Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21715Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | De Araújo, Giliane da Silva Costa | - |
| dc.date.accessioned | 2021-12-23T20:12:52Z | - |
| dc.date.available | 2021-12-11 | - |
| dc.date.available | 2021-12-23T20:12:52Z | - |
| dc.date.issued | 2021-11-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21715 | - |
| dc.description.abstract | No Abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2021-12-23T20:12:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GSCA11122021.pdf: 730631 bytes, checksum: e8760288df80e3ae6c8885e412500735 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-12-23T20:12:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GSCA11122021.pdf: 730631 bytes, checksum: e8760288df80e3ae6c8885e412500735 (MD5) Previous issue date: 2021-11-30 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | EJA | pt_BR |
| dc.subject | pt_BR | |
| dc.subject | autobiografia | pt_BR |
| dc.subject | Pandemia | pt_BR |
| dc.title | O whatsapp e sua contribuição para a EJA em contexto de pandemia de Covid-19 | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | De Assis, Edjane Gomes | - |
| dc.description.resumo | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade com características particulares que a distingue da Educação Básica Regular. Com a pandemia causada pelo novo coronavírus em 2019, os desafios se intensificaram, pois, devido à quarentena domiciliar e fechamento das instituições escolares, as práticas de ensino e aprendizagem precisaram se adequar a um novo formato - o ensino remoto emergencial- com especial atenção para o que sugre Coscarelli (2020) que obrigou os professores a adaptarem suas metodologias através da tecnologia, sobretudo mediante o uso das redes sociais. Diante destes aspectos, como base em teóricos como Lima, Sella e Santos ( 2018), Geraldi (2006), Nogueira (2012), Fonseca (2007), Kenski (2007; 2013), Ribeiro (2011,2020), dentre outros, o presente artigo objetiva analisar as potencialidades do aplicativo whatsapp para mediar a elaboração de produção textual com o gênero autobiografia. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e seguiu uma abordagem qualitativa. Os sujeitos participantes deste estudo compreendem 12 (doze) alunos de uma turma do 1º e do 2º anos do 2º ciclo do Ensino Médio da EJA do ensino médio, oriundos de uma escola pública estadual localizada no interior da Paraíba. Para tanto, utilizamos a aplicação de um questionário com os alunos através da plataforma Google forms. Para a pesquisa-ação, elaboramos uma proposta metodológica que compreendeu uma produção textual do Gênero autobiografia. No segundo momento, utilizamos o aplicativo whatsapp como o objetivo de viabilizar o acesso das orientações para a elaboração da produção dos alunos. A pesquisa foi aplicada no mês de setembro de 2021, momento em que ainda se praticava o ensino remoto em alguns estados brasileiros inclusive na Paraíba. Nossos resultados apontaram que o aplicativo whatsapp compreende um recurso auxiliar para os professores, sobretudo aqueles que lecionam Língua Portuguesa na EJ. Acreditamos que nosso trabalho contribuiu positivamente para a educação paraibana ao propor uma valorização da EJA tanto neste contexto de pandemia, como também em outras realidades sociais. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GSCA11122021.pdf | 713,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
