Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21376
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOnofre, Marcílio Fagner-
dc.date.accessioned2021-11-08T19:11:43Z-
dc.date.available2021-06-12-
dc.date.available2021-11-08T19:11:43Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21376-
dc.description.abstractThis thesis aims to investigate the universe of compositional ideas, dealing with the use of ekphrasis as a creative resource, from which composers elaborate their musical works having as starting point artistic productions expressed in different media such as, for example, texts, paintings, engravings, sculptures, etc. Thus, if necessary, a process of trans-medialization, when an idea is transposed from one medium to another and accessed by memory and by a creative and transmedialized listening, which is launched towards the referenced work. During the course of this thesis, we will bring some examples and analyzes of musical works of the 20th and 21st centuries that, in some way, are related to ekphrasis and, therefore, served as a starting point for the compositional approach proposed here. In this research, we will discuss a creative model in which the act of composing is thought from an ecological perspective, and thus becomes rooted in different works of art creating collaborative relationships with interpreters and, more broadly, connects to the social context, political and geographic location. From this perspective, the composer interacts with different types of environments, whether endogenous or exogenous to the musical work. Finally, the particularities of each of the ten works composed in the light of the theoretical and conceptual assumptions created and developed during this research are presented.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2021-10-29T13:30:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MarcílioFagnerOnofre_Tese.pdf: 21228766 bytes, checksum: 18ff9bc3ab945a1a70e44e18cca24e81 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-11-08T19:11:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MarcílioFagnerOnofre_Tese.pdf: 21228766 bytes, checksum: 18ff9bc3ab945a1a70e44e18cca24e81 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-08T19:11:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MarcílioFagnerOnofre_Tese.pdf: 21228766 bytes, checksum: 18ff9bc3ab945a1a70e44e18cca24e81 (MD5) Previous issue date: 2020-12-17en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectComposição musicalpt_BR
dc.subjectEkphrasispt_BR
dc.subjectColaboraçãopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectMusic compositionpt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectEcologypt_BR
dc.titleEkphrasis: por um viés ecológico da criação musical contextualizado pela memória, pelo esquecimento e pela referencialidadept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Moura, Eli-Eri Luiz de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5810448733148820pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9196203410925126pt_BR
dc.description.resumoEsta Tese objetiva investigar o universo das ideias composicionais, tratando da utilização da ekphrasis como recurso criativo, a partir do qual compositores elaboram suas obras musicais tendo como ponto de partida produções artísticas expressas em diferentes meios, como, por exemplo, textos, pinturas, gravuras, esculturas, etc. Para tanto, estabelece-se um processo de transmidialização, quando uma ideia é transposta de um meio a outro e acessada pela memória e por uma escuta criativo-transmidializadora que se lança em direção à obra referenciada. No percurso da tese, são apresentados alguns exemplos e feitas análises de obras musicais do século XX e XXI que, de algum modo, se relacionam com a ekphrasis e que serviram de ponto de partida para a abordagem composicional aqui proposta. Discute-se também sobre um modelo criativo no qual o ato de compor é pensado por uma perspectiva ecológica, e assim se torna enraizado em distintas obras de arte, criando relações colaborativas com intérpretes e, de modo mais amplo, se conecta aos contextos locais social, político e geográfico. Por essa perspectiva, o compositor interage com diferentes tipos de ambientes, endógenos ou exógenos à obra musical. Por fim, são apresentadas as particularidades de cada uma das dez obras compostas à luz dos pressupostos teóricos e conceituais criados e desenvolvidos no decorrer da pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarcílioFagnerOnofre_Tese.pdf20,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons