Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21395
Tipo: | Tese |
Título: | Formação profissional e projetos de vida: vivências de jovens com trajetórias em instituições de acolhimento |
Autor(es): | Leal, Noêmia Soares Barbosa |
Primeiro Orientador: | Alberto, Maria de Fatima Pereira |
Resumo: | Ancorada na Psicologia Histórico-Cultural, esta Tese buscou analisar o contexto de desenvolvimento disponibilizado pela política de acolhimento, notadamente quanto à atividade guia da formação profissional e a sua relação com a construção dos projetos de vida dos jovens. Para tanto, utilizou a estratégia metodológica da triangulação, fez uso do Diário de Campo e desenvolveu três estudos de delineamento qualitativo. O Estudo I foi desenvolvido em duas etapas: a) pesquisa documental nos prontuários individuais de jovens com trajetórias nas instituições de acolhimento e b) entrevistas com seis profissionais da política de acolhimento. O Estudo II abarcou entrevistas individuais com oito jovens egressos do acolhimento que foram inseridos na formação profissional enquanto acolhidos. O Estudo III compreendeu uma pesquisa longitudinal com quatro jovens acolhidos em 2018 e inseridos na formação profissional. Parte dos dados da pesquisa documental foram analisados descritivamente e outra parte foi submetida à Análise de Conteúdo Temática, técnica também empregada nas entrevistas, com auxílio do MAXQDA. Os resultados apontam que as políticas estudas se materializam com as limitações típicas do sistema capitalista, sendo o direito dos jovens à formação profissional viabilizado de modo impreciso, descontínuo e sem considerar o interesse ou a escolha deles. O conteúdo das propostas formativas tem ênfase em aspectos disciplinadores e o caráter educativo é secundarizado. Conclui-se que, apesar de a formação acessada poder aproximar-se da atividade guia mobilizadora do desenvolvimento, a limitação de seu conteúdo reflete na estreiteza das vivências e de suas contribuições para a elaboração de projetos de vida. |
Abstract: | Based on Historical-Cultural Psychology, this Thesis sought to analyze the context of development made available by the reception policy, notably as to the guiding activity of vocational training and its relationship with the construction of life projects for youthful. Therefore, used the methodological triangulation strategy, made use of Field Diary and developed three studies of qualitative design. The Study I was developed in two stages: a) documentary research in individual records of young people with trajectory in shelter institutions and b) interviews with six reception policy professionals. The Study II comprised individual interviews with eight egress young of shelter that were inserted in the vocational training while sheltered. The Study III comprehended a longitudinal research with four young that were sheltered in 2018 and inserted in the vocational training. Part of the documentary research data was analyzed descriptively and another part was subjected to Theme Content Analysis, technique also used in the interviews, with assistance from MAXQDA. The results show that the policies studied materialize with the typical limitation of the capitalist system, being the right of young people to vocational training making viable inaccurate, discontinuous mode and without considering their interest or choice. The content of formative proposals has an emphasis on disciplining aspects and the educational character is secondary. It is concluded that, although the training accessed can approach the guiding activity that mobilizes development, the limitation of its content reflects in the narrowness of the experiences and its contributions to the elaboration of life projects. Basado en la Psicología Histórico-Cultural, esta Tesis buscó analizar el contexto de desarrollo disponible por la política de acogida, notablemente en cuanto a actividad guía de la formación profesional y su relación con la construcción de los proyectos de vida de los jóvenes. Para tanto, se utilizó la estrategia de triangulación metodológica, hizo uso del Diario de Campo y desarrolló tres estudios de diseño cualitativo. El Estudio I fue desarrollado en dos pasos: a) investigación documental en registros individuales de jóvenes con trayectorias en las instituciones de acogida y b) entrevistas a seis profesionales de la política de acogida. El Estudio II alcanzó entrevistas individuales a ocho jóvenes egresos del lugar de acogida que han sido insertados en la formación profesional mientras estaban en acogida. El Estudio III comprendió una investigación longitudinal a cuatro jóvenes que estaban acogidos en 2018 e insertados en la formación profesional. Parte de los datos de la investigación documental fueran analizados descriptivamente y otra parte fue sometida a Análisis de Contenido Temático, técnica también utilizada en las entrevistas, con la ayuda de MAXQDA. Los resultados apuntan que las políticas estudiadas se materializan con las limitaciones propias del sistema capitalista, siendo el derecho de los jóvenes a la formación profesional posibilitado de manera imprecisa, discontinua y sin tener en cuenta su interés o su elección. El contenido de las propuestas formativas tiene un énfasis en los aspectos disciplinares y el carácter educativo es secundario. Se concluye que, a pesar de la formación accedida puede acercarse a la actividad orientadora que moviliza el desarrollo, la limitación de su contenido se refleja en la estrechez de las experiencias de sus aportes y la elaboración de sus proyectos de vida. |
Palavras-chave: | Juventude Formação profissional Acolhimento institucional Políticas sociais Projeto de vida Youth Vocational training Institutional shelter Social politics Life project Juventud Formación profesional Institución de acogida Políticas sociales Proyecto de vida |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicologia Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21395 |
Data do documento: | 25-Fev-2021 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NoêmiaSoaresBarbosaLeal_Tese.pdf | 2,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons