Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21412
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPINHEIRO DA SILVA, JOÃO LUCAS-
dc.date.accessioned2021-11-19T17:43:55Z-
dc.date.available2021-07-14-
dc.date.available2021-11-19T17:43:55Z-
dc.date.issued2021-04-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21412-
dc.description.abstractThe acquisition of reading skills is essential for students of Basic Education, given that reading makes it possible to obtain and expand knowledge that allows them to see the world critically and act on it in an autonomous way. However, we realize that the training of competent readers still presents itself as a major challenge in public elementary schools, since, in relation to the skills necessary for the development of efficient reading, most students have difficulties in understanding, even in the face of of low complexity texts. Thus, the main objective of this research was to foster the expansion of the reading competence of students in the 9th grade of elementary school, based on the teaching of reading strategies. This research took place in a 9th grade class of elementary school, from a public school in the municipality of Igarassu-PE. This work is justified by the fact that, during the Portuguese language classes, there was an insufficient performance of these students in terms of reading activities that require them to recognize information in addition to those explicitly presented in the texts. In order to support our research on reading, we resorted to a theoretical contribution that better justifies it, based on the studies developed by Antunes (2003), Koch (2010; 2011), Cavalcante (2015), Bakhtin (1986), Kleiman (2011 ), Travaglia (2009), among others. Regarding reading strategies, we seek support in the studies developed by Solé (1998) and Kleiman (2016). In addition, official documents taken as guidelines for education in the country were consulted, such as the National Curriculum Parameters - PCN (BRAZIL, 1998), Common National Curriculum Base - BNCC (2017) and the Reference Matrix SAEB/Prova Brasil (BRAZIL, 2013). Regarding the methodology, our research is of an applied nature and basic in character, characterized as an action research. As a result, we present a Pedagogical Notebook, whose objective is to contribute as a didactic subsidy not only for the researcher teacher, but also for other teachers who are interested in using it as a pedagogical tool. In it, reading activities are presented that aim to develop the reading competence of the researched subjects, based on the teaching of reading strategies.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luiza Nunes (luiza@ccae.ufpb.br) on 2021-11-19T17:43:55Z No. of bitstreams: 1 Dissertação João Lucas VERSÃO FINAL.pdf: 2249766 bytes, checksum: 0da4d509044b0bb35d4bad358e3c285d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-19T17:43:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação João Lucas VERSÃO FINAL.pdf: 2249766 bytes, checksum: 0da4d509044b0bb35d4bad358e3c285d (MD5) Previous issue date: 2021-04-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectProficiência leitorapt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.subjectDescritores.pt_BR
dc.titleO ENSINO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DOS DESCRITORES DA PROVA BRASILpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1de Melo Bonifácio, Carla Alecsandra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1966955409336714pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7420011450132233pt_BR
dc.description.resumoA aquisição de habilidades de leitura é imprescindível para os estudantes da Educação Básica, haja vista que a leitura possibilita a obtenção e a ampliação de conhecimentos que permitem enxergar o mundo criticamente e atuar sobre ele de maneira autônoma. Entretanto, percebemos que a formação de leitores competentes ainda se apresenta como um grande desafio nas escolas públicas de Ensino Fundamental, uma vez que, em relação às habilidades necessárias ao desenvolvimento de uma leitura eficiente, a maioria dos estudantes apresenta dificuldades de compreensão, mesmo diante de textos de baixa complexidade. Assim, o objetivo principal desta pesquisa foi fomentar a ampliação da competência leitora de discentes do 9º ano do ensino fundamental, a partir do ensino de estratégias de leitura. A realização desta pesquisa aconteceu em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública no município de Igarassu-PE. Este trabalho se justifica pelo fato de que, no decorrer das aulas de Língua Portuguesa, observou-se um rendimento insuficiente desses alunos quanto às atividades de leitura que exigem deles o reconhecimento de informações além das apresentadas explicitamente nos textos. A fim de embasar nossa pesquisa sobre leitura, recorremos a um aporte teórico que melhor a fundamente, a partir dos estudos desenvolvidos por Antunes (2003), Koch (2010; 2011), Cavalcante (2015), Bakhtin (1986), Kleiman (2011), Travaglia (2009), entre outros. Em relação às estratégias de leitura, buscamos respaldo nos estudos desenvolvidos por Solé (1998) e Kleiman (2016). Além disso, foram consultados documentos oficiais tomados como diretrizes para a educação no país, como os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1998), Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017) e a Matriz de Referência SAEB/Prova Brasil (BRASIL, 2013). Em relação à metodologia, a nossa pesquisa é de natureza aplicada e de caráter básico, caracterizando-se como uma pesquisa-ação. Como resultado, apresentamos um Caderno Pedagógico, cujo objetivo é contribuir como subsídio didático não apenas para o professor pesquisador, mas também para outros docentes que tenham interesse em utilizá-lo como instrumento pedagógico. Nele, são apresentadas atividades de leitura que visam ao desenvolvimento da competência leitora dos sujeitos pesquisados, a partir do ensino das estratégias de leitura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola, 2003. BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986. BONIFÁCIO, Carla Alecsandra de Melo. Práticas de Leitura e Produção textual em Língua Inglesa I. In: CLAUDINO, Barthyra Cabral Vieira de Andrade (Org.). Licenciatura em Letras - Língua Inglesa a Distância. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015, v. 2, p. 12-66. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASIL. Prova Brasil: Ensino Fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Ministério da Educação. Brasília: MEC/SEB; Inep, 2013. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2017. CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2018. FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2006. FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2007. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Cartilha 2013. Brasília: INEP, 2013. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/saeb/matrizes-e-escalas>. Acesso em: 24 fev. 2020. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Matrizes e Escalas. Brasília: INEP, 2017. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/saeb/matrizes-e-escalas>. Acesso em: 24 101 fev. 2020. KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. 16. ed. Campinas: Pontes, 2016. KLEIMAN, Ângela. Texto e Leitor: aspectos cognitivos da leitura. 14. ed. São Paulo: Pontes, 2011. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Desvendando os segredos do texto. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011. KOCH, Ingedore Villaça e ELIAS, Vanda Maria. Ler e Compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2010. PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2009pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação João Lucas VERSÃO FINAL.pdf2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.