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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21261
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Anderson Romário Torres-
dc.date.accessioned2021-10-27T22:09:58Z-
dc.date.available2021-06-22-
dc.date.available2021-10-27T22:09:58Z-
dc.date.issued2021-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21261-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the influence of vanity and social comparison, taking into account envy and the use of social networks, on the conspicuous consumption of tourism. For this, a bibliographic review was carried out, supporting the theoretical relationships and resulting in the elaboration of 5 hypotheses to be tested in the proposed model. It is a quantitative and descriptive research carried out through a survey, which involved the elaboration of a structured questionnaire composed of items from the validated scales of the constructs, which underwent an adaptation to the context of the study. The collected data were analyzed based on an initial descriptive exploratory analysis, followed by an exploratory factor analysis (AFE), multivariate analysis techniques, processed in the SPSS software, and structural equation modeling (MEE) using the AMOS software, in the in order to verify the hypotheses of the study. The main results are that there is a positive relationship between the social comparison and online social comparison of consumers of tourism trips, between the social comparison and the vanity of these consumers, the social comparison and vanity are predictors of conspicuous consumption of travel, vanity being the aspect that has the greatest influence, especially when related to envy and online social comparisons, and the conspicuous consumption of these consumers positively and strongly influences the predisposition to the consumption of tourism trips. Thus, the study contributes to the understanding of the consumption behavior of consumers of tourism trips.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Ferreira (fernandaferreira@biblioteca.ufpb.br) on 2021-10-14T17:30:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AndersonRomárioTorresCarvalho_Dissert.pdf: 2629210 bytes, checksum: c577bb1eba11e282cac26e669cef68d5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-10-27T22:09:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AndersonRomárioTorresCarvalho_Dissert.pdf: 2629210 bytes, checksum: c577bb1eba11e282cac26e669cef68d5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-27T22:09:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AndersonRomárioTorresCarvalho_Dissert.pdf: 2629210 bytes, checksum: c577bb1eba11e282cac26e669cef68d5 (MD5) Previous issue date: 2021-03-31en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectComparação socialpt_BR
dc.subjectVaidadept_BR
dc.subjectConsumo conspícuopt_BR
dc.subjectConsumo de viagens de turismopt_BR
dc.subjectSocial comparisonpt_BR
dc.subjectVanitypt_BR
dc.subjectConspicuous consumptionpt_BR
dc.subjectTourism travel consumptionpt_BR
dc.titleRelações entre vaidade, comparação social e conspicuidade: uma análise da predisposição ao consumo de viagens de turismopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, José Carlos de Lacerda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0549548560499543pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0559313871785305pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve o objetivo de analisar a influência da vaidade e comparação social, levando em conta a inveja e o uso das redes sociais, sobre o consumo conspícuo de turismo. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica fundamentando as relações teóricas e resultando na elaboração de 5 hipóteses a serem testadas no modelo proposto. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva realizada por meio de um levantamento survey, que envolveu a elaboração de um questionário estruturado composto por itens das escalas validadas dos construtos, que passaram por uma adaptação para o contexto do estudo. Os dados coletados foram analisados com base em uma análise exploratória descritiva inicial, seguida de uma análise fatorial exploratória (AFE), técnicas de análise multivariadas, processadas no software SPSS, e modelagem de equações estruturais (MEE), utilizando-se do software AMOS, no intuito de verificar as hipóteses do estudo. Como principais resultados tem-se que existe uma relação positiva entre a comparação social e comparação social on-line dos consumidores de viagens de turismo, entre a comparação social e a vaidade desses consumidores, a comparação social e a vaidade são preditoras do consumo conspícuo de viagens, sendo a vaidade o aspecto que possui maior influência, principalmente quando relacionada à inveja e às comparações sociais on-line, e o consumo conspícuo desses consumidores influencia positivamente e de maneira forte a pré-disposição ao consumo de viagens de turismo. Dessa forma, o estudo contribui para a compreensão do comportamento de consumo dos consumidores de viagens de turismo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

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