Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21375
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaiva, Igara Cynara Cabral de-
dc.date.accessioned2021-11-08T19:01:09Z-
dc.date.available2021-07-02-
dc.date.available2021-11-08T19:01:09Z-
dc.date.issued2011-09-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21375-
dc.description.abstractThis research is an analytical and interpretative study about four pieces from Prelúdios Potiguares series written by pianist Oriano de Almeida (1921 - 2004) and an edition proposal of such pieces. The research was divided into three main methodological steps: data collection on Oriano de Almeida and Prelúdios Potiguares and bibliography related to the issues raised during the research; formal, phraseological and melodic analysis of the chosen preludes; and the elaboration of an edition of the preludes analyzed. These steps clarified the formal and phraseological structures adopted by the composer, as well as scales, modes and rhythms used; it also pointed discrepancies and errors observed in the comparative analysis of the sources taken as reference for this study and finally, the edition of preludes No Caminho do Sertão, Sequilhos e Alfinins, O Alvissareiro da Torre da Matriz and Comprai Juá Jucá. It was concluded that the compositional style of Oriano de Almeida presented in Prelúdios Potiguares is essentially improvisational and that the use of rhythms such as baião and maxixe, as well as the northeastern modes, gave the works the sound typically associated with the universe of northeastern popular music. This research intended to bring up problems related to editions of Brazilian music, as well as encourage other researchers to contribute on improving these materials. We sought to collaborate with the publication of piano works by Oriano de Almeida, in awakening interest to Brazilian music, and to incite the performance of piano works written by composers known only locally or regionally.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2021-10-29T13:24:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IgaraCynaraCabralDepaiva_Dissert.pdf: 53359585 bytes, checksum: 5a541163ab5eab3959dee53c3bf9f90a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-11-08T19:01:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IgaraCynaraCabralDepaiva_Dissert.pdf: 53359585 bytes, checksum: 5a541163ab5eab3959dee53c3bf9f90a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-08T19:01:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IgaraCynaraCabralDepaiva_Dissert.pdf: 53359585 bytes, checksum: 5a541163ab5eab3959dee53c3bf9f90a (MD5) Previous issue date: 2011-09-28en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura pianística norte-rio-grandensept_BR
dc.subjectOriano de Almeidapt_BR
dc.subjectPrelúdios Potiguarespt_BR
dc.subjectPiano literature from Rio Grande do Nortept_BR
dc.titleOriano de Almeida (1921 - 2004): um estudo analítico-interpretativo e uma edição de quatro Prelúdios Potiguarespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, José Henrique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8297766321235339pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7364673697115728pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa consiste em um estudo analítico-interpretativo acerca de quatro peças da série intitulada Prelúdios Potiguares escrita pelo pianista Oriano de Almeida (1921 - 2004) e de uma edição das peças analisadas. Para tanto, o trabalho se dividiu em três etapas metodológicas principais: o levantamento de dados sobre Oriano de Almeida e os Prelúdios Potiguares e de bibliografias relacionadas aos assuntos abordados durante a pesquisa; a análise formal, fraseológica e melódica das peças a partir de um referencial teórico específico; e a elaboração de uma edição dos prelúdios analisados. O cumprimento das etapas resultou no conhecimento das estruturas formais e fraseológicas adotadas pelo compositor bem como das escalas, modos e ritmos aplicados; na identificação das divergências e erros encontrados na análise comparativa das fontes adotadas como referência para o trabalho e, por fim, na elaboração da edição dos prelúdios No caminho do Sertão, Sequilhos e Alfinins, O Alvissareiro da Torre da Matriz e Comprai Juá Jucá. Concluiu-se que o estilo composicional de Oriano de Almeida apresentado nos Prelúdios Potiguares é essencialmente improvisativo e que o emprego de ritmos como o baião e o maxixe, bem como dos modos nordestinos, conferiram às obras a sonoridade tipicamente associada ao universo da música popular nordestina. Procura-se, com esta pesquisa, evidenciar a questão da precariedade das edições de música brasileira além de incentivar outros pesquisadores a contribuírem com o aperfeiçoamento desses materiais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IgaraCynaraCabralDepaiva_Dissert.pdf52,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons