Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21600
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | ALANA BARBOSA DA SILVA, THAINÁ | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-14T18:52:12Z | - |
dc.date.available | 2021-12-14 | - |
dc.date.available | 2021-12-14T18:52:12Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21600 | - |
dc.description.abstract | Executive functions (EF) have been considered as one of the main predictors of school performance. This work aimed to observe the researches contributions of the use of executive functions in the process of writing texts, especially with regard to Final Years of Elementary School. For this, a search was made in thesis and dissertation banks for works that had this relation as a research object. It was found that there is a lack of studies that study specifically this relationship and an even greater lack of studies focused on the same issue in adolescence. It is consensual among the analyzed works the indispensable role that the executive functions play in writing, however, the way in which this happens can vary throughout school life, that may be linked to the maturation of the executive functioning, which reaches fullness in adulthood. Furthermore, it was observed that it is necessary to pay more attention to cognitive stimulation in teacher education and that, mainly, to create preventive strategies. Studies have also pointed out that studies that vary the populations that was estuded are needed, in order to observe how variables external to environment can interfere with cognition, since different different experiences make individuals and their way of learn else different. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Gabriel Andrade (gabrieltiburtino@cchla.ufpb.br) on 2021-12-14T18:52:12Z No. of bitstreams: 1 TABS14122021.pdf: 1069531 bytes, checksum: 9d63b746941ca2883a8654163981dc9a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-12-14T18:52:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TABS14122021.pdf: 1069531 bytes, checksum: 9d63b746941ca2883a8654163981dc9a (MD5) Previous issue date: 2021-11-25 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | funções executivas | pt_BR |
dc.subject | escrita | pt_BR |
dc.subject | adolescência | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental Anos Finais | pt_BR |
dc.subject | executive functions | pt_BR |
dc.subject | writing | pt_BR |
dc.subject | adolescence | pt_BR |
dc.subject | Elementary School Final Years | pt_BR |
dc.title | FUNÇÕES EXECUTIVAS E SUA RELAÇÃO COM A ESCRITA: UM OLHAR SOBRE DISCUSSÕES REALIZADAS | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Maria de Brito Faria, Evangelina | - |
dc.description.resumo | As funções executivas (FE) têm sido consideradas como um dos principais preditores do desempenho escolar. Este trabalho objetivou observar as contribuições em pesquisas sobre a utilização das funções executivas no processo de escrita de textos, sobretudo, no que diz respeito ao Ensino Fundamental Anos Finais. Para isto, foi feita uma busca nos bancos de artigos, teses e dissertações Portal da CAPES, Scielo, Google acadêmico com as palavras funções executivas e escrita. Foram selecionados os trabalhos que apresentaram essa relação no título e que trataram da Educação Regular. Verificou-se que há uma carência de trabalhos que façam o estudo dessa relação de forma específica e uma carência ainda maior de estudos voltados para a mesma questão na adolescência. É consensual entre os trabalhos analisados o papel indispensável que as funções executivas desempenham na escrita, porém, a forma como isto acontece pode variar ao longo da vida escolar, o que pode estar ligado ao amadurecimento do funcionamento executivo, que atinge a plenitude na idade adulta. Além disso, observou-se que é necessário dar mais atenção à estimulação cognitiva dos estudantes na formação de professores, pois isto ajudaria a criar estratégias preventivas. Estudos apontaram também que são necessários estudos que variem as populações estudadas, com o intuito de observar como variáveis do ambiente externo podem interferir na cognição, já que experiências diferentes tornam indivíduos e sua forma de aprender também diferentes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TABS14122021.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.