Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21541
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rivânia Maria da-
dc.date.accessioned2021-12-09T19:18:43Z-
dc.date.available2021-08-23-
dc.date.available2021-12-09T19:18:43Z-
dc.date.issued2021-07-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21541-
dc.description.abstractThis work intends to investigate how the authorship movements of the “ode” occur in different phases of Hilda Hilst’s poetics. Hence, our corpora are the books in which the writer manifests the referred lyrical form, namely, Ode fragmentária (1961), Odes maiores ao pai (1963-1966), “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio” (1974), e Da morte. Odes mínimas (1980), we list the following purposes: 1. to evidence the paths of the genre within the Hilstian lyrical universe; 2. to show the points of consistency and divergence among the writings; 3. to determine when Hilst dialogues or diverges from the classical tradition and the appropriations of a Brazilian literary model that was contemporary to her; and 4. to analyze which procedures the poet uses to modernize the ode. To fulfill the outlined objectives, we have done a theoretical-critical review of the ode, based on Ragusa (2013); Albuquerque (1936), Penna (2007), and Achcar (1994), with the intent of investigating the origins of the genre, and drawing a path on how this model came to the modern poetics, along with this, we have also discussed the interpretations done by scholars of the ode in Hilst’s poetic work.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Lima (sara.oliveira2@academico.ufpb.br) on 2021-12-02T17:04:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RivâniaMariaDaSilva_Dissert.pdf: 80609664 bytes, checksum: 444730c3c59808a3863c61646db69c45 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-12-09T19:18:42Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RivâniaMariaDaSilva_Dissert.pdf: 80609664 bytes, checksum: 444730c3c59808a3863c61646db69c45 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-09T19:18:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RivâniaMariaDaSilva_Dissert.pdf: 80609664 bytes, checksum: 444730c3c59808a3863c61646db69c45 (MD5) Previous issue date: 2021-07-28en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPoesia brasileira modernapt_BR
dc.subjectHilda Hilstpt_BR
dc.subjectTradição líricapt_BR
dc.subjectOdept_BR
dc.subjectBrazilian modern poetrypt_BR
dc.subjectLyrical traditionpt_BR
dc.titleDa fragmentária às mínimas: as odes de Hilda Hilstpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cintra, Elaine Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7390714460611186pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3888932989709616pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tenciona efetuar uma investigação sobre como se dão os movimentos de autoria da “ode” em diferentes fases da poética de Hilda Hilst. Por isso, tendo como corpora os livros que a escritora manifesta a referida forma lírica, a saber, Ode fragmentária (1961), Odes maiores ao pai (1963-1966), “Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio” (1974), e Da morte. Odes mínimas (1980), elencamos os seguintes objetivos: 1. investigar o percurso do gênero dentro do universo lírico hilstiano; 2. evidenciar os pontos de contatos e os pontos de afastamentos entre as obras; 3. averiguar os momentos em que Hilst dialoga ou desvia da tradição clássica e das apropriações do modelo da poesia brasileira que lhe era contemporânea, e 4. analisar quais procedimentos a poeta utiliza para atualizar a ode. A fim de atingir os objetivos traçados, realizamos uma revisão teórico-crítica da ode, a partir de Ragusa (2013); Albuquerque (1936), Penna (2007), e Achcar (1994), com o intuito de investigar as raízes do gênero, e traçar um percurso de como essa forma chegou às poéticas modernas, bem como discutimos as leituras que foram realizadas pelos estudiosos das odes na obra poética de Hilst.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RivâniaMariaDaSilva_Dissert.pdf78,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons