Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21715
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDe Araújo, Giliane da Silva Costa-
dc.date.accessioned2021-12-23T20:12:52Z-
dc.date.available2021-12-11-
dc.date.available2021-12-23T20:12:52Z-
dc.date.issued2021-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21715-
dc.description.abstractNo Abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2021-12-23T20:12:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GSCA11122021.pdf: 730631 bytes, checksum: e8760288df80e3ae6c8885e412500735 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-23T20:12:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GSCA11122021.pdf: 730631 bytes, checksum: e8760288df80e3ae6c8885e412500735 (MD5) Previous issue date: 2021-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectWhatsapppt_BR
dc.subjectautobiografiapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleO whatsapp e sua contribuição para a EJA em contexto de pandemia de Covid-19pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1De Assis, Edjane Gomes-
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade com características particulares que a distingue da Educação Básica Regular. Com a pandemia causada pelo novo coronavírus em 2019, os desafios se intensificaram, pois, devido à quarentena domiciliar e fechamento das instituições escolares, as práticas de ensino e aprendizagem precisaram se adequar a um novo formato - o ensino remoto emergencial- com especial atenção para o que sugre Coscarelli (2020) que obrigou os professores a adaptarem suas metodologias através da tecnologia, sobretudo mediante o uso das redes sociais. Diante destes aspectos, como base em teóricos como Lima, Sella e Santos ( 2018), Geraldi (2006), Nogueira (2012), Fonseca (2007), Kenski (2007; 2013), Ribeiro (2011,2020), dentre outros, o presente artigo objetiva analisar as potencialidades do aplicativo whatsapp para mediar a elaboração de produção textual com o gênero autobiografia. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e seguiu uma abordagem qualitativa. Os sujeitos participantes deste estudo compreendem 12 (doze) alunos de uma turma do 1º e do 2º anos do 2º ciclo do Ensino Médio da EJA do ensino médio, oriundos de uma escola pública estadual localizada no interior da Paraíba. Para tanto, utilizamos a aplicação de um questionário com os alunos através da plataforma Google forms. Para a pesquisa-ação, elaboramos uma proposta metodológica que compreendeu uma produção textual do Gênero autobiografia. No segundo momento, utilizamos o aplicativo whatsapp como o objetivo de viabilizar o acesso das orientações para a elaboração da produção dos alunos. A pesquisa foi aplicada no mês de setembro de 2021, momento em que ainda se praticava o ensino remoto em alguns estados brasileiros inclusive na Paraíba. Nossos resultados apontaram que o aplicativo whatsapp compreende um recurso auxiliar para os professores, sobretudo aqueles que lecionam Língua Portuguesa na EJ. Acreditamos que nosso trabalho contribuiu positivamente para a educação paraibana ao propor uma valorização da EJA tanto neste contexto de pandemia, como também em outras realidades sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GSCA11122021.pdf713,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons