Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21559
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLucena, Savane Kely da Silva-
dc.date.accessioned2021-12-09T19:40:18Z-
dc.date.available2021-06-09-
dc.date.available2021-12-09T19:40:18Z-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21559-
dc.description.abstractIn this dissertation we aim to analyze some of the concepts of Contemporary Art, according to the discipline Contemporary Art, from the Architecture and Urbanism graduations, at the Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Was investigating the current Curricular Political Project, of the Architecture graduation at UFPB (PPCAU UFPB, 2012). The research was delimited for theoretical studies that appoint to the concepts related to Contemporary Art with the purpose of checking concepts about teaching of Architecture at UFPB. The theoretical basis of this research is focused on the concepts of: Contemporary Art (CAUQUELIN, 2015 ;STILES, 2005) Architectural Poetics (MORIENTE,1012) and Sculpture in the Expanded Field (KRAUSS,1979). This is a qualitative research with a case study. The study has the purpose of analyzing the theoretical and conceptual structures of Contemporary Art as a multidisciplinary tool in the leaning of students of architecture at UFPB University through a documentary research about these theatrical concepts and observes the dynamics of this discipline between students and teachers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2021-12-07T13:25:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SavaneKelyDaSilvaLucena_Dissert.pdf: 7050867 bytes, checksum: 240cc61c08146df49c572c43b826baf7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-12-09T19:40:18Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SavaneKelyDaSilvaLucena_Dissert.pdf: 7050867 bytes, checksum: 240cc61c08146df49c572c43b826baf7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-09T19:40:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SavaneKelyDaSilvaLucena_Dissert.pdf: 7050867 bytes, checksum: 240cc61c08146df49c572c43b826baf7 (MD5) Previous issue date: 2021-02-26en
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectTeoriapt_BR
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.subjectArquitetura UFPBpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectProjeto político curricular (PPC)pt_BR
dc.subjectContemporary artpt_BR
dc.subjectTheoretical studiespt_BR
dc.subjectPoeticspt_BR
dc.subjectArchitecture UFPBpt_BR
dc.subjectPolitical project UFPBpt_BR
dc.titleA arte contemporânea no ensino da arquitetura e urbanismo: um estudo de caso do projeto pedagógico do curso de graduação da UFPBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Robson Xavier da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3706411790927848pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Alves, Fabíola Cristina-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6838453885637422pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2765016725787434pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa objetivamos analisar alguns dos conceitos sobre Arte Contemporânea aplicados à disciplina Tópicos Especiais em Arte Contemporânea (TEAC), do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Investigou-se o atual Projeto Político Curricular (PPC), do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPB (PPCAU UFPB, 2012). Este estudo foi delimitado para esta disciplina teórica do curso, onde aborda conceitos ligados à Arte Contemporânea e tem o propósito de checar questões aplicadas ao ensino da arquitetura na UFPB. A base teórica desta pesquisa fundamenta-se nos seguintes conceitos: Arte Contemporânea (CAUQUELIN, 2005 ;STILES, 2005) e a Poética Arquitetônica (MORIENTE, 2010) e Escultura no Campo Ampliado (KRAUSS, 1979). Esta é uma pesquisa qualitativa com estudo de caso. O estudo tem a finalidade de analisar as estruturas teóricas e conceitos em Arte Contemporânea como ferramentas interdisciplinares e pluridisciplinares para o aprendizado dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UFPB e propõe um levantamento documental acerca destes conceitos teóricos e observar a dinâmica desta disciplina com corpo docente e discente do curso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Visuaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SavaneKelyDaSilvaLucena_Dissert.pdf6,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons