Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21537
Tipo: Dissertação
Título: Tecnologias digitais e a prática de home office na pandemia da Severe Acute Respiratory Syndrome – Coronavirus 2 (SARS-COV-2)
Autor(es): Oliveira , Kelly Vanessa de
Primeiro Orientador: Brennand, Edna Gusmão de Góes
Resumo: Com a pandemia do novo Coronavírus (SARS-CoV-2), foi implementado o home office na maioria das empresas privadas e instituições públicas no Brasil e no mundo visando a manutenção do funcionamento da economia e a continuidade do oferecimento de serviços à sociedade. Essa realidade foi possível devido aos avanços tecnológicos, ampliados a partir do século XXI, que possibilitaram, entre outros, o aumento no número de funções das ferramentas tecnológicas, permitindo o uso dos dispositivos na execução das diversas atividades, entre elas, as laborais. No entanto, para a maioria dos servidores públicos, o trabalho remoto representou um novo universo, considerando que esse foi colocado em prática sem a existência de um planejamento prévio por parte da Administração Pública e Instituições responsáveis. Dessa forma, este trabalho tem como principal contribuição verificar os efeitos do home office na execução das atividades realizadas pelos servidores públicos da UFPB. No instrumento de coleta buscou-se contemplar aspectos relativos ao acesso à tecnologia, gestão de tarefas, comunicação e a associação dessa modalidade de trabalho a algum tipo de problema de saúde e sua natureza. A amostra aleatória possui 66 casos. A análise das respostas recebidas foi feita por métodos estatísticos, como os Coeficientes de correlação de Pearson e Spearman, utilizados com a finalidade de investigar variáveis relativas ao trabalho que pudessem ter influência sobre as variáveis relacionadas à saúde do servidor. Foi utilizada também a Lógica Paraconsistente, para avaliação do grau de concordância dos respondentes quanto às afirmativas realizadas. Alguns aspectos da conclusão decorrente da análise dos dados confirmaram o que preconiza a teoria, como a importância das reuniões com foco para o estímulo à participação e o surgimento de inovações. Os dados analisados revelaram ainda que, no geral, os servidores não possuem em suas casas um ambiente com a conformação pertinente para a execução das tarefas laborais e que as transformações trazidas nos contextos de trabalho advindas do teletrabalho, da sobrecarga das atividades, do aumento do uso de dispositivos tecnológicos e da inadequação do posto de trabalho se mostraram preocupantes devido as associações feitas aos riscos à saúde. A pesquisa revelou também que os servidores fizeram uso de diversos meios de comunicação, como mensagens por WhatsApp, e-mail e videoconferência e que esses se mostraram eficazes, evidenciando que o contexto da pandemia, juntamente à vivência do home office, possibilitaram perceber o quanto a sociedade está inserida no universo digital, permitindo uma maior troca de informações e conhecimentos, característico da sociedade em rede, proporcionados pela popularização da Internet, sendo a tecnologia a base fundamental para a comunicação e realização das atividades longe do ambiente físico do trabalho.
Abstract: With the coronavirus pandemic (SARS-CoV-2), the home office was implemented in most private companies and public institutions in Brazil and in the world, aiming at sustaining economic activity and the continuity of the provision of services to society. This reality may have been possible due to technological advances, expanded since the 21st century, that made it possible increasing the number of functions of technological tools, that allowed the use of devices in the execution of various activities, including work activities. However, for most public servants, remote work represented a new universe, considering that it was put into practice without prior planning by the Public Administration and responsible institutions. Therefore, this paper has as its main contribution to verify the effects of the home office in the execution of activities carried out by public servants at UFPB. The collection instrument sought to contemplate aspects related to access to technology, task management, communication, and the association of this type of work to some type of health problem and its nature. The random sample has 66 cases. The analysis of the responses received was performed using statistical methods, such as the Pearson and Spearman correlation coefficients, used in order to investigate variables related to work that could influence the variables related to the health of the public servant. In addction Paraconsistent Logic was used for qualitative assessment of the degree of agreement of respondents regarding the statements made. Some aspects of the conclusion resulting from data analysis confirmed what the theory advocates, such as the importance of focused meetings to encourage participation and the emergence of innovations. The analyzed data also revealed that, in general, the servers do not have an environment in their homes with the relevant conformation for the execution of work tasks, and the changes brought about in the work contexts arising from telework, the overload of activities, the increase the use of technological devices and the inadequacy of the work position were worrisome due to the associations made with health risks. The research also revealed that the servers made use of various means of communication, such as WhatsApp messages, email and videoconference, and that these proved to be effective, showing that the context of the pandemic, together with the experience of the home office, made it possible to see how society is inserted in the digital universe, allowing a greater exchange of information and knowledge, characteristic of the network society, provided by the popularization of the Internet, with technology being the fundamental basis for communication and carrying out activities away from the physical work environment.
Palavras-chave: Covid-19
Home office
Tecnologias digitais
Digital technologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21537
Data do documento: 29-Jul-2021
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KellyVanessaDeOliveira_Dissert.pdf2,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons