Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21288
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Francisco Diêgo Vieira de | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-28T16:38:42Z | - |
dc.date.available | 2021-07-06 | - |
dc.date.available | 2021-10-28T16:38:42Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21288 | - |
dc.description.abstract | Situações fotográficas is a project that seeks to investigate the immersion of the body as sculpture in everyday spaces, providing performative situations focused on photography. It arises from the interest in approaching the exhibition space of galleries, sually predestined to be of the viewer, as a possible way of becoming / being art, and the spectator as participant, besides approaching the photography in the enlarged field before the image freeze, bringing as theoretical reference the writings of Stéphane Huchet. The research uses the A/r/tography approach, from the thought of Dias and Irwin, and is presented in a catalog-book format, bringing a brief survey of contemporary artists, and even young people on the art circuit, who work with expanded photography and performances focused on video and photography. For the accomplishment of the practical part, Instagram and the hashtag #SituaçõesFotográficas were used as a means of interaction between artist and spectator-participant, for the collection of images realized by the users of the platform as project experiment. As an artistic reference we bring the French Marcel Duchamp together with the Brazilians Rosangela Rennó, Cildo Meireles, Regina Silveira, among others who also discuss in their works questions related to the space of the work and the space of the spectator, which Aumont presents us as plastic space and exhibition space. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Sara Lima (sara.oliveira2@academico.ufpb.br) on 2021-10-20T20:16:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FranciscoDiêgoVieiraDeOliveira_Dissert.pdf: 325349335 bytes, checksum: 08d7c5d88250d9391f10402a37b4e9bd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-10-28T16:38:42Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FranciscoDiêgoVieiraDeOliveira_Dissert.pdf: 325349335 bytes, checksum: 08d7c5d88250d9391f10402a37b4e9bd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-10-28T16:38:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FranciscoDiêgoVieiraDeOliveira_Dissert.pdf: 325349335 bytes, checksum: 08d7c5d88250d9391f10402a37b4e9bd (MD5) Previous issue date: 2019-02-25 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Situações fotográficas | pt_BR |
dc.subject | Escultura | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Espaço | pt_BR |
dc.subject | Espectador-participador | pt_BR |
dc.subject | Sculpture | pt_BR |
dc.subject | Space | pt_BR |
dc.subject | Spectator-participant | pt_BR |
dc.title | Situações fotográficas: a imersão do corpo no espaço como forma | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gomes, João de Lima | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2464714009394722 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8917350379061896 | pt_BR |
dc.description.resumo | Situações fotográficas é um projeto que surge na busca de investigar a imersão do corpo enquanto escultura nos espaços do dia a dia, proporcionando situações performáticas voltadas para a fotografia. Ele surge a partir do interesse em abordar o espaço expositivo das galerias, geralmente predestinado a ser do espectador, como forma possível de tornar-se/ser arte, e o espectador como participador, além de abordar a fotografia no campo ampliado antes mesmo do congelamento da imagem, trazendo como referencial teórico os escritos de Stéphane Huchet. A pesquisa utiliza a abordagem da A/r/tografia, a partir do pensamento de Dias e Irwin, e é apresentada em formato de catálogo-livro de exposição, trazendo um breve apanhado de artistas contemporâneos, e até mesmo jovens no circuito da arte, que trabalham com a fotografia expandida e performances voltadas para vídeo e fotografia. Para a realização da parte prática, foi utilizado como meio de interação entre artista e espectador-participador o Instagram e a hashtag #SituaçõesFotográficas, para a coleta das imagens realizadas pelos usuários da plataforma como experimento do projeto. Como referencial artístico trazemos o francês Marcel Duchamp juntamente com os brasileiros Rosangela Rennó, Cildo Meireles, Regina Silveira, entre outros que também discutem em seus trabalhos questões referentes ao espaço da obra e o espaço do espectador, o que Aumont nos apresenta como espaço plástico e espaço expositivo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Artes Visuais | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FranciscoDiêgoVieiraDeOliveira_Dissert.pdf | 317,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons