Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21521
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, RAFAELA FERNANDES DA-
dc.date.accessioned2021-12-07T14:43:46Z-
dc.date.available2021-12-07T14:43:46Z-
dc.date.issued2021-11-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21521-
dc.description.abstractThis work aimed to demonstrate, via mapping of aesthetic experience with the book Estilhaça-me, by Tahereh Mafi, the reflection on social interactions based on the character Juliette. Mapping of aesthetic experience (MAPEE) is defined as the “association of the concepts of the Theory of Aesthetic Responde and Literary Anthropology to the experience of literary reading by the person who reads” (SANTOS; COSTA; SOUTO, 2020, p 13.). The use of MAPEE can help in self-knowledge, in understanding others, differences and experiences, and as all this significantly and subjectively influences each person, it can also promote, in addition to dialogue, the reader's literary and personal autonomy. This methodology for recording aesthetic experience has its heuristic basis in Wolfgang Iser's Theory of Aesthetic Response. Thus, the author of this TCC registered her aesthetic experience as a reader of the aforementioned novel with a view to achieving the proposed objective.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2021-12-07T14:43:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC Rafaela Fernandes da Silva (1).pdf: 233728 bytes, checksum: df620c1a06cf2a5ea499d44305d14ec6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-07T14:43:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC Rafaela Fernandes da Silva (1).pdf: 233728 bytes, checksum: df620c1a06cf2a5ea499d44305d14ec6 (MD5) Previous issue date: 2021-11-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMapeamento de Experiência Estéticapt_BR
dc.subjectTeoria do Efeito Estéticopt_BR
dc.subjectAntropologia Literáriapt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectInterações sociaispt_BR
dc.titleUM MAPEAMENTO DE EXPERIÊNCIA ESTÉTICA COM TEXTO FICCIONAL: ESTILHAÇOS DE INTERAÇÕES SOCIAISpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Fabiana Ferreira da-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo demonstrar, via mapeamento de experiência estética com o livro Estilhaça-me, de Tahereh Mafi, a reflexão acerca das interações sociais a partir da personagem Juliette. Define-se mapeamento de experiência estética (MAPEE) como sendo a “associação dos conceitos da Teoria do Efeito Estético e da Antropologia Literária à experiência de leitura literária pelo próprio sujeito que lê” (SANTOS; COSTA; SOUTO, 2020, p 13.). O uso de MAPEE pode auxiliar no autoconhecimento, no entendimento do próximo, das diferenças e vivências, e como tudo isso influencia de forma significativa e subjetiva em cada pessoa, pode ainda promover, além do diálogo, a autonomia literária e pessoal do leitor. Esta metodologia de registro da experiência estética tem sua base heurística na Teoria do Efeito Estético de Wolfgang Iser. Assim, a autora deste TCC registrou sua experiência estética como leitora do citado romance com vista a consecução do objetivo proposto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Rafaela Fernandes da Silva (1).pdf228,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons