWilsonDaSilvaCorreia_Dissert.pdf: 42371459 bytes, checksum: 2f5f612e4503f97d9277052ab7d60b1b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-27T16:46:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WandreusWilsonDaSilvaCorreia_Dissert.pdf: 42371459 bytes, checksum: 2f5f612e4503f97d9277052ab7d60b1b (MD5) Previous issue date: 2021-04-01en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectXamanismo transversalpt_BR
dc.subjectCosmologia ameríndiapt_BR
dc.subjectEspiritualidade indígenapt_BR
dc.subjectPerspectivismopt_BR
dc.subjectTransversal shamanismpt_BR
dc.subjectAmerindians cosmologypt_BR
dc.subjectIndigenous spiritualitypt_BR
dc.subjectPerspectivismpt_BR
dc.titleO pensamento indígena: o xamanismo ameríndio como terapia da mentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Possebon, Fabrício-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2781959905615456pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cavalcanti, Ana Paula Rodrigues-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9382556525070775pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3852618081539409pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação tem o objetivo de discorrer a respeito do xamanismo como pensamento, modo de vida e “virtualidade” imanente; dessa forma, verificar a sociabilidade indígena com seu ambiente próprio, e que tipo de produção acontece com o encontro da multiplicidade de corpos em um cosmo de transversalidade fluída. A ideia também é contrapor em alguns momentos com o ambiente “neurotizado” ocidental, suas “agencias”, e cultura antropocêntrica. O percurso para desbravar diversas categorias, conceitos, léxicos, e elementos próprios de uma antropologia de mão dupla, será percorrido principalmente através da obra do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro (1986; 2006; 2007; 2009; 2014) em dialogo com a “filosofia da diferença” de Deleuze & Guattari (2011; 2012), pontuado com o arcabouço teórico de Ciências das Religiões. O desfecho é buscar desenvolver uma articulação pós-estruturalista, que permita uma análise de construção de pensamento através de “afecções”, “afetos”, relações, que possibilitem perceber uma terapia da mente possível na linha “espiritualidade e saúde”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência das Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WandreusWilsonDaSilvaCorreia_Dissert.pdf41,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons