Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21696
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Cleynir Matias-
dc.date.accessioned2021-12-23T16:01:46Z-
dc.date.available2021-12-10-
dc.date.available2021-12-23T16:01:46Z-
dc.date.issued2021-11-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21696-
dc.description.abstractIn this article, we intend to discuss the role of literature in the classroom and analyze the reading activities of the textbook entitled Contemporary Portuguese: dialogue, reflection and use, launched by Editora Saraiva in 2016, formulated by Willian Cereja, Carolina Dias Vianna and Christiane Damien. We chose the chapter with three literary texts present, in order to analyze each of the activities and point out the teaching/learning relationship through the textbook. For this, we approach reading conceptions from Rildo Cosson (2006); Angela Kleiman (2017); Vicente Jouve (2012); Annie Rouxel (2013) and others through a qualitative research, discussing the importance of the literary activities of the textbook for student learning and teacher assistance, we used the literature review method. As a result, we observe that, despite the need for a complement to the learning activities, the book remains powerful and its use will remain constant within the classroom in a way that maintains its importance.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2021-12-23T16:01:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CMP10122021.pdf: 803249 bytes, checksum: c0ddc5319f3a2654ad8ddfa8e46d8da3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-23T16:01:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CMP10122021.pdf: 803249 bytes, checksum: c0ddc5319f3a2654ad8ddfa8e46d8da3 (MD5) Previous issue date: 2021-11-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectTextos literáriospt_BR
dc.titleEntre o livro didático e o letramento literário: reflexões sobre a experiência com a literatura na sala de aulapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Hermano de França-
dc.contributor.advisor-co1Calixto, Thiago Guilherme-
dc.description.resumoNeste artigo, pretendemos discutir o papel da literatura em sala de aula e analisar as atividades de leitura do livro didático intitulado por Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, lançado pela Editora Saraiva no ano de 2016, formulado por Willian Cereja, Carolina Dias Vianna e Christiane Damien. Escolhemos o capítulo com três textos literários presentes, com o intuito de analisar cada uma das atividades e apontar a relação de ensino/aprendizagem por meio do livro didático. Para isso nos baseamos em teóricos com Rildo Cosson (2006); Angela Kleiman (2017); Annie Rouxel (2013) e outros, abordando as concepções de leitura através de uma pesquisa qualitativa, discutindo a importância das atividades literárias do livro didático para a aprendizagem do aluno e auxílio do professor, utilizamos o método de revisão bibliográfica. Com resultado, observamos que, apesar de necessário um complemento das atividades de aprendizagem, o livro continua poderoso e seu uso continuará constante dentro da sala de aula de forma que mantém sua importância.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CMP10122021.pdf784,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons