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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21703
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSepúlveda, Priscilla de Alencar-
dc.date.accessioned2021-12-23T18:32:37Z-
dc.date.available2021-07-23-
dc.date.available2021-12-23T18:32:37Z-
dc.date.issued2017-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21703-
dc.description.abstractThe deprivation of freedom causes various feelings, among them, anguish, loneliness, fear. The prison culture itself is based on habits, customs, rules, behavioral systems and the women who enter there have their social identity modified by the dynamics established in the prison environment, characterizing the prison process. Memories become an asset of extreme importance and it is through them that you can preserve a little of yourself. Remembrance would be a genuine way of rebuilding, a way of surviving in that hostile space. In this sense, the process of tattooing in prison, in addition to being something cultural of intramural society, is configured in a language that expresses meanings and plays an important role in the imaginative life of the subject. In the prison environment the tattoos do not have the character of adornment only, they signal histories, diverse narratives, criminal faction, professed religion, etc. These corporal interventions acquire an ideological character and with different meanings. The present dissertation aims to analyze how the tattoo is an expression of the religious identity in the prison, especially in the Maria Julia Maranhao - Born Pastor Female Reeducation Center. Its specific objectives are to understand the process of building religious identity in prison, as well as to analyze the elements of tattooing and religion as something inherent in prison culture. The methodological path of this work is based on an ethnographic research. So, we will have as theoretical references the assumptions of Michael Foucault, Erving Goffman and other authors who work on this subject.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Ferreira (fernandaferreira@biblioteca.ufpb.br) on 2021-12-16T02:36:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PriscillaDeAlencarSepúlveda_Dissert.pdf: 13846305 bytes, checksum: d76a7ef6b34c53184c921b8c9c30d2a9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-12-23T18:32:37Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PriscillaDeAlencarSepúlveda_Dissert.pdf: 13846305 bytes, checksum: d76a7ef6b34c53184c921b8c9c30d2a9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-23T18:32:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PriscillaDeAlencarSepúlveda_Dissert.pdf: 13846305 bytes, checksum: d76a7ef6b34c53184c921b8c9c30d2a9 (MD5) Previous issue date: 2017-07-31en
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrisãopt_BR
dc.subjectTatuagempt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectPrisonpt_BR
dc.subjectTattoopt_BR
dc.subjectReligionpt_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.title"As mulheres do Bom Pastor": uma análise da tatuagem como expressão da identidade religiosa de mulheres privadas de liberdade na cidade de João Pessoapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lemos, Fernanda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3014983823033797pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1691424151414470pt_BR
dc.description.resumoA privação da liberdade provoca vários sentimentos, entre eles, a angústia, solidão, medo. A própria cultura prisional está pautada em hábitos, costumes, regras, sistemas de comportamento e as mulheres que ali adentram têm sua identidade social modificada pela dinâmica instaurada no ambiente carcerário, caracterizando o processo de prisionização. As lembranças tornam-se um bem de extrema importância e é por meio delas que se pode preservar um pouco de si. Rememorar seria uma forma genuína de se reconstruir, uma forma de sobreviver naquele espaço hostil. Neste sentido, o processo de se tatuar na prisão, além de ser algo cultural da sociedade intramuros, configura-se em uma linguagem que expressa sentidos e possui papel importante para a vida imaginativa do sujeito. No ambiente prisional as tatuagens não tem o caráter apenas de adorno, elas sinalizam histórias, diversas narrativas, facção criminosa, religião professada, etc. Essas intervenções corporais adquirem um caráter ideológico e com diferentes significados. A presente dissertação tem por objetivo analisar como a tatuagem se constitui como expressão da identidade religiosa no cárcere, em especial no Centro de Reeducação Feminino Maria Júlia Maranhão – Bom Pastor. Seus objetivos específicos consistem em buscar compreender o processo da construção da identidade religiosa na prisão, assim como, analisar os elementos tatuagem e religião como algo inerente á cultura prisional. O percurso metodológico deste trabalho está pautado em uma pesquisa etnográfica. De modo que, teremos como referências teóricas os pressupostos de Michael Foucault, Erving Goffman e outros autores que atuam nesta temática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência das Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

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