Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21429
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Radmila Fagundes-
dc.date.accessioned2021-11-25T13:51:54Z-
dc.date.available2020-03-17-
dc.date.available2021-11-25T13:51:54Z-
dc.date.issued2019-10-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21429-
dc.description.abstractThisresearchaimstoanalyzethedropout in the Undergraduate Course in Librarianship of UFPB / CAMPUS I from 2000 to 2018. Specifically, it seeks to identify the number of students of the referred course that made the cancellation in the time frame presented. This is a qualitative descriptive study with quantitative support. The population corresponds to 1,988 students who made the cancellation and the sample revolves around 80 research subjects. The technique applied was the questionnaire with open questions. The analysis makes use of the authors discussed in the theoretical foundation about the dropout in higher education in contrast with the obtained data. Finally, the results confirm the evasion confirmation due to the high number of cancellations that occurred. This suggests the urgent need for further studies to know in depth the causes that contribute to the existence of university dropout.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Domingos da Silva (andredomingos@ccsa.ufpb.br) on 2021-11-25T13:51:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RFF25112021.pdf: 670564 bytes, checksum: 1b36e681d32bb04fd9e13081e701f692 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-25T13:51:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RFF25112021.pdf: 670564 bytes, checksum: 1b36e681d32bb04fd9e13081e701f692 (MD5) Previous issue date: 2019-10-09en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiblioteconomia - UFPBpt_BR
dc.subjectEvasão universitáriapt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.titleEvasão na educação superior: o caso do curso de graduação em Biblioteconomia da UFPB/CAMPUS I (2000 – 2018)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Diniz, Edileuda Soares-
dc.description.resumoA presente investigação objetiva analisar a evasão no Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFPB/ CAMPUS I no período de 2000 a 2018. Busca, especificamente, identificar o número de discentes do referido curso que fizeram o cancelamento no recorte temporal apresentado e o que levou esses estudantes a evadirem dessa graduação. Trata-se de um estudo do tipo qualitativo de caráter descritivo, com o apoio quantitativo. A população corresponde a 1.988 de estudantes que efetivaram o cancelamento e a amostra gira em torno de 80 sujeitos da pesquisa. A técnica aplicada foi o questionário com questões abertas. A análisefaz uso dos autores discutidos na fundamentação teórica sobre a evasão na educação superior contrapondo com os dados obtidos. Por fim, os resultados atestam a confirmação da evasão diante do alto número de cancelamentos ocorridos. O que sugere a necessidade premente de novos estudos para conhecerem em profundidade as causas que contribuem para a existência da evasão universitária nessa área do saber.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RFF25112021.pdf654,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons