Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21433
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSena, Adriele Silva de-
dc.date.accessioned2021-11-26T13:28:37Z-
dc.date.available2020-02-05-
dc.date.available2021-11-26T13:28:37Z-
dc.date.issued2017-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21433-
dc.description.abstractThe studied research is presented considerations about cultural actions in school libraries, by using the concepts of school library, History and evolution, emphasizing the school librarian as a mediator of information, as well as the school library, its functions and attributions. For the development of this research, some specific objectives were traced: a) to map, on the BRAPCI database, texts that approach the relation between cultural action, school library and the role of the librarian as a mediator in a school library; b) to analyze in the found texts the reflected contents that approach the mentioned relation; c) to describe about how the authors depict the contribution of cultural action for the growth of the school library; d) to identify the practices and tools that were used by the librarian in the realization of the cultural practices used in the libraries mentioned by the analyzed texts. Given this perspective, it is developed a scientific research with the objective of discussing about the importance of cultural action as a mediator librarian practice in school libraries. This way, it is developed a bibliographic and descriptive study with qualitative and quantitative approach, in order to acquire necessary and pertinent information about the studied theme. The necessary data of the research were withdrawn from articles, publications of the BRAPCI website related to school library and cultural action. The sample of the present study was formed by ten articles related to cultural action and school library. The results were reached, once they were identified in the articles practices related to cultural action in school libraries.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Domingos da Silva (andredomingos@ccsa.ufpb.br) on 2021-11-26T13:28:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ASS26112021.pdf: 1007905 bytes, checksum: 90feb83b1db751538d2eb1c125cdcd72 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-26T13:28:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ASS26112021.pdf: 1007905 bytes, checksum: 90feb83b1db751538d2eb1c125cdcd72 (MD5) Previous issue date: 2017-06-14en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAção culturalpt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectBibliotecário escolarpt_BR
dc.titleO bibliotecário enquanto mediador da informação em bibliotecas escolares: um olhar sobre a Ação Culturalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Llarena, Rosilene Agapito da Silva-
dc.description.resumoA pesquisa estudada apresenta considerações sobre ações culturais nas bibliotecas escolares. Perpassando por conceitos de biblioteca escolar, história e evolução, enfatizando o bibliotecário escolar como mediador de informação e da biblioteca escolar, suas funções e atribuições. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram traçados alguns objetivos: específicos: a) mapear, na base de dados BRAPCI, textos que tratem da relação entre ação cultural, biblioteca escolar e papel do bibliotecário enquanto mediador em biblioteca escolar; b) analisar nos textos encontrados os conteúdos refletidos que tratem da citada relação; c) descrever sobre como os autores retratam a contribuição da ação cultural para o crescimento da biblioteca escolar; d) identificar as práticas e ferramentas utilizadas pelo bibliotecário na efetivação das práticas culturais utilizadas nas bibliotecas, citadas pelos textos analisados. Diante desta perspectiva desenvolve-se a pesquisa de cunho científico com o objetivo de discorrer sobre a importância da ação cultural como prática bibliotecária mediadora em bibliotecas escolares. Deste modo, realizou-se um estudo bibliográfico de cunho descritivo qualitativo-quantitativo, com intuito de adquirir informações necessárias e pertinentes ao tema estudado. Os dados necessários da pesquisa foram retirados de artigos, publicações do portal da BRAPCI, relacionados à biblioteca escolar e ação cultural. Foi utilizado como amostra para compor a metodologia deste estudo, dez artigos relacionados à ação cultural e biblioteca escolar, os resultados foram alcançados, uma vez que foram identificados nos artigos práticas relacionadas à ação cultural em bibliotecas escolares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASS26112021.pdf984,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons