Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21416
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVeloso, Tammamy Haixa Rufino da Silva-
dc.date.accessioned2021-11-23T14:09:09Z-
dc.date.available2019-09-17-
dc.date.available2021-11-23T14:09:09Z-
dc.date.issued2019-05-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21416-
dc.description.abstractIn modern organizations, profit has made room for intangible values in terms of market success. The success is based on technological innovation, the image that the organization passes to the market and the degree of satisfaction and fidelity that it provides to the target audience. Marketing acts through strategic planning as a guideline for this change in organizational behavior. In the scope of information units, this action is similar and occurs through the design of a Marketing Plan. Based on this premise, this research aimed to understand the process of elaboration and institutionalization of the Marketing Plan of the Federal University of Paraíba. We used the methodological procedure called participant research, which consists of the influence and participation of the researcher in the researched environment. The main results are the mapping of the actions responsible for the elaboration of the plan, as well as of which procedures are necessary for its institutionalization and the analysis and identification of the Request Dimensions of Krogh, Ichijo and Nonaka (2001) during the process. As a result of this, the importance of the information professional's role in the marketing processes was emphasized, as well as the relevance of the dimensions of solicitude for the improvement of professional practices and for the sustainable and profitable development of the organizations and people who work in it.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Domingos da Silva (andredomingos@ccsa.ufpb.br) on 2021-11-23T14:09:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) THRSV23112021.pdf: 1247145 bytes, checksum: 587a070dddaf5cb96ce9371914d06106 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-23T14:09:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) THRSV23112021.pdf: 1247145 bytes, checksum: 587a070dddaf5cb96ce9371914d06106 (MD5) Previous issue date: 2019-05-16en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMarketing em bibliotecaspt_BR
dc.subjectPlano de marketingpt_BR
dc.subjectSolicitude organizacionalpt_BR
dc.titleO processo de elaboração e institucionalização do Plano de Marketing da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Jobson Louis Santos de-
dc.description.resumoNas organizações modernas, o lucro vem abrindo espaço para os valores intangíveis no que se refere ao sucesso de mercado. O sucesso se baseia em inovação tecnológica, na imagem que a organização passa ao mercado e no grau de satisfação e fidelidade que a mesma proporciona ao público-alvo. O marketing atua por meio de planejamento estratégico como norteador para essa mudança de comportamento organizacional. No âmbito das unidades de informação, essa atuação é semelhante e se dá por meio da concepção de um Plano de Marketing. Com base nesta premissa, essa pesquisa objetivou compreender o processo de elaboração e institucionalização do Plano de Marketing da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba. Utilizou-se do procedimento metodológico denominado pesquisa participante, que consiste na influência e participação do pesquisador no ambiente pesquisado. Tendo como principais resultados o mapeamento das ações responsáveis pela elaboração do plano, assim como de quais procedimentos são necessários a sua institucionalização e a análise e a identificação das Dimensões da Solicitude de Krogh, Ichijo e Nonaka (2001) durante o processo. Em virtude disso, destacou-se a importância da atuação do profissional da informação no âmbito dos processos de marketing, bem como da relevância das dimensões da solicitude para o aprimoramento das práticas profissionais e para o desenvolvimento sustentável e profícuo das organizações e das pessoas que trabalham nela.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THRSV23112021.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons