Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21600
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALANA BARBOSA DA SILVA, THAINÁ-
dc.date.accessioned2021-12-14T18:52:12Z-
dc.date.available2021-12-14-
dc.date.available2021-12-14T18:52:12Z-
dc.date.issued2021-11-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21600-
dc.description.abstractExecutive functions (EF) have been considered as one of the main predictors of school performance. This work aimed to observe the researches contributions of the use of executive functions in the process of writing texts, especially with regard to Final Years of Elementary School. For this, a search was made in thesis and dissertation banks for works that had this relation as a research object. It was found that there is a lack of studies that study specifically this relationship and an even greater lack of studies focused on the same issue in adolescence. It is consensual among the analyzed works the indispensable role that the executive functions play in writing, however, the way in which this happens can vary throughout school life, that may be linked to the maturation of the executive functioning, which reaches fullness in adulthood. Furthermore, it was observed that it is necessary to pay more attention to cognitive stimulation in teacher education and that, mainly, to create preventive strategies. Studies have also pointed out that studies that vary the populations that was estuded are needed, in order to observe how variables external to environment can interfere with cognition, since different different experiences make individuals and their way of learn else different.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabriel Andrade (gabrieltiburtino@cchla.ufpb.br) on 2021-12-14T18:52:12Z No. of bitstreams: 1 TABS14122021.pdf: 1069531 bytes, checksum: 9d63b746941ca2883a8654163981dc9a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-14T18:52:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TABS14122021.pdf: 1069531 bytes, checksum: 9d63b746941ca2883a8654163981dc9a (MD5) Previous issue date: 2021-11-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectfunções executivaspt_BR
dc.subjectescritapt_BR
dc.subjectadolescênciapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental Anos Finaispt_BR
dc.subjectexecutive functionspt_BR
dc.subjectwritingpt_BR
dc.subjectadolescencept_BR
dc.subjectElementary School Final Yearspt_BR
dc.titleFUNÇÕES EXECUTIVAS E SUA RELAÇÃO COM A ESCRITA: UM OLHAR SOBRE DISCUSSÕES REALIZADASpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Maria de Brito Faria, Evangelina-
dc.description.resumoAs funções executivas (FE) têm sido consideradas como um dos principais preditores do desempenho escolar. Este trabalho objetivou observar as contribuições em pesquisas sobre a utilização das funções executivas no processo de escrita de textos, sobretudo, no que diz respeito ao Ensino Fundamental Anos Finais. Para isto, foi feita uma busca nos bancos de artigos, teses e dissertações Portal da CAPES, Scielo, Google acadêmico com as palavras funções executivas e escrita. Foram selecionados os trabalhos que apresentaram essa relação no título e que trataram da Educação Regular. Verificou-se que há uma carência de trabalhos que façam o estudo dessa relação de forma específica e uma carência ainda maior de estudos voltados para a mesma questão na adolescência. É consensual entre os trabalhos analisados o papel indispensável que as funções executivas desempenham na escrita, porém, a forma como isto acontece pode variar ao longo da vida escolar, o que pode estar ligado ao amadurecimento do funcionamento executivo, que atinge a plenitude na idade adulta. Além disso, observou-se que é necessário dar mais atenção à estimulação cognitiva dos estudantes na formação de professores, pois isto ajudaria a criar estratégias preventivas. Estudos apontaram também que são necessários estudos que variem as populações estudadas, com o intuito de observar como variáveis do ambiente externo podem interferir na cognição, já que experiências diferentes tornam indivíduos e sua forma de aprender também diferentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TABS14122021.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.