Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21500
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVeras, Lucas Neves-
dc.date.accessioned2021-11-30T17:54:51Z-
dc.date.available2021-05-12-
dc.date.available2021-11-30T17:54:51Z-
dc.date.issued2021-03-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21500-
dc.description.abstractThe present dissertation aims to analyze the initiation story in articulation with space in the novel The cement garden (1978), by Ian McEwan, in comparison with its cinematographic adaptation, named after the same name, directed by Andrew Birkin in 1993. Since we are investigating a literary text in dialog with its filmic adaptation, it is important to outline how each language is used in order to build an initiation story. For this purpose, we will take in consideration the potentialities of both audiovisual and literary languages in the light of the adaptation and intermedial theories, with texts by Rajewski (2012), Straumman (2015) and Gaudreault e Marion (2012). Since we are dealing with a context of an initiation story, in which subjectivities are questioned and deconstructed, in which we can also see the loss of innocence, Marcus (1976) and Lacan (1977) will be used so as to help one to understand the process. Both works raise important issues about the consequences that orphanhood and isolation – when present in a context of an initiaton story – might provoke; for this reason, we also draw on Culler (1999) to complement the discussion about the construction of an identity, as well as on theoreticians who discuss the issue of space.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Lima (sara.oliveira2@academico.ufpb.br) on 2021-11-26T17:21:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LucasNevesVeras_Dissert.pdf: 80219527 bytes, checksum: 5ae5aca8e7940a51bc109f18fb291447 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-11-30T17:54:51Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LucasNevesVeras_Dissert.pdf: 80219527 bytes, checksum: 5ae5aca8e7940a51bc109f18fb291447 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-30T17:54:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LucasNevesVeras_Dissert.pdf: 80219527 bytes, checksum: 5ae5aca8e7940a51bc109f18fb291447 (MD5) Previous issue date: 2021-03-11en
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectIntermidialidadept_BR
dc.subjectHistória de iniciaçãopt_BR
dc.subjectOrfandadept_BR
dc.subjectIan McEwanpt_BR
dc.subjectAdaptationpt_BR
dc.subjectIntermidialitypt_BR
dc.subjectInitiation storypt_BR
dc.subjectSpacept_BR
dc.subjectOrphanhoodpt_BR
dc.titleDa novela ao filme: processos adaptativos e intermidiáticos na articulação entre história de iniciação e espaço em The Cement Garden.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Azerêdo, Genilda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2336287299613364pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6330811415047616pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo analisar a história de iniciação em articulação com o espaço na novela The cement garden (1978), de Ian McEwan, em comparação com sua adaptação fílmica, de mesmo nome, dirigida por Andrew Birkin, em 1993. Por estarmos investigando um texto literário em diálogo com sua adaptação fílmica é importante delinear como cada linguagem é utlizada para a construção da história de iniciação. Para tanto, levaremos em conta as potencialidades de ambas as linguagens audiovisual e literária à luz da teoria da adaptação e da intermidialidade, com textos de Rajewski (2012), Straumann (2015) e Gaudreault e Marion (2012). Por se tratar de um contexto de história de iniciação, em que subjetividades são questionadas e desconstruídas, em que também se faz presente a perda da inocência, Marcus (1976) e Lacan (1977) foram utilizados com o objetivo de compreender como se dá esse processo. Ambas as obras levantam questões sobre as consequências que a orfandade e o isolamento – quando presentes em um contexto de construção de identidade – podem trazer; por essa razão, também foi utilizado Culler (1999) a fim de complementar a discussão acerca da construção de identidade, bem como teóricos que tratam das noções de espaço.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LucasNevesVeras_Dissert.pdf78,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons