Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21368
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVICTÓRIA CAVALCANTE DE LIMA, MARIA-
dc.date.accessioned2021-11-08T18:45:16Z-
dc.date.available2021-10-27-
dc.date.available2021-11-08T18:45:16Z-
dc.date.issued2021-07-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21368-
dc.description.abstractDespite the difficult recognition for being confused with typical symptoms of the development phase, child cancer usually develops quickly inducing changes that, when early diagnosed, increases the therapeutic possibilities, making a difference in the life of the sick child. The moment of diagnosis of childhood cancer, the treatment process and the possible physical and psychological sequels arising from the clinical condition are pointed as suffer factors in the patient's life, demanding from psychologists the elaboration of intervention and coping strategies that will favor the performance of the professional with the child . Thereby, this study has the objective to elaborate a therapeutic resource to be used for psychologists professionals like a ludic strategy for making psychoeducative interventions about cancer and your respective treatment. In the first moment It was performed descriptive/ exploratory looking to make a literature review about the psychologist work and the great vallue of the ludic and bibliotherapy for the child cancer treatment. Then, it was realized a children's books data survey of childhood cancer and Leukemia, both national and international. In a third moment it was realized the creation of the resource " Leo has leukemia", an therapeutic book/ story about child cancer, looking to help the realization of interventions with the child. From the proposal presented here it hopes to explain childhood cancer in a ludic way, considering that the child stories can be a positive auxiliary in a comprehension and coping of the disease.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabriel Andrade (gabrieltiburtino@cchla.ufpb.br) on 2021-11-08T18:45:16Z No. of bitstreams: 1 MVCL08112021.pdf: 2356376 bytes, checksum: 8b76c2c9a664237897d2941f040f4e1e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-08T18:45:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MVCL08112021.pdf: 2356376 bytes, checksum: 8b76c2c9a664237897d2941f040f4e1e (MD5) Previous issue date: 2021-07-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCâncerpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectLúdico e Psicologiapt_BR
dc.subjectCancerpt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectPlaypt_BR
dc.subjectLudic and Psychologypt_BR
dc.titleLéo Tem Leucemia: Elaboração de uma História Terapêutica para Atuação com Biblioterapia no Cenário Infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1de Souza Silva Simeão, Shirley-
dc.description.resumoApesar do difícil reconhecimento por ser confundido com sintomas típicos da etapa de desenvolvimento, o câncer na infância costuma se desenvolver rapidamente, provocando alterações que, quando diagnosticadas precocemente, aumentam as possibilidades terapêuticas e fazem a diferença na vida da criança acometida. O momento do diagnóstico de câncer infantil, o processo de tratamento e as possíveis sequelas físicas e psicológicas decorrentes do quadro clínico deste são apontados como fatores de sofrimento na vida do paciente, demandando do psicólogo a elaboração de estratégias de intervenção e enfrentamento que venham favorecer a atuação do profissional junto à criança. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo elaborar um recurso terapêutico para ser utilizado por profissionais da psicologia como estratégia lúdica para realização de intervenções psicoeducativas acerca do câncer e do seu respectivo tratamento. Em um primeiro momento foi realizada uma pesquisa descritiva/exploratória visando fazer uma revisão de literatura sobre a atuação do Psicólogo e a importância do lúdico e da Biblioterapia no tratamento do Câncer Infantil. Em seguida, foi realizado um levantamento de livros infantis sobre câncer infantil e Leucemia tanto nacionais como internacionais. Em um terceiro momento foi realizada a elaboração do recurso “Léo tem leucemia”, um livro/história terapêutica acerca do câncer infantil, com o objetivo de auxiliar a realização de intervenções junto à criança. A partir da proposta aqui apresentada, espera-se explicar o câncer infantil de forma lúdica, considerando que as histórias infantis podem auxiliar positivamente na compreensão e enfrentamento da doença.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MVCL08112021.pdf2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.