Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21583
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, MAILING FELIX DE-
dc.date.accessioned2021-12-10T13:39:02Z-
dc.date.available2021-12-10T13:39:02Z-
dc.date.issued2021-11-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21583-
dc.description.abstractThe preposition is a very productive word category in Portuguese. Although the speaker doesn't often have awareness of its use, it is possible to see, in situations of use in face of this linguistic element, a problematic scenario: words "empty of meaning", but which seem to act decisively in the construction of the meaning of some sentences /phrases/periods. This paper aims to compare the bases of Normative Grammar and the theoretical contribution coming from Linguistics about the meaning of prepositions. Therefore, from a methodological point of view, aspects of this grammatical class will be pointed out, both from the perspective of traditional/normative studies and within linguistic studies, aiming to build a bibliographical research with a qualitative emphasis through which it is possible to glimpse a satisfactory description of this grammatical item in relation to the semantic level. As theoretical foundation, on the side of Normative Grammar studies, authors like Cegalla (2008), Lima (2020), Bechara (2009) and Cunha and Cintra (2017) were mobilized and, from a linguistic perspective, Bagno (2012), Ilari et al (2021), Martelotta and Palomanes (2013), among others. As a result, it is demonstrated that the meaning of prepositions can find a satisfactory descriptive path based on the assumptions of Cognitive Linguistics, despite a better understanding of the linguistic use of this grammatical category, an attractive aspect to Portuguese language teaching. In summary, the semantic understanding of the preposition, in a way that allows the speaker/student to reflect about the use of these words in real communication contexts, favors the linguistic competence proclaimed in the official documents that guide Basic Education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2021-12-10T13:39:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC MAILING - Versão Definitiva.pdf: 529409 bytes, checksum: cc24dafee8295b5e581ab6e16ce77317 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-10T13:39:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC MAILING - Versão Definitiva.pdf: 529409 bytes, checksum: cc24dafee8295b5e581ab6e16ce77317 (MD5) Previous issue date: 2021-11-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPreposiçõespt_BR
dc.subjectGramática Normativapt_BR
dc.subjectCompreensão Semânticapt_BR
dc.titleA SEMÂNTICA DAS PREPOSIÇÕES: uma análise comparativa entre a perspectiva tradicional e a visão Linguísticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, José Wellisten Abreu de-
dc.description.resumoA preposição é uma classe de palavras bastante produtiva em língua portuguesa. Embora, muitas vezes, o falante não se dê conta de sua utilização, este sujeito pode se ver em situações de uso diante de um cenário problemático: palavras “esvaziadas de sentido”, mas que parecem atuar decisivamente na construção do sentido de algumas frases/orações/períodos. O presente trabalho tem por objetivo comparar as bases da Gramática Normativa e o aporte teórico advindo da Linguística acerca do significado das preposições. Para tanto, do ponto de vista metodológico, serão pontuados aspectos desta classe gramatical, tanto na ótica dos estudos tradicionais/normativos quanto dentro dos estudos linguísticos, visando construir uma pesquisa bibliográfica de ênfase qualitativa através da qual seja possível vislumbrar um quadro satisfatório de descrição deste item gramatical no nível semântico. Como fundamentação teórica, no tocante aos estudos da Gramática Normativa, foram citados os autores Cegalla (2008), Lima (2020), Bechara (2009) e Cunha e Cintra (2017) e, na perspectiva Linguística, Bagno (2012), Ilari et al (2021), Martelotta e Palomanes (2013), entre outros. Como resultados, demonstra-se que o significado das preposições pode encontrar satisfatório percurso descritivo a partir dos pressupostos da Linguística Cognitiva, em que pese uma melhor compreensão frente ao uso linguístico dessa categorial gramatical, aspecto caro ao ensino da língua portuguesa. Em síntese, a compreensão semântica da preposição, de forma que possibilite ao falante/aluno uma reflexão sobre o uso dessas palavras em contextos reais de comunicação, converge para a competência Linguística apregoada nos documentos oficiais que norteiam a Educação Básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MAILING - Versão Definitiva.pdf517 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons