Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21581Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | VIANA, LUDMILA NÓBREGA MARINHO | - |
| dc.date.accessioned | 2021-12-10T13:22:55Z | - |
| dc.date.available | 2021-12-10T13:22:55Z | - |
| dc.date.issued | 2021-11-23 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21581 | - |
| dc.description.abstract | This work aims to investigate the collection of Textbooks for Elementary Education II, "Português: Conexão e Uso" (2018), approved by PNLD 2021, seeking to identify if there is the presence of Indigenous Literature and what is its approach, as well as reflect on the panorama of native representation in literature over the years and the process of silencing the voices of these peoples. This strengthening, we based ourselves on the theories of THIÉL (2012, 2016); SANTOS (2009); SANTOS (2018); GUESS (2011); MUNDURUKU (2018); KRENAK (2019); CANDIDO (2011); among other authors who collaborated to support this research. In addition, we used as a basis for analysis the BNCC (2017), Law No. 11,645 of 2008 and the Call Notice for the process of registration and evaluation of Didactic, Literary Works and Digital Resources for the National Book and Didactic Material Program (2021). | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2021-12-10T13:22:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Ludmila TCC.pdf: 858768 bytes, checksum: dfbc1e85a1c65e129796da045b64b3ae (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-12-10T13:22:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Ludmila TCC.pdf: 858768 bytes, checksum: dfbc1e85a1c65e129796da045b64b3ae (MD5) Previous issue date: 2021-11-23 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Literatura Indígena | pt_BR |
| dc.subject | PNLD | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
| dc.title | VOZES SILENCIADAS, VOZES QUE GRITAM: UMA INVESTIGAÇÃO DA LITERATURA INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Segabinazi, Daniela Maria | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo investigar a coleção de Livros Didáticos de Ensino Fundamental II, “Português: Conexão e Uso” (2018), aprovado pelo PNLD 2021, buscando identificar se há a presença da Literatura Indígena e qual sua abordagem, bem como refletir sobre o panorama da representação nativa na literatura ao longo dos anos e o processo de silenciamento das vozes desses povos. Com esse intuito, nos embasamos nas teorias de THIÉL (2012, 2016); SANTOS (2009); SANTOS (2018); GUESSE (2011); MUNDURUKU (2018); KRENAK (2019); CANDIDO (2011); dentre outros autores que colaboraram para fundamentar esta pesquisa. Além disso, utilizamos como base de análise a BNCC (2017), a Lei nº 11.645 de 2008 e o Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de Obras Didáticas, Literárias e Recursos Digitais para o Programa Nacional Do Livro E Do Material Didático (2021). | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Ludmila TCC.pdf | 838,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
