Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21427
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNero, Joana D’Arck Pê de-
dc.date.accessioned2021-11-25T12:55:22Z-
dc.date.available2021-08-14-
dc.date.available2021-11-25T12:55:22Z-
dc.date.issued2021-07-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21427-
dc.description.abstractBiology is one of the curricular components of high school that covers several areas of activity, including Botany, responsible for the study of plants. It is a fundamental field of study in the citizen development of a subject that provokes a critical sense of the importance of natural resources. Furthermore, the teaching of botany contributes to knowledge in other areas of activity of a subject, many terms and concepts interact in other areas, making it an interdisciplinary science. But it is still an area considered difficult to understand, the botany content is seen in a subtle way in school curricula. The objective of this work was to report the experience lived during the prolicen/2019 project (in person) with the CAVN students in the Biology discipline, as well as to describe the activities developed in remote education in the supplementary period in the 2019.2 period through a free course entitled: " free course in Biology for ENEM”. In the face-to-face modality, teaching tools were used such as practical classes in the field and in the laboratory with dynamic and contextualized activities; in remote learning through the platform with weekly synchronous meetings, the contents were facilitated through slides, videos, in addition to material available in the Moodle Classes library. What resulted in the interaction of the class dialoguing with the contents online, and in person, the collective involvement with knowledge, not separating theory from practice. It is concluded that even with the limitations of teaching, the botany content can be worked satisfactorily using tools available in the context of teaching, adapting to each modalitypt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Laís Santos (laisemanuely@cchsa.ufpb.br) on 2021-11-25T12:55:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoanaDarckPêdeNero_tcc.pdf: 2077270 bytes, checksum: 410c7968850312527e501ffd23a94fe2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-25T12:55:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoanaDarckPêdeNero_tcc.pdf: 2077270 bytes, checksum: 410c7968850312527e501ffd23a94fe2 (MD5) Previous issue date: 2021-07-14en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectEnsino presencialpt_BR
dc.subjectPandemia COVID-19pt_BR
dc.titleENSINO DE BOTÂNICA: Uma abordagem teórico/práticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Vênia Camelo de-
dc.description.resumoA Biologia é um dos componentes curriculares do ensino médio que abrange diversas áreas de atuação, inclusive a de Botânica, responsável pelo estudo das plantas. É um ramo de estudo fundamental no desenvolvimento cidadã de um sujeito que provoca o senso crítico quanto a importância dos recursos naturais. Além de tudo, o ensino de botânica contribui no conhecimento para outras áreas de atuação de um sujeito, muitos termos e conceitos interagem em outras áreas, sendo assim uma ciência interdisciplinar, mas ainda é uma área considerada de difícil entendimento e o conteúdo de botânica é visto de forma sutil nos currículos escolares. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência vivenciada durante o projeto prolicen/2019 (presencial) junto aos discentes do CAVN na disciplina de Biologia como também descrever as atividades desenvolvidas no ensino remoto no período suplementar no período 2019.2 através de um curso livre intitulado: “curso livre de Biologia para o ENEM”. Na modalidade presencial, foram utilizadas ferramentas de ensino como aulas práticas em campo e em Laboratório com atividades dinâmicas e contextualizadas; já no ensino remoto através da plataforma com os encontros síncronos semanais, os conteúdos eram facilitados por meio de slides, vídeos, além de material disponibilizado na biblioteca do Moodle Classes. O que resultou na interação da turma dialogando com os conteúdos de forma on-line, e na presencial o envolvimento coletivo com o conhecimento não desvinculando a teoria com a prática. Conclui-se que mesmo com as limitações do ensino, o conteúdo de botânica pode ser trabalhado de forma satisfatória usando ferramentas disponíveis no âmbito do ensino se adequando a cada modalidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAgropecuáriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoanaDarckPêdeNero_tcc.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons