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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21581
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVIANA, LUDMILA NÓBREGA MARINHO-
dc.date.accessioned2021-12-10T13:22:55Z-
dc.date.available2021-12-10T13:22:55Z-
dc.date.issued2021-11-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21581-
dc.description.abstractThis work aims to investigate the collection of Textbooks for Elementary Education II, "Português: Conexão e Uso" (2018), approved by PNLD 2021, seeking to identify if there is the presence of Indigenous Literature and what is its approach, as well as reflect on the panorama of native representation in literature over the years and the process of silencing the voices of these peoples. This strengthening, we based ourselves on the theories of THIÉL (2012, 2016); SANTOS (2009); SANTOS (2018); GUESS (2011); MUNDURUKU (2018); KRENAK (2019); CANDIDO (2011); among other authors who collaborated to support this research. In addition, we used as a basis for analysis the BNCC (2017), Law No. 11,645 of 2008 and the Call Notice for the process of registration and evaluation of Didactic, Literary Works and Digital Resources for the National Book and Didactic Material Program (2021).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2021-12-10T13:22:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Ludmila TCC.pdf: 858768 bytes, checksum: dfbc1e85a1c65e129796da045b64b3ae (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-10T13:22:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Ludmila TCC.pdf: 858768 bytes, checksum: dfbc1e85a1c65e129796da045b64b3ae (MD5) Previous issue date: 2021-11-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura Indígenapt_BR
dc.subjectPNLDpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.titleVOZES SILENCIADAS, VOZES QUE GRITAM: UMA INVESTIGAÇÃO DA LITERATURA INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL IIpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Segabinazi, Daniela Maria-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar a coleção de Livros Didáticos de Ensino Fundamental II, “Português: Conexão e Uso” (2018), aprovado pelo PNLD 2021, buscando identificar se há a presença da Literatura Indígena e qual sua abordagem, bem como refletir sobre o panorama da representação nativa na literatura ao longo dos anos e o processo de silenciamento das vozes desses povos. Com esse intuito, nos embasamos nas teorias de THIÉL (2012, 2016); SANTOS (2009); SANTOS (2018); GUESSE (2011); MUNDURUKU (2018); KRENAK (2019); CANDIDO (2011); dentre outros autores que colaboraram para fundamentar esta pesquisa. Além disso, utilizamos como base de análise a BNCC (2017), a Lei nº 11.645 de 2008 e o Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de Obras Didáticas, Literárias e Recursos Digitais para o Programa Nacional Do Livro E Do Material Didático (2021).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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