Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21572
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUSA, REBECA MONTEIRO AYRES DE-
dc.date.accessioned2021-12-10T11:44:45Z-
dc.date.available2021-12-10T11:44:45Z-
dc.date.issued2021-11-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21572-
dc.description.abstractFaced with the inherent indescribability of the universe, language externalizes and organizes humanity's ideas, however, it is known that, as humans, we are not capable of naming and understanding everything we experience. Breaking the limits of arbitrary linguistic signs, there is the poetic message that builds allegories through motivated words, transposing us outside the armor of usual understanding. Thus, the work in question aims, as a general objective, to investigate the relationship between poetic language, gaps and breaks in good continuation. Due to the achievement of this objective, a didactic sequence that makes possible the literary independence of the students is suggested. To this end, the Theory of Aesthetic Effect and Literary Anthropology, formulated by Iser, were associated with the book Linguística e Poética (1973), by Delas and Filliolet, which supported the phonosemantic analysis carried out. The Aesthetic Experience Mapping was used as a methodology, an analysis based on the approximate identification of Iserian concepts during the reading process, developed by Santos (2020). From the mappings of Da metafísica (ou da metalinguagem) (1986), Poema (1983), Relógio (1983) and A paisagem em círculo (1973), it was found that the Theory of Aesthetic Effect and Literary Anthropology enhance the phonostylistic analysis of the poetics of Orides Fontela. Then, the didactic proposal made possible a method to promote the emancipation of high school students. Linked to the academic prominence that this work provides — to Iserian theories, poetic studies and the critical fortune of Orides Fontela —, it provided a reflection on the teaching of poetry in the classroom as well as a stimulus to the cognitive and emotional emancipation of students and of teachers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2021-12-10T11:44:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC - Rebeca Monteiro Ayres de Sousa (1).pdf: 322512 bytes, checksum: 390713027556af1948492f6a109bc3b5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-10T11:44:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC - Rebeca Monteiro Ayres de Sousa (1).pdf: 322512 bytes, checksum: 390713027556af1948492f6a109bc3b5 (MD5) Previous issue date: 2021-11-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAntropologia Literáriapt_BR
dc.subjectOrides Fontelapt_BR
dc.subjectSimbolismo Fonético.pt_BR
dc.subjectTeoria do Efeito Estéticopt_BR
dc.titleTEMPO DE POEMA EM CÍRCULO: A POÉTICA DE ORIDES FONTELA PELO VIÉS ISERIANOpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Fabiana Ferreira da-
dc.description.resumoPerante a inerente indescritibilidade do universo, a linguagem exterioriza e organiza as ideias da humanidade, porém, sabe-se que, enquanto humanos, não somos capazes de nomear e compreender tudo o que experienciamos. Rompendo os limites dos signos linguísticos arbitrários, encontra-se a mensagem poética que arquiteta alegorias por meio dos vocábulos motivados, transpondo-nos para fora da couraça do entendimento usual. Assim, o trabalho em pauta visa, como objetivo geral, investigar a relação entre a linguagem poética, os vazios e as quebras da good continuation. Decorrente do alcance desse objetivo, sugere-se uma sequência didática que viabilize a independência literária dos alunos. Para tanto, associou-se a Teoria do Efeito Estético e a Antropologia Literária, formuladas por Iser, ao livro Linguística e Poética (1973), de Delas e Filliolet, que amparou a análise fonossemântica realizada. Empregou-se o Mapeamento da Experiência Estética como metodologia, uma análise baseada na identificação aproximada dos conceitos iserianos durante o processo da leitura, desenvolvido por Santos (2020). A partir dos mapeamentos de Da metafísica (ou da metalinguagem) (1986), Poema (1983), Relógio (1983) e A paisagem em círculos (1973), constatou-se que a Teoria do Efeito Estético e a Antropologia Literária potencializam a análise fonoestilística da poética de Orides Fontela. Em seguida, a proposta didática possibilitou um método para promover a emancipação de alunos do Ensino Médio. Atrelado ao destaque acadêmico que este trabalho fornece — às teorias iserianas, aos estudos poéticos e à fortuna crítica de Orides Fontela—, propicionou-se uma reflexão ao ensino de poesia na sala de aula assim como um estímulo à emancipação cognitiva e emocional de alunos e de professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rebeca Monteiro Ayres de Sousa (1).pdf314,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons