Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21541Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Rivânia Maria da | - |
| dc.date.accessioned | 2021-12-09T19:18:43Z | - |
| dc.date.available | 2021-08-23 | - |
| dc.date.available | 2021-12-09T19:18:43Z | - |
| dc.date.issued | 2021-07-28 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21541 | - |
| dc.description.abstract | This work intends to investigate how the authorship movements of the “ode” occur in different phases of Hilda Hilst’s poetics. Hence, our corpora are the books in which the writer manifests the referred lyrical form, namely, Ode fragmentária (1961), Odes maiores ao pai (1963-1966), “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio” (1974), e Da morte. Odes mínimas (1980), we list the following purposes: 1. to evidence the paths of the genre within the Hilstian lyrical universe; 2. to show the points of consistency and divergence among the writings; 3. to determine when Hilst dialogues or diverges from the classical tradition and the appropriations of a Brazilian literary model that was contemporary to her; and 4. to analyze which procedures the poet uses to modernize the ode. To fulfill the outlined objectives, we have done a theoretical-critical review of the ode, based on Ragusa (2013); Albuquerque (1936), Penna (2007), and Achcar (1994), with the intent of investigating the origins of the genre, and drawing a path on how this model came to the modern poetics, along with this, we have also discussed the interpretations done by scholars of the ode in Hilst’s poetic work. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Sara Lima (sara.oliveira2@academico.ufpb.br) on 2021-12-02T17:04:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RivâniaMariaDaSilva_Dissert.pdf: 80609664 bytes, checksum: 444730c3c59808a3863c61646db69c45 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-12-09T19:18:42Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RivâniaMariaDaSilva_Dissert.pdf: 80609664 bytes, checksum: 444730c3c59808a3863c61646db69c45 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-12-09T19:18:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RivâniaMariaDaSilva_Dissert.pdf: 80609664 bytes, checksum: 444730c3c59808a3863c61646db69c45 (MD5) Previous issue date: 2021-07-28 | en |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Poesia brasileira moderna | pt_BR |
| dc.subject | Hilda Hilst | pt_BR |
| dc.subject | Tradição lírica | pt_BR |
| dc.subject | Ode | pt_BR |
| dc.subject | Brazilian modern poetry | pt_BR |
| dc.subject | Lyrical tradition | pt_BR |
| dc.title | Da fragmentária às mínimas: as odes de Hilda Hilst | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Cintra, Elaine Cristina | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7390714460611186 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3888932989709616 | pt_BR |
| dc.description.resumo | A presente pesquisa tenciona efetuar uma investigação sobre como se dão os movimentos de autoria da “ode” em diferentes fases da poética de Hilda Hilst. Por isso, tendo como corpora os livros que a escritora manifesta a referida forma lírica, a saber, Ode fragmentária (1961), Odes maiores ao pai (1963-1966), “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio” (1974), e Da morte. Odes mínimas (1980), elencamos os seguintes objetivos: 1. investigar o percurso do gênero dentro do universo lírico hilstiano; 2. evidenciar os pontos de contatos e os pontos de afastamentos entre as obras; 3. averiguar os momentos em que Hilst dialoga ou desvia da tradição clássica e das apropriações do modelo da poesia brasileira que lhe era contemporânea, e 4. analisar quais procedimentos a poeta utiliza para atualizar a ode. A fim de atingir os objetivos traçados, realizamos uma revisão teórico-crítica da ode, a partir de Ragusa (2013); Albuquerque (1936), Penna (2007), e Achcar (1994), com o intuito de investigar as raízes do gênero, e traçar um percurso de como essa forma chegou às poéticas modernas, bem como discutimos as leituras que foram realizadas pelos estudiosos das odes na obra poética de Hilst. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RivâniaMariaDaSilva_Dissert.pdf | 78,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
