Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21494
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Renato Barros-
dc.date.accessioned2021-11-30T17:46:43Z-
dc.date.available2021-08-26-
dc.date.available2021-11-30T17:46:43Z-
dc.date.issued2020-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21494-
dc.description.abstractThe proposed article aims to present Playback Theater, its origin and its application as a pedagogical proposal, aimed at students in the eighth grade of Elementary School II. This proposal will seek, through the use of this methodology, to favor the development of creative artistic skills, since it is a theatrical modality whose improvisation is its main characteristic, while at the same time allowing the student to experience their stories immediately transformed into art. Considering that theatrical language is part of the school curriculum, promoting self-knowledge, the development of expression, communication, facilitating the process of interaction between students and mutual respect, thus contributing to the student's integral education. As a methodology, to obtain the objectives suggested in the work, we used the techniques of theatrical games, as well as the forms used by Playback Theater (fluid sculptures, pairs, choir, comic book, three moments, confabulating, etc.). In this way, students / actors can achieve the objectives suggested by the work.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariadne Cristina Moura (ariadne.moura@academico.ufpb.br) on 2021-11-25T10:41:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RenatoBarrosBarbosa_Dissert.pdf: 10592985 bytes, checksum: 2ff1ef05f53ca431f97ba08b5b209878 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-11-30T17:46:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RenatoBarrosBarbosa_Dissert.pdf: 10592985 bytes, checksum: 2ff1ef05f53ca431f97ba08b5b209878 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-30T17:46:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RenatoBarrosBarbosa_Dissert.pdf: 10592985 bytes, checksum: 2ff1ef05f53ca431f97ba08b5b209878 (MD5) Previous issue date: 2020-12-11en
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlayback theatrept_BR
dc.subjectHistórias pessoaispt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTeatro na educaçãopt_BR
dc.subjectPersonal storiespt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTheater in educationpt_BR
dc.titleTeatro playback na escola : "um estudo para uma proposta pedagógica"pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Coelho, Paula Alves Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0048490191207720pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7991611225709580pt_BR
dc.description.resumoO artigo proposto tem o objetivo de apresentar o Teatro Playback, sua origem e sua aplicação como uma proposta pedagógica, destinada a alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental II. A referida proposta buscará através do uso desta metodologia favorecer o desenvolvimento de habilidades artísticas criativas, uma vez que setrata de uma modalidade teatral cujo improviso é a sua principal característica ao mesmo tempo em que proporciona ao educando a vivenciar suas histórias imediatamente transformadas em arte. Tendo em vista que a linguagem teatral faz parte do currículo escolar, promovendo o autoconhecimento, o desenvolvimento da expressão, da comunicação, facilitando o processo de interação entre os alunos e o respeito mútuo, contribuindo assim para a educação integral do aluno. Como metodologia, para obter os objetivos sugeridos no trabalho, utilizamos as técnicas dos jogos teatrais, bem como as formas utilizadas pelo Teatro Playback (esculturas fluídas, pares, coro, história em quadrinho, três momentos, confabulando etc.). Dessa forma os alunos / atores conseguem atingir os objetivos sugeridos pelo trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RenatoBarrosBarbosa_Dissert.pdf10,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons